casa muito organizada e limpa é sem vida
Crédito: Freepik

Casa muito organizada e limpa pode trazer infelicidade, diz professor

É necessário haver o equilíbrio, não apenas na limpeza e organização da casa, mas na vida de modo geral

Publicidade

São sempre sábias as palavras do filósofo e professor Mário Sergio Cortella, que coloca as pessoas para pensarem sobre o cotidiano e suas prioridades de vida. Em uma de suas participações no programa Sempre um Papo, ele fez uma fala sobre a infelicidade de uma casa muito organizada e limpa, referindo-se ao excessos; aos extremos que impedem que a vida seja vivida com naturalidade e um pouco de imperfeição.

Casa muito organizada e limpa é sinal de infelicidade mesmo?

casa muito organizada e limpa é triste e morta
Crédito: Freepik

É fato que toda casa deve manter-se com o mínimo de limpeza e organização. Assim, mantém-se longe as doenças, a sujeira do ambiente e também a sujeira da mente. Isso porque, ao organizar e manter limpo o ambiente em que se vive, está também estimulando a limpeza da sua mente, dos seus pensamentos; uma constante renovação de si mesmo e de suas ideias.

Entretanto, conforme explica o professor Cortella, “uma casa infeliz é aquela que você entra e está tudo arrumado; é uma casa sem uso. Você vai na sala, as almofadas estão no lugar, como se a revista Caras fosse entrar para fotografar. Uma casa que não tem nada fora do lugar é uma casa morta”.

E não é mesmo essa a verdade? Se existe uma pessoa, duas ou uma família de várias pessoas vivendo em um ambiente, é simplesmente impossível que este ambiente mantenha-se em perfeita ordem o tempo todo. E isso é sinal de que existe vida naquela casa! As pessoas andam, comem, deitam, fazem atividades, bagunçam.

Publicidade

Depois, antes de todos irem para a cama, vale a pena sim dar uma organizada. Nada que o trabalho em equipe não dê jeito. Enquanto um varre o chão o outro lava a louça e mais outro dá uma limpada no banheiro. Assim, tudo volta para o seu lugar, em condições de se usado novamente no dia seguinte.

Mas, quando isso não acontece; quando os pais impedem que os filhos tirem as almofadas no lugar, tragam cadeiras da cozinha para fazer uma cabana na sala, os impedem de brincar de massinha no piso porque vai sujar, eles estão impedindo que a vida, as vivências, o aprendizado aconteça. Estão limitando sentimentos e emoções que fazem parte do crescimento saudável.

Por isso, sim, é válido concordar com as palavras do professor: uma casa muito organizada e limpa é uma casa morta. É preciso haver equilíbrio para que haja felicidade. E isso vai se refletir em todos os aspectos da vida.

Assista ao vídeo em que o professor Cortella reflete sobre este tema na íntegra:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM