em

Benefícios do camu camu

Conheça os benefícios dessa frutinha que é considerada a maior fonte de vitamina C da natureza
camu camu
Crédito: Wikimedia Commons

Fruto original da região amazônica, o camu camu foi registrado em 1823, tendo hoje o nome científico de Myrciaria dubia. É a fruta com maior teor de vitamina C do mundo, segundo pesquisadores da Unicamp.

E não é somente pela vitamina C que ela é famosa, além disso, ela provém diversos benefícios para o organismo.

Benefícios para a saúde

camu camu benefícios
Crédito: Suplementos Brasil

1. Músculos mais fortes

Ele possui proteína na sua composição, ajudando a compor a musculatura do corpo, sendo isso importante não somente para atletas, mas para todos, principalmente idosos e crianças.

Também atua na recuperação da musculatura depois da prática de atividades físicas, fazendo com que a dor seja reduzida e os efeitos otimizados.

2. Firmeza da pele

Seu consumo regular ajuda o corpo a produzir mais colágeno, o que influencia diretamente na firmeza da pele, já que ele está presente em sua estrutura.

Além disso, ajuda a evitar a morte celular, mantendo a pele firme por mais tempo.

3. Combate acne e espinhas

Com uma potente ação anti-inflamatória, ajuda a tratar sua pele de dentro para fora, auxiliando suas células a se protegerem de infecções.

Além disso, reduz as chances de se criar um meio propício para a propagação de bactérias e outros agentes que possam causar infecções na pele.

4. Combate o envelhecimento precoce

Se você quer atrasar mais um pouquinho o surgimento de algumas ruguinhas que teimam em aparecer, é interessante consumi-lo.

Ele combate os radicais livres que destroem as células, deixando a pele mais firme e radiante, com uma boa quantidade de colágeno.

Além disso, é excelente para evitar as famosas manchas senis, que acabam aparecendo com o tempo, no rosto, colo e braços.

5. Melhora a imunidade

Está adoecendo muito facilmente? Então talvez você precise de mais vitamina C. Por ser a melhor fruta no que tange à quantidade dessa vitamina, ele é excelente para fortalecer o seu sistema imunológico.

Além disso, é rico em minerais, proteína e outros nutrientes vitais para o funcionamento do organismo.

6. Cura de gripes e resfriados

Dado seu valor nutricional e medicinal, esse superalimento é um excelente remédio contra gripes e resfriados.

Para tanto, basta adicionar uma frutinha ao dia ao suco, pela manhã, dando uma turbinada no mesmo, tomando preferencialmente em jejum.

7. Ajuda a prevenir o câncer

Como ele é eficaz no combate dos radicais livres, que danificam as células, o camu camu dificulta o processo de deteriorização e modificação celular. Dessa forma, garante células mais saudáveis e o menor risco de desenvolvimento do câncer.

Outro ponto relevante é a sua alta capacidade de alcalinizar o organismo, sendo o excesso de acidez no sangue uma das causas da doença.

8. Saúde dos olhos

Seu consumo regular ajuda a prevenir doenças degenerativas nos olhos, como a catarata e a degeneração macular, que podem levar à cegueira.

Isso se dá pois o fruto ajuda a conservar saudáveis as células que envolvem o sistema, bem como o processamento de nutrientes essenciais para o mesmo.

9. Efeito detox

O consumo da frutinha funciona como um detox para o organismo, ajudando a eliminar as toxinas que estão circulando no sangue.

Além disso, elimina placas de gordura das artérias e impede a formação e inflamação de novas, deixando o corpo mais saudável.

10. Traz felicidade

Se felicidade e tristeza forem de cunho exclusivamente hormonal, então essa é a fruta da felicidade.

O camu camu ajuda a produzir hormônios que combatem o estresse, como a adrenalina e noradrenalina, fazendo o seu dia mais bonito.

Propriedades nutricionais

Você já sabe que o camu camu é a primeira entre as frutas ricas em vitamina C, mas sabia também que ele tem 30 vezes a mais do que a laranja?

A cada 100 gramas de camu camu, você encontra absurdos 2,8 gramas de vitamina C! Seu corpo precisa somente de 100 mg ao dia. Ele também é rico em betacaroteno, minerais, proteína e ácidos graxos.

Emagrece?

A cada 100 gramas de camu camu, você tem cerca de 314 calorias, o que não é pouco. Porém sua forma de consumo talvez não permita essa quantidade, visto que ela é muito cítrica.

Sendo rica em fibras, ela ajuda a saciar a fome por mais tempo, além de ajudar na evacuação, o que garante um intestino mais saudável e uma melhor absorção de nutrientes. Nutrientes estes que ela tem de sobra, sendo rica em proteínas, vitamina C e muitos outros essenciais para o desenvolvimento.

Além desses fatores, ela ajuda a desintoxicar o organismo, deixando tudo rodando direitinho para que o processo de emagrecimento possa acontecer.

Então sim, ele pode ajudar no emagrecimento, caso seja aliado a uma alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Como consumir

camu camu como consumir
Crédito: Viveiro Ciprest/Edilson Giacon

A não ser que você goste muito de frutas cítricas, não é recomendado morder a fruta diretamente, pois ela é bastante ácida. Por outro lado, é excelente para ser adicionada naquele suco da manhã ou até no almoço, para dar uma força maior.

Além disso, pode ser consumido em compotas, licores, adicionado a outras frutas e a saladas. Acompanha peixes e outras carnes brancas também.

Outras formas de consumo são o pó de camu camu e as cápsulas, que só devem ser consumidos com orientação médica, como todos suplemento alimentar.

Onde comprar

O fruto é mais facilmente encontrado na região norte do Brasil, podendo ser encontrado em forma de polpa congelada em alguns poucos distribuidores.

É mais fácil encontrar o pó e as cápsulas, encontradas em farmácias, na internet e em casas de produtos naturais.

É importante lembrar que, apesar de ser extremamente nutritivo, o camu camu não faz milagres. É fundamental que você alie atividades físicas e uma alimentação equilibrada, sempre consultando o seu médico de confiança antes de realizar suplementação.

Conheça mais sobre ele no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
receitas de molho branco caseiro
Como fazer molho branco? Confira 9 receitas simples e rápidas
plantas que purificam o ar
16 Plantas que purificam o ar da casa