em

As 25 melhores receitas de bolo de fubá

Você pode fazer a receita simples desse bolo, ou pode variar com mais 24 maneiras diferentes
bolo de fubá
Crédito: Pixabay

Se tem uma receita de doce que é um conforto para o paladar e traz memórias da infância é o bolo de fubá. Não tem avó que não saiba fazer uma versão própria, trazida das gerações da família. Se por acaso você não sabe fazer ou quer aprender receitas novas, aproveite a oportunidade. Tem muitas opções abaixo, uma melhor que a outra.

Como fazer bolo de fubá: 25 opções

Hoje em dia é muito fácil encontrar fubá no supermercado, mas antigamente ele era feito em casa, esmagando o milho ou o arroz no pilão até virar farinha. Com essa farinha, eram feitos bolos, pães, bolachas, pirão e o que mais fosse possível para saciar a fome da família inteira.

Como agora é muito fácil escolher um tipo de fubá para fazer seu bolo, só precisa reunir os ingredientes e se divertir na cozinha. Escolha suas receitas favoritas e coloque a mão na massa. É só clicar no nome e ir direto ao passo a passo.

1. Receita simples

receita bolo de fubá simples
Crédito: Tudo Gostoso

Para começar, uma receita básica, porém muito saborosa. O bolo fica bem fofinho. Os ingredientes comuns são o fubá, ovos, açúcar, trigo, óleo, leite e fermento. Pouca coisa, mas que resulta em um café da tarde de ficar na memória.

2. Fubá com erva-doce

receita bolo de fubá erva-doce
Crédito: Aqui na Cozinha

Para essa receita, um ingrediente especial. A erva-doce não só complementa com seus benefícios nutricionais, mas também deixa o bolo com um sabor suave e muito agradável. Essa também é uma receita simples, que vai precisar de leite, óleo, açúcar, fubá, trigo e fermento. Em menos de uma hora tem seu bolo prontinho para saborear.

3. Com queijo ralado

receita bolo de fubá erva-doce
Crédito: Tudo Gostoso

Se não costuma usar o queijo ralado nas receitas doces, saiba que nos bolos ele combina bem. Claro, não em todos, mas com o de fubá, sim e fica delicioso, sem deixar o sabor muito forte. Mais uma vez, a base da receita é simples, com os ingredientes comuns, porém com a adição do queijo parmesão ralado fino.

4. Bolo muito fofo de fubá com coco

receita bolo de fubá coco
Crédito: Aqui na Cozinha

O coco fica bem em todas as receitas doces e salgadas em que é inserido. Essa fruta tem sabor suave, docinho e se adapta a combinações inusitadas. Não é o caso desse bolo, pois é uma versão bem tradicional da receita. Você vai usar tanto o coco ralado quanto o leite de coco.

5. Bolo cremoso com leite condensado

receita bolo de fubá condensado
Crédito: GShow

É claro que não poderia faltar uma receita de bolo com leite condensado na massa. A cremosidade fica maravilhosa e o sabor nem precisa comentar. Essa pode-se considerar uma variação da receita anterior, pois também leva leite de coco e coco ralado, mas tem a adição do leite condensado.

6. Com leite em pó

receita bolo de fubá ninho
Crédito: Comida e Receitas

Gosta de leite em pó para adicionar nas receitas de doces e sobremesas? Então já separe esse ingrediente, pois ele combina muito bem com o bolo de fubá. Nessa versão também vai o queijo parmesão ralado e esse contraste de sabores fica sensacional. Experimente.

7. Fubá e goiabada

receita bolo de fubá goiabada
Crédito: Dani Noce

Imagine pedacinhos de goiabada bem macios dentro da massa do bolo de fubá. Se gosta desse ingrediente, certamente essa receita vai lhe surpreender. Essa é outra versão que não tem segredo. Use os ingredientes básicos e, quando for levar para assar, vai jogar cubinhos de goiabada pelo meio da massa. Depois é só saborear.

8. Laranja com fubá

receita bolo de fubá laranja
Crédito: Guia da Cozinha

A laranja combina com fubá e com bolo. Ela oferece seu sabor docinho e ácido ao mesmo tempo, além do suco que deixa o bolo super molhadinho. Nessa versão, além do suco, vai precisar também das raspas da casca para que o sabor fique mais acentuado.

