Café coado pode combater o diabetes tipo 2
Crédito: Pixnio

Café coado pode combater o diabetes tipo 2

Estudo mostra que o café coado do seu dia a dia pode ajudar também a evitar o desenvolvimento de doenças

Publicidade

Você também adora aquele café coado na hora? Pois saiba que isso pode te ajudar a evitar o diabetes tipo 2. Pesquisadores mostraram em estudo que ao ingerir uma pequena quantidade diária, seu corpo fica mais protegido da doença. Veja mais detalhes.

Novo benefício do café coado

Pesquisadores de uma universidade na Suécia descobriram que o café coado é excelente para evitar o diabetes tipo 2. O estudo pode ser encontrado no Journal of Internal Medicine, uma renomada revista científica do ramo de saúde. De acordo com a pesquisa, a forma como o café é passado faz diferença no resultado final.

Primeiro de tudo, existem diversas formas de preparar o querido café. Entre eles estão o coado, expresso, moka, prensa francesa e muitos outros. Certamente variam entre textura e sabor, apresentando nuances diferentes do grão, em cada uma. Porém essa não é a única diferença apresentada.

Além de modificar o sabor, a forma de preparo também age na forma como os nutrientes ou anti-nutrientes irão aparecer. Por exemplo, ao coar o café da forma mais tradicional, você está impedindo a passagem de diterpenos. Eles estão relacionados à influência nos problemas cardiovasculares, hipertensão e outros. Consequentemente, o ideal é que fiquem no filtro do café mesmo.

Publicidade

Café e diabetes tipo 2

Eliminando o que poderia ser o problema, ficam diversas substâncias benéficas para o corpo, como a cafeína e outras fenólicas. Para poder comparar o efeito do café coado, os pesquisadores utilizaram também o café fervido para testar. Foram ingeridos os dois tipos, em momentos diferentes e, em seguida, colhido o sangue.

Durante a análise, procuraram mensurar a quantidade de moléculas específicas no sangue, sempre comparando ambos os tipos. Para tanto, utilizaram biomarcadores que ajudavam a analisar e calcular o risco de diabetes do tipo 2. A metodologia foi utilizada somente com essas duas formas de preparar o café.

Como resultado, o estudo mostrou que o café coado tem claramente a capacidade de prevenir o desenvolvimento da doença. Por outro lado, o que foi fervido com o pó não teve o mesmo efeito, sendo o filtro um elemento importante, de acordo com os pesquisadores. Além de garantir um melhor sabor, seu cafezinho coado ainda ajuda a manter a saúde em dia.

Mas você deve estar se perguntando qual é a quantidade ideal para o dia a dia, certo? De acordo com o estudo, não precisa exagerar, pois isso traria resultados negativos. Para usufruir dos benefícios, bastam menos de 2 xícaras pequenas por dia. Então, prepare seu cafezinho no filtro, mas nada de exagerar, ok?

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM