Cansaço mental como perceber
Crédito: Freepik

Cansaço mental é tão exaustivo quanto o físico: aprenda a identificar

Como perceber que a mente está cansada e o que fazer para melhorar?

Publicidade

O cansaço costuma ser relacionado com o físico, quando você trabalha no pesado ou pratica muito exercício. Mas o cansaço mental existe e é tão exaustivo quanto. Quem trabalha “pensando demais”, resolvendo problemas e lidando com situações estressantes, ainda que sentado o dia todo, fica com a mente cansada e isso reflete na disposição e na qualidade de vida.

Aliás, o cérebro fica cansado até mesmo depois de um dia com várias atividades comuns, como ir ao mercado, enfrentar o trânsito, cuidar das crianças, organizar a rotina para que tudo esteja em dia e estudando. Depois de longas horas, é preciso descansar a mente para que ela esteja revigorada no dia seguinte.

Como perceber que está com cansaço mental?

O cansaço mental é quando você sente que o seu cérebro está sobrecarregado de informações. Você sente uma preguiça de pensar, pois já teve que lidar com uma enxurrada de pensamentos durante o dia, e só quer ficar sem fazer nada.

Por mais que você goste do que faz, o cansaço mental faz você se sentir esgotado, querendo dar um tempo das suas atividades. De fato, é um tempo necessário, da mesma forma que você precisa descansar quando volta da academia.

Publicidade

Inclusive, mesmo sendo cansaço mental, o seu corpo vai sentir esse cansaço e enviar sinais de que você precisa descansar. Esses sinais vão depender do nível do seu esgotamento mental, entre eles:

  • Sensação de estar “de saco cheio de tudo”;
  • Pensamentos embaralhados (pensa uma coisa e fala outra, esquece nome de coisas básicas);
  • Muito sono ou fadiga, com vontade de descansar o corpo;
  • Sensação de desânimo e tristeza;
  • Preocupações desnecessárias, como se não fosse dar conta do que tem para fazer;
  • Por mais que tenha sono, pode ter dificuldade para dormir;
  • O estresse gerado pode levar ao desequilíbrio do apetite e problemas estomacais;
  • Diminuição da libido;
  • Instabilidade emocional.

Esses sintomas podem surgir apenas ao final de um dia mentalmente cansativo. Mas, quando a pessoa está vindo de uma longa rotina exaustiva, sem pausa, os sintomas começam a não ir embora, mesmo depois de uma noite de sono. Ao acordar, já vem o nervosismo por saber que passará por tudo de novo.

O que fazer para reduzir o cansaço mental?

Se o cansaço mental e seus sintomas começam a ser frequentes, podem evoluir para uma crise de estresse que desencadeia problemas mais sérios, como febre, problemas intestinais, crises alérgicas, dores de cabeça constantes e até o início de uma depressão ou crises de pânico.

O que se deve fazer para evitar que a saúde seja afetada dessa forma é analisar o que está causando essa exaustão diária e fazer algumas mudanças na sua rotina.

Publicidade

Às vezes você acha que dá conta de tudo ou que não tem alternativa para ser diferente. Mas, quando o seu corpo lhe obriga a parar porque fica doente, você acaba encontrando uma saída.

Então, busque essa saída antes de atingir o ápice dos sintomas e ser obrigado a fazer uma pausa no pior momento, em um estado mais debilitado. Veja o que pode fazer a partir de já.

Tenha um horário de pausa e término de expediente todos os dias

É humanamente impossível tentar abraçar o mundo e estar ativo 24 horas por dia. Você precisa fazer pausas, nem que sejam de 15 minutos, algumas vezes ao longo do dia. Se preferir, trabalhe e faça tudo até certo horário, depois tire uma ou mais horas para descansar, sem contar o horário de dormir.

Publicidade

O ócio é escolher ficar sem fazer nada, o que é bem diferente de ter coisas para fazer e estar com preguiça ou procrastinar. Você não é preguiçoso e nem está perdendo tempo quando escolhe passar horas descansando sua mente. Pelo contrário, é um investimento na sua saúde.

Distribua as atividades

Você está fazendo coisas demais porque realmente precisa ou apenas acha que os outros são incapazes de dividir tarefas com você? Na sua casa, as tarefas domésticas são distribuídas entre todos os membros da família?

No seu trabalho, você pega mais tarefas do que é pago para fazer e está levando trabalho para casa? Você tem limites, e isso não é um problema nem uma vergonha. Aprenda a respeitá-los e aprenda a dizer não.

Publicidade

Tenha um hobby

Que seja uma ou duas vezes por semana, comece a praticar um hobby. O que você gostaria de fazer por prazer? É muito importante alimentar o cérebro com atividades que lhe tragam prazer, sem qualquer obrigação. É um momento de descanso, ainda que envolva atividade física ou desafios mentais, pois é algo que você faz porque quer.

Repense a sua vida atual

Estar com cansaço mental não significa que você não gosta do que faz ou da vida que leva. Mas, pode ser esse problema. Você está feliz com a sua vida pessoal e profissional? Ou pelo menos sabe que está enfrentando desafios em nome de um objetivo maior? Tem um propósito no que você está fazendo?

Se a resposta for não, vale a pena refletir sobre o que pode ser mudado na sua vida, seu trabalho, seu relacionamento. Uma grande mudança precisa de coragem e planejamento, mas são esses desafios que dão sentido à vida. Enfrente-os!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM