bolo vulcão
Crédito: Pixnio
em

Bolo vulcão: 20 receitas para os apaixonados por doces

Se bolo já é gostoso mesmo sem recheio, imagine como fica quando tem recheio em dobro e transbordando

O bolo vulcão é aquele que tem um recheio bem generoso e muito cremoso. Quando você corta, o recheio escorre para fora, já que é colocado no centro do bolo e não entre as camadas de massa. Se você ama esse tipo de doce, espere até ver essas receitas maravilhosas. O único problema vai ser escolher uma delas para experimentar primeiro.

Veja também: receitas de bolo confeitado

Receitas de bolo vulcão

Quanto às opções de sabores, não há restrição. Chocolate, Nutella, baunilha, frutas, doce de leite e o que mais a sua vontade pedir. Tudo pode ser usado para que o seu bolo vulcão seja um sucesso. As festas de família vão ganhar uma surpresa especial a partir de agora.

1. Brigadeiro

bolo vulcão de brigadeiro
Crédito: Receitas Nestlé

Para começar em grande estilo, um super bolo com muito brigadeiro de verdade. É bem simples de fazer, pois a massa é do tipo clássica, com trigo, açúcar, ovos, manteiga, bicarbonato, fermento, leite e chocolate em pó. A cobertura é um delicioso brigadeiro caseiro com creme de leite para ficar mais mole e dar o efeito vulcão perfeito ao cortar o bolo.

As crianças da casa vão amar: bolo de brigadeiro

2. Cenoura com cobertura de chocolate

bolo vulcão cenoura e brigadeiro
Crédito: Amando Cozinhar

O tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate também ganhou essa deliciosa releitura de bolo vulcão. Você vai fazer seu bolo como sempre, usando cenouras, trigo, açúcar, fermento, ovos e óleo. Depois, uma calda de chocolate com leite condensado, leite líquido, chocolate em pó e manteiga, mas com o dobro do volume.

Veja o passo a passo: cenoura com cobertura de chocolate

3. Cenoura com cobertura de ganache

bolo vulcão de cenoura
Crédito: Gourmet a Dois

Há outras formas de preparar o bolo clássico de cenoura com cobertura de chocolate. Essa opção, diferente da anterior, não leva leite condensado, então a cobertura fica um pouco menos cremosa, mas ainda assim fica deliciosa.

Faça o seu: cenoura com cobertura de ganache

4. Prestígio

bolo vulcão de prestígio
Crédito: Mussinha

Se a mistura de chocolate com coco o agrada, esse é o bolo perfeito, pois leva dois cremes de brigadeiro, sendo o de chocolate e o de coco, chamado de beijinho. Os dois disputam espaço no centro e por cima de uma deliciosa massa que leva leite de coco para ficar ainda mais especial.

Faça no fim de semana: Prestígio vulcão

5. Nega maluca

bolo vulcão de chocolate
Crédito: Receitas da Cris

Com massa e cobertura do mesmo sabor, esse bolo é para quem gosta mesmo de chocolate, sem misturas. É como fazer um bolo nega maluca, mas em um formato diferente para que seja dado o efeito vulcão com o brigadeiro que vai ao centro.

Faça em casa: nega maluca tipo vulcão

6. Dois amores

bolo vulcão de dois amores
Crédito: Cakepedia

Esse bolo é semelhante ao bolo Prestígio, mas em vez de incluir coco no brigadeiro branco, ele fica só com o sabor do leite condensado em evidência. Aliás, se preferir, pode adicionar pedaços de chocolate branco em barra e ralado por cima para decorar.

Vai ter aniversário? Faça esse: bolo dois amores

7. Chocolate com farofa de nozes

bolo vulcão de nozes
Crédito: Lucas Piubelli

Essa combinação de sabores entre o chocolate e a farofa de nozes merece ser experimentada se você gosta desses ingredientes. Esse bolo também leva iogurte, chocolate em pó, açúcar, manteiga, fermento, leite condensado e creme de leite.

Para o lanche da tarde faça esse: bolo de chocolate com farofa de nozes

8. Leite Ninho com Nutella

bolo vulcão ninho com nutella
Crédito: Dupla Gourmet

Há diversas receitas doces que enaltecem essa combinação de sabores e é fácil entender o motivo. Leite Ninho e Nutella são deliciosos juntos e separados, então é claro que esse bolo fica simplesmente delicioso.

Anote os ingredientes e faça o seu: leite Ninho com Nutella

9. Baunilha com cobertura de leite Ninho

bolo vulcão de leite ninho
Crédito: TPM por Ju Ferraz

Já se você não tiver em casa ou não quiser usar a Nutella porque gosta mesmo é do sabor do leite Ninho puro, esse bolo é o que vai querer provar. A massa é feita com um toque de baunilha e o recheio é um delicioso brigadeiro de leite Ninho com leite condensado, creme de leite, manteiga e açúcar de confeiteiro, aquele bem fino.

Vai ser uma tentação fazer: leite Ninho vulcão

10. Zebrado

bolo vulcão tipo zebrado
Crédito: Gabriel Freitas

Para fazer uma decoração diferente no seu bolo, misture cobertura branca e preta fazendo um efeito zebrado ou outro que ache mais bonito. Os cremes são de brigadeiro de leite em pó, como na receita anterior, e de ganache que é a mistura de chocolate em barra com creme de leite para ficar mais fino e liso.

Comemore uma data especial com: bolo zebrado vulcão

11. Chocolate com morangos

bolo vulcão de chocorango
Crédito: TPM com Ju Ferraz

O morango é uma das frutas preferidas para fazer receitas de sobremesas com frutas. Ele é bonito, saboroso e o seu tamanho pequeno é ótimo para fazer decoração. Além do mais, combina muito com o sabor do chocolate que vai nesse bolo.

Prepare essa delícia: bolo de chocolate com morangos vulcão

12. Coco vulcão

bolo vulcão de coco
Crédito: Receitas da Cris

O coco é outra fruta ótima para incluir em todo tipo de sobremesa, seja como coadjuvante ou sabor principal, como nesse bolo. Vai coco na massa e na cobertura, de forma bem generosa. A cobertura é um brigadeiro de coco com leite condensado e creme de leite para render bastante e fazer aquele efeito especial de vulcão para ninguém botar defeito.

Aprenda a fazer: bolo de coco vulcão

13. Vulcão de limão

bolo vulcão de limão
Crédito: Dona Gina

Bolo de limão é uma delícia para quem gosta de misturar o doce com azedinho da fruta. Além do mais, esse é um bolo bem simples de fazer, pois a cobertura nem precisa ir ao fogo, basta misturar leite condensado com suco de limão e ver a mágica acontecer.

Confira tudo o que vai precisar para fazer: bolo de limão vulcão

14. Dois amores com morango

bolo vulcão dois amores morango
Crédito: Bruno Campioni

Você já viu receita de bolo dois amores e bolo de morango. Agora, que tal juntar todas essas delícias em um bolo só? Essa versão tem cobertura de brigadeiro de chocolate branco e preto, tudo misturado com muitos morangos frescos picados.

Veja como fazer a massa: bolo dois amores com morango

15. Bolo de paçoca

bolo vulcão de paçoca
Crédito: Dani Noce

Quem gosta de amendoim com açúcar, a famosa paçoquinha de amendoim, não resistir a experimentar essa maravilha de bolo. Nessa opção o sabor fica bem acentuado porque vai paçoquinha tanto na massa quanto na cobertura, que é feita com leite condensado, paçoquinhas, creme de leite, gemas, maisena, leite integral e essência de baunilha.

Confira os ingredientes da massa: bolo de paçoca

16. Amendoim com brigadeiro gourmet de paçoca

bolo vulcão gourmet de paçoca
Crédito: Sal de Flor

Para variar a receita anterior, esse bolo também é feito com paçoca na massa, mas a cobertura é um creme diferente. Você vai fazer um brigadeiro de paçoca com leite condensado e creme de leite e também uma ganache de chocolate meio amargo com creme de leite.

Não espere para provar: bolo de amendoim gourmet

17. Doce de leite

bolo vulcão de doce de leite
Crédito: Dani Noce

Esse bolo é no estilo do petit gateau, aquela sobremesa que é um bolinho quente recheado com calda cremosa e servido com uma bola de sorvete para ter o contraste de temperaturas. Com sabor de doce de leite fica simplesmente encantador.

Faça para os familiares: bolo de doce de leite vulcão

18. Bolo churros

bolo vulcão de churros
Crédito: Manual da Cozinha

A mistura da massa com doce de leite, açúcar e canela é o que faz esse bolo ter sabor de churros gigante. A cobertura é bem simples de fazer, pois só vai precisar de doce de leite e creme de leite bem misturados. Se quiser, pode fazer leite condensado cozido na pressão que também fica ótimo.

Prepare essa doçura: bolo churros vulcão

19. Mini bolos de pão de mel

bolo vulcão de pão-de-mel
Crédito: Tábata Romero

Para servir em porções individuais a ideia é fazer bolinhos em tamanho reduzido e depois rechear o centro de cada um com o que você quiser. A massa tem sabor de pão de mel, então uma das sugestões de recheio que mais combina é o doce de leite.

Chame os amigos para comer: mini bolos de pão de mel

20. Bolo de Nesquik

bolo vulcão de nesquik
Crédito: Luciana Goto

O Nesquik de morango é o ingrediente que vai dar cor e sabor para esse bolo. Se quiser um doce rosa e bem açucarado é essa a receita que vai querer fazer. A cobertura leva leite condensado, manteiga, Nesquik, leite e creme de leite.

Veja o que vai na massa: bolo Nesquink vulcão

cortar melancia

Descubra 7 dicas de como cortar melancia de forma simples e fácil

torta de bolacha

10 Receitas de torta de bolacha para servir uma sobremesa gelada