carne louca
Crédito: Freepik
em

Carne louca: 5 receitas imperdíveis para fazer hoje mesmo

Se você já provou essa delícia, mas não tem ideia de como preparar, vai perceber que é mais fácil do que você imagina

A carne louca é muito tradicional nas regiões Sul e Sudeste do país, sendo muito similar à roupa velha, do Nordeste. A diferença é que, na primeira, não há adição de azeite de dendê ou camarão seco, mas são praticamente a mesma receita. Claro que a quantidade de pimenta vai depender da ocasião e do gosto, mas nunca é demais, concorda?

É perfeita para servir tanto em festas para crianças, quanto nas reuniões com os amigos para acompanhar aquela cervejinha. Além disso, pode ser feito de forma mais leve, apimentada, com mais ou menos tempero, sempre ao gosto do chef. Talvez o segredo do seu sucesso seja exatamente essa versatilidade. Veja então algumas formas interessantes de preparar, além de dicas.

Veja também: receitas de carne assada macia e suculenta

Melhor corte para fazer carne louca

Então, começando do principal, é fundamental compreender qual é o tipo de carne ideal para preparar sua receita. A resposta – como muita coisa na cozinha – é que depende. O corte escolhido deve estar adequado ao gosto do cozinheiro e à forma com que vai ser servida.

Por exemplo, você pode usar o músculo, se for servir bem quente, tirando da panela e comendo. Ela fica macia, desmancha facilmente e é muito suculenta. Porém, se esfriar pode ficar rançosa, por causa da quantidade de gordura.

Já o lagarto ou paulista é uma carne bem magra e pode ser usada até em versões light. Porém, seu preparo requer maior cuidado para não deixar ressecar. Uma intermediária seria o coxão mole ou chã de fora, que reserva uma maior umidade do que o lagarto, sendo porém mais difícil de desfiar.

Se preferir, pode inclusive fazer carne louca vegana. Exatamente isso que você ouviu. O ingrediente básico normalmente vai parar no lixo: a casca de banana.

Como fazer em casa

Veja então como preparar deliciosas receitas de carne louca para colocar no pão, torradinhas ou até mesmo comer no almoço. Muito versátil e deliciosa, essa receita pode inclusive ser recheio de salgados. Acompanhe!

1. Sanduíche

Claro que a primeira receita tem que ser a queridinha das festas de aniversário e confraternizações. Essa é uma receita básica, onde você pode adicionar a seu gosto, outros ingredientes. Mais pimenta, azeitona, alcaparras, tempero verde, ervilha, espinafre… Não há limites para a imaginação. Para preparar, essa receita vai precisar de coxão duro, temperinhos, molho de soja e bastante tempo.

2. Na cerveja

Essa receita é proibida para a criançada e leva lagarto como carne básica para o preparo. Já que a festa é para os adultos, aproveite para dar aquela pesada na pimenta, antes de selar, como é mostrado no vídeo. Ela vai ser – literalmente – cozida na cerveja, em panela de pressão. Os outros temperos são fritos em separado, para receber a carne já desfiada e o caldo especial bem reduzido.

3. De pernil

Achou que somente carne de boi pode virar carne louca? Pois essa deliciosa receita leva pernil suíno, páprica, sal e pimenta, somente na primeira mexida. Ela é cozida com muitos outros temperos, como pimentão, cebola e alho. Depois vai ao fogo, na panela de pressão com um pouquinho de cerveja preta. Para acompanhar, o vídeo também ensina a fazer uma maravilhosa maionese.

4. Empada

Sabia que dá para rechear salgados com essa carne? O segredo é deixar mais sequinha, sem tanto caldo, para não estragar o ponto da massa. Aprenda como fazer no ponto certinho nesse vídeo super explicativo. As empadas ensinadas vão levar o recheio de carne louca, mas você pode adaptar e colocar um toque cremoso, com um pouquinho de requeijão. Veja como fazer:

 5. De casca de banana

E que tal fazer uma receita totalmente vegana, mas com cara de lanchinho de festa? Pois é exatamente isso o que você vai aprender nesse vídeo. Ao invés de corte bovino ou suíno, foi utilizada a casca da banana em tirinhas. O resultado é surpreendente e dá vontade correr para a cozinha e preparar.

Ela deu à luz a trigêmeos sem saber que estava grávida

Ela deu à luz a trigêmeos sem saber que estava grávida

pavê simples

Receitas de pavê simples, baratas, fáceis e deliciosas