personalidade dos cachorros parece com a dos donos
Crédito: Freepik
em

É real: a personalidade dos cachorros parece com a dos donos

Cachorro é um animal bem inteligente! Não só é capaz de imitar o humor de seu dono, como é capaz de interpretar suas emoções

Você é daquele tipo de pessoas que sempre defendeu que a personalidade dos cachorros imita a dos seus donos? Pois você tem toda a razão! Essa questão deixou de ser uma teoria para passar a ser um fato. Um grupo de cientistas desenvolveu uma pesquisa que comprova isso mesmo.

Personalidade dos cachorros semelhante aos donos

Enquanto alguns animais parecem se tornar ansiosos e negativos como seus donos, outros parecem adotar uma atitude mais tranquila, contribuindo para melhorar o astral dos seus cuidadores. Como explicar esses fenômenos?

Esse grupo de especialistas em comportamento animal analisou a relação de mais de 70 cachorros com os seus donos. Foram medidos os batimentos cardíacos e as suas reações perante alguns estímulos. Também foram feitas análises laboratoriais da saliva, com o intuito de avaliar os níveis de cortisol (o hormônio responsável pelo estresse).

As personalidades dos donos foi agrupada da seguinte forma: os neuróticos e os extrovertidos. Já a personalidade dos cachorros foi avaliada através de questionários feitos aos seus donos e um teste simples. O dono mandava o cachorro sentar e ficar com ele, enquanto um estranho oferecia uma bolinha para brincar.

Os cachorros de pessoas extrovertidas, tenderam a ignorar o estranho e sua bolinha, olhando e brincando com o dono. Por outro lado, os donos neuróticos perdiam facilmente a atenção do cão, além de precisar de muito mais comandos para fazer com que obedecessem.

Os cães não são indiferentes aos estados emocionais dos donos

O cão é o melhor companheiro do homem há mais de 30 mil anos! Por isso é perfeitamente natural que vá aprendendo características humanas. O mesmo se passa em relação ao homem, que tenderá a imitar alguns comportamentos do seu animal. E mesmo isso que vem comprovar o estudo feito pela equipe austríaca.

De acordo com os pesquisadores, os “resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na mesma maneira como lidam com o estresse”. Mas outro estudo mostra que essa não é uma realidade estática. Ou seja, assim como as pessoas, seus cães passam por mudanças na sua personalidade ao longo dos anos.

Personalidade dos cachorros muda ao longo dos anos

Um outro estudo, realizado pela Michigan State University nos EUA, afirma que a personalidade dos cachorros tende a se alterar com o tempo. De acordo com os pesquisadores, eles esperavam que “as personalidades dos cães fossem razoavelmente estáveis, porque eles não têm mudanças selvagens no estilo de vida, mas realmente mudam muito”

Além disso, eles descobriram que há grandes “semelhanças com seus donos, qual seria o momento ideal para o treinamento e até um momento em suas vidas em que eles podem ser mais agressivos com outros animais”. Tudo isso ao longo da sua vida, se modificando e surpreendendo a todos.

Esses estudos comprovam aquilo que muitos já sabiam: os animais são capazes de captar as emoções de seus donos e de ajustar o seu comportamento de forma a imitá-los. Mas será que todo mundo sabia que eles também  mudam com o tempo? Compartilhe suas impressões nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cura parkinson próxima

Parkinson: cura para a doença pode estar cada vez mais próxima

quartzo rosa

Pedra quartzo rosa: conheça seus significados e como comprar