Canhotos têm menos chance de ter mal de Parkinson
Crédito: Freepik
em

Canhotos têm menos chance de ter mal de Parkinson

Estudo mostrou que pessoas que escrevem com a mão esquerda têm vantagens e desvantagens

Não há um ser humano igual, isso é um fato. Mas algumas características são comuns a alguns grupos, entre elas, ser canhoto ou destro. A habilidade em escrever e realizar atividades melhor com um dos lados do corpo do que como outro leva à indicação do título. Se tem maior controle sobre a mão direita, é destro. Já se for com a esquerda, canhoto.

E pasme, cada um desses grupos tem características diferentes, comprovadas por estudo. Segundo um artigo publicado na revista científica Brain – A Journal of Neurology, pessoas canhotas têm uma menor possibilidade de ter Parkinson. Foram diversos pesquisadores, com um extenso estudo de observação e pesquisa, para chegar a esse e outros resultados.

Estudo mostra que canhotos têm algumas vantagens

O ponto que mais chamou a atenção foi o fato de que esse grupo tem menor chance de desenvolver mal de Parkinson. De acordo com o Ministério da Saúde, esse mal é definido como “uma doença neurológica, que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita”.

Um grande sofrimento para o paciente e a família, porém pessoas canhotas têm menor predisposição a desenvolver a doença. Isso foi provado através da análise de 400 mil pessoas, entre essas, 38 mil canhotos. Os pesquisadores da Universidade de Oxford observaram e relacionaram os casos da doença com o lado de habilidade.

Dessa forma, descobriram que, além disso, o canhoto também tem melhor habilidade de comunicação do que o destro. Claro que o estudo é baseado em observação, então – de acordo com os próprios pesquisadores – não é conclusivo. Ou seja, tem ainda que ser testada a hipótese mais algumas vezes, através de outras ferramentas de pesquisa.

Essa facilidade fica evidenciada por causa de uma maior facilidade que as pessoas canhotas têm no funcionamento de uma tarefa específica do cérebro. Para elas, os campos relacionados à linguagem no órgão se conectam mais facilmente. Ou seja, ambos os hemisférios cerebrais estão mais coordenados durante a comunicação.

Problemas

Mas nem tudo são flores. As pessoas que têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo também apresentam suas limitações, quando comparadas ao outro grupo. Elas têm uma maior chance de desenvolver outros tipos de problemas, a exemplo da esquizofrenia.

Além disso, são mais sensíveis e propensas a se sentirem exauridas ao final do dia, parecendo ter uma menor resistência. São também mais tensas, ficando preocupadas mais facilmente do que os destros, diante das situações que a vida impõe.

Ser destro ou canhoto está totalmente relacionado ao funcionamento do cérebro, portanto, um bom indicador no futuro, quando se compreender bem as correlações. Enquanto isso, é buscar fomentar e apoiar novos estudos, nas mais diversas áreas.

queijo de kefir

Como fazer queijo de kefir: uma opção cheia de saúde para a família

pintura em pano de prato

Pintura em pano de prato: 10 ideias encantadoras para decorar a cozinha