camarão frito
Crédito: Pexels
em

Como fazer camarão frito para petisco ou acompanhamento

Receitas rápidas, práticas e deliciosas para petiscar ou acompanhar almoços e jantares

Quando tem camarões em casa, receitas deliciosas não faltam para incluir esse ingrediente, mas não deixe de fazer camarão frito ao menos uma vez. Esse prato é muito fácil de fazer e pode servir como petisco ou acompanhamento em almoços e jantares. Confira algumas sugestões de temperos e escolha o que mais combina com os paladares da sua casa.

Veja também: como fazer arroz de camarão paraense

8 Receitas fáceis de camarão frito

Basicamente, o camarão frito pode ser feito com casca ou empanado. Há ideias para todos os gostos e paladares, desde as mais picantes até com temperos muito simples para fazer sem precisar ir ao supermercado. Confira e inspire-se.

1. Receita simples com casca

A casca do camarão fica bem temperada e crocante nessa receita, além de ser muito fácil de fazer porque leva poucos ingredientes. Só vai precisar de camarões médios congelados, tempero baiano, sal, vinagre e o óleo para fazer a fritura. Depois sirva com gomos de limão, seja para petiscar ou acompanhar um arroz com salada fresca.

2. Com malagueta

camarão com malagueta
Crédito: Pingo Doce

Já para quem tem um paladar mais apurado e aprecia sabores picantes, essa receita do Pingo Doce é uma receita igualmente simples, só que leva o sabor da malagueta.

Ingredientes

Camarão: 680 gramas;
Sal grosso: 1 colher (sopa);
Azeite: 6 colheres (sopa);
Alho: 7 dentes;
Pimenta-malagueta: 1 unidade;
Vinho branco: 50 ml;
Limão: 1 unidade cortada em gomos.

Modo de preparo

  1. Se tiver comprado camarão com casca, comece descascando-os. Depois tempere com sal.
  2. Corte os alhos em lâminas. Leve uma frigideira ao fogo com o azeite e junte o alho. Quando estiver começando a dourar, adicione os camarões.
  3. Deixe os camarões fritarem por 5 minutos e depois misture a malagueta cortada em pedacinhos e sem as sementes (são elas que fazem arder mais).
  4. Jogue com cuidado o vinho e deixe levantar fervura. Adicione os pedaços de limão e sirva em seguida.

3. Na cerveja

receita camarão frito na cerveja
Crédito: Petit Chef

Enquanto a receita anterior sugere reduzir os camarões ao vinho branco, nessa opção do Petit Chef a ideia é usar cerveja junto com pimenta vermelha (piripiri). A receita não tem medidas fechadas, então vou pode fazer com a quantidade de camarão que tiver em casa. O importante é seguir o modo de preparo.

Ingredientes

Camarão;
Óleo;
Margarina;
Alho;
Cerveja;
Pimenta piripiri;
Limão;
Folhas de louro;
Pimenta-do-reino e sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Tempere o camarão com sal, pimenta-do-reino e o suco de limão. Reserve por 30 minutos.
  2. Cubra o fundo de uma frigideira com o óleo e junte um pouco de margarina, o alho picadinho, o louro e a pimenta piripiri. Ligue o fogo e espere aquecer.
  3. Quando estiver bem quente, mantenha o fogo alto e adicione os camarões. Deixe fritar.
  4. Quando os camarões começarem a mudar de cor, junte a cerveja e deixe fritar mais um pouco. Quando perceber que o camarão está cozido, retire da panela e deixe o molho mais um pouco para que apure.
  5. Para servir, derrame o molho por cima. Fica uma delícia.

4. Camarão com cogumelos

camarão com cogumelo e azeitona
Crédito: Chef Adriano Sales

A sugestão do chef Adriano Sales é servir esse prato como um acompanhamento. Os camarões são fritos ligeiramente, mas depois se transformam em um molho.

Ingredientes

Camarão sem casca: 400 gramas;
Azeite: 4 colheres (sopa);
Alho: 4 dentes picados;
Cogumelos em conserva: 100 gramas;
Azeitona preta: 50 gramas;
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Numa frigideira, esquente o azeite. Depois frite ligeiramente o camarão junto com o alho.
  2. Adicione o cogumelo e misture bem até que toda a água evapore. Depois é só decorar com as azeitonas e servir.

5. Camarão frito na manteiga e alho

camarão na manteiga e alho
Crédito: Tudo Receitas

Com apenas 5 ingredientes é possível colocar na mesa um acompanhamento aromático e cheio de sabor para abrir o apetite de todos. Serve também como petisco porque não fica com molho, mas fica molhadinho, do Tudo Receitas.

Ingredientes

Camarão: 1 kg;
Azeite: 4 colheres (sopa);
Manteiga: 250 gramas;
Alho: 1 cabeça;
Vinho branco seco: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Comece com um pouco de antecedência, porque é preciso marinar o camarão: descasque meia cabeça de alho e esmague. Depois limpe os camarões, tire as cabeças e lave com água.
  2. Coloque o alho numa vasilha com o azeite e o vinho. Misture. Junte os camarões limpos e deixe por pelo menos 15 minutos.
  3. Enquanto isso, pique pequenininho a outra metade do alho. Numa frigideira, esquente a manteiga, junte o alho picado e deixe fritar um pouco, em fogo baixo, por uns 2 minutos.
  4. Quando estiver dourado, adicione os camarões, de 5 em 5, para que fiquem bem dourados e não cozinhem na água que soltam. Tire os prontos antes de adicionar novos na frigideira.
  5. Quando todos estiverem prontos, é só servir com o alho que está fritinho também.

6. Camarão empanado

Entre as versões empanadas também tem variações de ingredientes para escolher. Nessa sugestão, por exemplo, leva camarão rosa, água gelada, trigo, ovo, pimenta vermelha, alho-poró, páprica doce, flocos de milho sem açúcar, alho, sal e pimenta preta. Dá para imaginar o aroma e o sabor desse petisco acabado de sair da frigideira.

7. Empanado super crocante

Nessa versão a quantidade de ingredientes é menor e o sabor fica mais suave porque os temperos também são diferentes. Além do camarão, do trigo e da água gelada, vai precisa de farinha panko, ovo, sal, pimenta, molho para empanados, o óleo novo para fritar e cebolinhas picadas para decorar porque a apresentação do prato é muito importante.

8. Básico e rápido

Está com poucos ingredientes em casa, mas gostaria mesmo assim de fazer os camarões? Então a receita ideal é essa que leva apenas trigo, água, sal, farinha panko e os camarões. Não se preocupe com muitos temperos porque eles complementam, mas não são necessários para deixar o prato delicioso.

 

Veja também: como tirar (e evitar) cheiro de fritura em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
jardim suspenso

Jardim suspenso: 8 maneiras de como fazer um jardim na sua parede

arroz paraense

Arroz paraense: 6 receitas típicas da culinária amazônica