Tratamento de 11 dias contra o câncer de mama pode ser uma nova esperança
Crédito: Freepik

Tratamento de 11 dias contra o câncer de mama pode ser uma nova esperança

Pesquisadores desenvolvem tratamento que reduz ou elimina completamente esse câncer comum

Publicidade

O futuro está sendo escrito no presente e esse estudo pode aparecer como um divisor de águas muito promissor para a medicina. O câncer gera muito sofrimento, sendo objeto de pesquisa de diversos cientistas, para que se encontre uma cura. Talvez essa ela esteja mais próxima do que todos imaginaram.

Veja também: 5 dicas para ajudar mesmo aquela amiga com câncer de mama

Tratamento de 11 dias pode ser mais um passo para a cura

Um possível excelente caminho foi explorado durante a Conferência Europeia de Câncer de Mama. Lá foi divulgado um tratamento de 11 dias que promete eliminar o tumor responsável por causar o câncer de mama.

Os resultados foram surpreendentes, já que em torno de 25% das mulheres que foram tratadas com essa combinação tiveram o tumor reduzido expressivamente ou até eliminado.

Publicidade

Como funciona

Através de um estudo recente realizado pela Universidade de Manchester, os especialistas em câncer de mama desenvolveram um tratamento especializado, que gerou resultados impressionantes, com base em dois componentes principais.

O tratamento funciona através da união de duas substâncias – o Trastuzumab e o Lapatinib, que devem ser administradas previamente à remoção do tumor HER2 positivo. Essa técnica garante a redução e, em alguns casos, elimina por completo os tumores presentes em glândulas mamárias em apenas 11 dias.

Como foi feito o estudo

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que essa junção de medicamentos poderia ser altamente eficaz e então procuraram voluntários para testar. A amostra do estudo em questão era composta por 257 mulheres portadoras da doença e foi dividida em três grupos distintos:

  • G1: as que não foram sujeitas a nenhum medicamento;
  • G2: a substância Trastuzumab foi administrada em todas as participantes, logo após a intervenção cirúrgica ser concretizada;
  • G3: as participantes deste grupo usufruíram da combinação de substâncias Trastuzumab e Lapatinib.

Os grupos foram muito bem planejados, respeitando os critérios de validade típicos de um estudo experimental e manipulando corretamente os contextos. Desse modo, pode-se testar o efeito da aplicação do tratamento em comparação com o grupo que não recebeu nenhum medicamento e pode-se comparar também com o que recebeu apenas um medicamento.

Publicidade

Resultados

Após o tratamento ser testado, concluiu-se que 3,87% das participantes sofreram uma ligeira redução de tecidos cancerosos. Em relação à amostra em geral, 28% dos casos que usufruíram do tratamento tiveram uma redução relevante do tumor e, em 11%, o câncer foi eliminado por completo.

O objetivo inicial do estudo consistia em verificar se a combinação das substâncias em questão poderia auxiliar no combate das células cancerosas. Contudo, os médicos nunca consideraram a possibilidade de eliminar por completo um tumor e, por isso, ficaram surpresos com os resultados obtidos.

É realmente impressionante perceber como é possível eliminar um tumor por completo em apenas 11 dias! Portanto, esse estudo é altamente promissor para o tratamento de câncer, revolucionando os estudos posteriores.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM