suculentas pendentes e como cuidar
Crédito: Pxhere
em

8 Tipos de cactos e suculentas pendentes para decorar a casa

Essas plantas são maravilhosas e vão deixar o seu lar ainda mais bonito e aconchegante

Quando você começa a entrar no universo das suculentas, descobre que a variedade de plantas é imensa, e cada vez mais apaixonantes. Entre elas estão os cactos, que nem sempre possuem espinhos, e que também são muito variados. Se você já tem alguns cactos e suculentas, mas nenhum deles é o tipo pendente, veja agora algumas espécies que crescem para baixo e ficam lindas penduradas no teto ou sobre móveis altos.

1. Ripsális

ripsális
Crédito: Plantas Sonya

Esse é o popular cacto macarrão, que é assim chamado por causa do formato dos seus ramos pendentes e delicados. Mas seu nome científico é Rhipsalis baccifera. No seu habitat natural é uma planta epífita, ou seja, que vive nos troncos das árvores, sem ser um parasita, protegido pela sua sombra, mas recebendo boa luminosidade. Portanto, esse habitat deve ser reproduzido na sua casa, mantendo a planta longe do sol direto e umedecendo o solo cerca de uma vez por semana.

2. Flor-de-maio

flor-de-maio como cuidar
Crédito: Plantas Sonya

A belíssima e conhecida flor-de-maio também é um cacto. Sua espécies botânica é a  Schlumbergera truncata, e assim como o ripsális, no seu habitat natural é uma planta epífita, então os cuidados são os mesmos.

Quando ela é pequena não parece que é pendente, mas ela vai pesando conforme cresce, e as flores nascem na ponta dos galhos, por isso vai pendendo para baixo, formando lindas cascatas.

3. Cacto orquídea

como cuidar cacto orquídea
Crédito: Reprodução Youtube

O nome científico dessa planta é Epiphyllum oxypetalum, e ela tem esse nome popular por causa da exuberância da sua flor, que só se abre à noite. Assim como as anteriores, seu habitat natural é junto das árvores maiores, onde fica protegida do sol e mantém-se com mais umidade.

4. Cacto rabo-de-macaco

cacto rabo de macaco
Crédito: Plantas Sonya

Agora sim, um cacto cheio de espinhos, como é o clássico, só que num formato pendente bem bonito e curioso. Seu nome científico é Hildewintera colademononis, mas tem o nome popular de rabo-de-macaco porque é esse mesmo o formato dos seus caules.

Essa planta pode pegar sol direto, mas se possível, deve evitar que pegue o sol do meio-dia, que é o mais quente.

5. Cacto sianinha

cacto sianinha
Crédito: Cultura Mix

Selenicereus anthonyanus é o nome científico do cacto sianinha, que chama a atenção por conta do formato de suas folhas, parecidas com a samambaia, mas com a características das folhas folhas mais lisas, firmes e gordinhas, clássica das suculentas. É uma planta de interior, que gosta de luminosidade, mas sem sol direto nas suas folhas.

6. Suculenta corações emaranhados

suculenta corações emaranhados
Crédito: Pinterest

Os caules dessa suculenta são finos, parecendo cordões, e as folhas têm um formato de coração, crescendo bem juntinhas, em pares e pendentes, por isso seu nome popular de corações emaranhados. Mas, seu nome científico é Ceropegia woodii.

Conforme ela cresce, pode ir grudando no que tiver para se apoiar, agindo como uma trepadeira. Ela gosta de boa luminosidade, sem sol direto, e regas periódicas.

7. Colar de pérolas

colar de pérolas
Crédito: Minha Suculenta Colorida

A planta Senecio rowleyanus tem o apelido de colar de pérolas ou rosário, por causa da sua aparência, com caules muito finos e sensíveis, e folhas em formato de pequenas esferas. Precisa cuidar com a umidade do ambiente, pois suas folhas podem não resistir e cair.

Por ser africana, essa planta é habituada a ambientes mais áridos, quentes e bastante luminosidade, embora prefira a luz indireta.

8. Suculenta dedo-de-moça

suculenta dedo-de-moça
Crédito: Nô Figueiredo

Essa é uma suculenta bem conhecida, e ela fica muito linda quando está crescendo e formando caules pendentes. Seu nome científico é Sedum morganianum, e além do nome popular de dedo-de-moça, também é conhecida por rabo-de-burro.

É uma planta bem resistente e fácil de cultivar, cresce rápido e fica bem densa. É uma planta que gosta de meia sombra, mas precisa de muita luminosidade.

buganvília como cuidar e fazer mudas

Buganvília: veja como cuidar dessa planta que pode ficar gigante

Médicos retiram tumor de 50kg de ovário de paciente

Médicos retiram tumor de 50kg de ovário de paciente