cuidar do cabelo branco
Crédito: Freepik
em

Dicas para cuidar do cabelo branco pintado ou natural

Cabelo branco está na moda, seja grisalho ou pintado. Para que fique sempre bonito, aprenda a evitar o tom amarelado

Madeixas brancas deixaram de ser sinal de envelhecimento e passaram a representar o empoderamento das mulheres. Hoje em dia, tanto o grisalho natural quanto o branco ou cinza pintados fazem sucesso, pois são considerados uma marca de estilo próprio das mulheres com atitude. Entretanto, engana-se quem pensa que não é preciso cuidar do cabelo branco, muito pelo contrário.

5 Cuidados com o cabelo branco

dicas de como cuidar do cabelo brancos
Crédito: Freepik

O cabelo branco, seja natural ou descolorido, fica mais difícil de cuidar porque enfraquece ao perder a melanina (responsável pela pigmentação), o que reduz a produção de queratina, que é fundamental para a nutrição dos fios.

Além da necessidade de hidratação extra para evitar fios brancos ressecados e fracos, também é preciso tomar os devidos cuidados para que eles não ganhem um tom amarelado, perdendo o charme e o brilho. Então, o que pode ser feito para ter fios brancos cheios de vida? Veja nas dicas a seguir.

1. Evite o excesso de sol

Ao mesmo tempo em que o sol é a melhor fonte de vitamina D que se pode ter, o excesso de exposição aos raios sem proteção é prejudicial, tanto à pele quanto aos cabelos, favorecendo o amarelamento. Quando ficar ao sol, utilize um creme específico para proteção de raio UV e UVB ou use chapéu.

2. Mantenha os fios hidratados

Tanto nos cabelos grisalhos quanto nos pintados de branco ou cinza, que necessitam passar pela descoloração, os fios ficam ressecados, precisando de hidratação periódica. A melanina não é responsável só pela cor dos cabelos, mas também pela elasticidade e maciez, portanto, precisa ser substituída por hidratação quinzenal com o produto recomendado pelo seu cabeleireiro.

3. Use xampu neutralizador

Este tipo de xampu é específico para prevenir ou remover o tom amarelado dos cabelos brancos, deixando-os mais brilhosos, em um tom mais claro, podendo puxar para o cinza prateado. Como não existe apenas um tipo de neutralizador, a melhor opção é pedir ajuda ao seu cabeleireiro para indicar o produto ideal para o seu cabelo, além da quantidade a ser aplicada e de quanto em quanto tempo fazer.

4. Evite outras fontes de calor

Assim como o sol em excesso pode influenciar no amarelamento e no ressecamento dos fios brancos, o mesmo vale para lavar os cabelos com água muito quente ou usar secador e chapinha direto. Evite ao máximo, e quando for usar, aplique antes um protetor térmico.

5. Mantenha um cronograma capilar

O cronograma capilar é um método para conseguir cuidar do cabelo branco com mais organização, sem esquecer do que precisa ser feito. Esse cronograma não serve só para cabelo branco, é também um método para cuidar de qualquer tipo de cabelo, em qualquer fase da vida.

Ele é composto por 3 etapas de cuidados: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada tipo de cabelo precisa de um cronograma específico, mas de modo geral, veja na imagem um modelo de como funciona e converse com o seu cabeleireiro para saber qual é o mais adequado no seu caso.

modelo de cronograma capilar
Crédito: Muito Chique

Como platinar os cabelos em casa?

Quem ainda tem fios bem fortes e gostaria de deixá-los platinados, pode fazer o clareamento caseiro para não precisar ficar indo sempre no salão. Se você leva jeito para pintar os cabelos em casa, fale com seu cabeleireiro sobre as quantidades e melhores produtos, e veja o passo a passo no vídeo abaixo:

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao profissional. Lembre-se que cada cabelo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fimose

Fimose: saiba o que é, como fazer a cirurgia e outros tratamentos

cores para cozinha

20 Cores para cozinha: Ideias lindas e criativas para renovar a sua