Amigas distribuem cachorrinhos de pelúcia e bonecas para idosos com Alzheimer
Crédito: Pearl’s Memory Babies

Amigas distribuem cachorrinhos de pelúcia e bonecas para idosos com Alzheimer

Os presentes, quando dados com amor e cuidado, ajudam os idosos a reacender memórias e a ficarem mais alegres

Publicidade

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que entra no grupo das demências. Embora ainda não tenha uma causa definida, seus sintomas prejudicam muito a vida do paciente, e vão piorando com o passar do tempo, chegando ao ponto de comprometer todas as capacidades motoras, como andar, falar, se alimentar e usar o banheiro.

Os tratamentos disponíveis visam retardar a progressão da doença e ajudar o paciente a lidar melhor com os sintomas, dependendo do estágio em que se encontra. Mas, também é sabido que muitos pacientes com Alzheimer se mantêm mais animados quando estão acompanhados de pessoas, animais ou objetos que gostam e que trazem memórias positivas.

Foi pensando nisso que as amigas Sandy Cambron e Shannon Gray fundaram a organização Pearl’s Memory Babies, que se dedica a doar “amiguinhos inanimados” para pessoas com Alzheimer.

pelúcia e bonecas para idosos com alzheimer
Crédito: Pearl’s Memory Babies

Tudo começou quando a sogra de Sandy, que se chamava Pearl, foi diagnosticada com Alzheimer e foi internada em uma instituição para pessoas com doenças relacionadas. Então, Sandy e o marido presentearam todos os idosos da instituição com bonecas, dessas que se parecem com um bebê de verdade, e cachorrinhos de pelúcia.

Publicidade

A mudança no comportamento de Pearl e dos outros idosos foi incrível. Eles receberam os presentes como se tivessem vida, e isso os fez ficarem mais calmos e felizes.

Crédito: Pearl’s Memory Babies

Depois do falecimento de Pearl, Sandy voltou com essa ideia junto de sua amiga Shannon, que também teve a mãe diagnosticada com Alzheimer. As duas foram até a instituição onde estava internada a mãe de Shannon e distribuíram bonecas para as mulheres e cachorrinhos para os homens.

Vale ressaltar que a forma de entrega desses presentes faz toda a diferença. Eles foram entregues como se realmente tivessem vida, com muito carinho e delicadeza, entregando aos idosos uma responsabilidade para cuidarem, mas sem o risco de alguém se machucar.

bonecas para idosos com alzheimer
Crédito: Pearl’s Memory Babies

A resposta positiva dos idosos foi tamanha que, no dia seguinte, a instituição entrou em contato com elas para que compartilhassem as fotos e vídeos dos idosos com seus presentes nas redes sociais. Assim, os parentes poderiam ver como eles estavam bem.

Publicidade
Crédito: Pearl’s Memory Babies

As duas cederam ao pedido da instituição e logo a publicação viralizou. Muitas pessoas entraram em contato com elas para saber onde poderiam doar bonecas e bichinhos de pelúcia, e onde poderiam comprar também, sem saber que aquela tinha sido uma ação isolada.

Em um simples ato de amor, as duas amigas descobriram centenas de pessoas que gostariam de agir como elas. Então, elas criaram um site e uma página no Facebook para quem desejar entender melhor sobre esse projeto e também contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Alzheimer.

PODE GOSTAR TAMBÉM