9. Canela e fubá

receita bolo de fubá canela
Crédito: GShow

As opções ficam cada vez melhores. A canela é outro ingrediente que deixa qualquer bolo mais gostoso, com aquele aroma perfeito que faz suspirar de tão gostoso. Nessa versão, a canela não vai na massa, e sim na cobertura, misturada com açúcar. Mas se quiser é só adicionar um pouco na massa também, fica delicioso.

10. Fubá, limão e gengibre

receita bolo de fubá gengibre
Crédito: Cultura Mix

Se tem bolo com canela, tem também com outra especiaria deliciosa, que é o gengibre. Seu sabor refrescante é a combinação perfeita com o limão. Juntos, eles complementam a base de fubá e o bolo fica simplesmente maravilhoso. Para variar, é muito fácil de fazer. O curioso é que a forma de adicionar esses ingredientes à massa é fazendo um chá. Confira.

11. Com banana

receita bolo de fubá banana
Crédito: Sô Simples Assim

Quando quiser dar uma pequena variada na receita do bolo de fubá simples, adicione duas bananas amassadas. Elas acrescentam sabor e deixam o bolo mais úmido, o que é um benefício para qualquer massa. Se quiser, pode juntar um pouquinho de canela, pois com a banana ela combina muito bem.

12. Fubá, doce de leite e coco

receita bolo de fubá doce leite
Crédito: Guia da Cozinha

Não precisa ser época de festa junina para fazer esse bolo, embora combine tanto com a data. Se gosta de doce de leite, já pode imaginar como o resultado fica divino. O ideal é que use um doce de leite caseiro, mais molinho.

13. Bolo fit com abóbora

receita bolo de fubá abóbora
Crédito: Ana Maria Braga

Depois de tantas delícias açucaradas, uma versão com menos calorias para quem está de dieta e mesmo assim não resiste a uma fatia de bolo. Para essa receita vai precisar de ovos, açúcar demerara, óleo, abóbora cozida, farinha de arroz, fubá, leite de coco, noz-moscada e fermento.

14. Fubá com morangos

receita bolo de fubá morango
Crédito: Guia da Cozinha

Esse é um bolo alegre, pois os pedacinhos de morango pela massa deixam ele mais colorido e apetitoso. Use morangos frescos. A receita é simples, apenas com os ingredientes tradicionais, além da fruta especial. Sirva morno.

15. Bolo sem glúten

receita bolo de fubá amora
Crédito: Paladar Estadão

Para quem não pode ou não quer ingerir glúten, aqui está receita especial. Leva ovos, açúcar, fubá, farinha de tapioca, manteiga, fermento, leite, amoras frescas ou congeladas, suco e raspas de limão e um toquezinho de sal.

16. Sem lactose

receita bolo de fubá lactose
Crédito: Amor pela Comida

Depois da versão fit e da sem glúten, tem ainda uma para quem não ingere lactose, é claro. E é bem simples, pois são poucos ingredientes que precisa substituir. Vai usar ovos, leite de coco no lugar do animal, óleo, fubá, polvilho doce, flocos de aveia, açúcar demerara, sal canela, fermento e também sementes de chia. Uma versão bem saudável e nutritiva.

17. Bolo vegano

fazer bolo de fubá vegano
Crédito: Vita Nutrire

Já para fazer uma versão do bolo nem nenhum ingrediente com origem animal, essa é a sugestão. Vai usar fubá, trigo, açúcar demerara, fermento, erva-doce, óleo, sal, água e vinagre de maçã. Bem simples e fofinho. Aliás, se peneirar todos os ingredientes antes de misturar, ajuda a ficar mais fofo.

18. Bolo de liquidificador

receita bolo de fubá liquidificador
Crédito: Tudo Gostoso

Uma versão prática, que fica pronta em uma hora, com os ingredientes simples que você já deve ter na cozinha. Só vai precisar bater tudo no liquidificador, colocar na forma untada, deixar assar em forno médio por 45 minutos, esperar amornar e se deliciar.

19. Bolo cremoso de fubá com requeijão

receita bolo de fubá requeijão
Crédito: Manga com Pimenta

Se com o queijo parmesão ralado funciona, a versão cremosa usando o requeijão também fica uma delícia, claro, se gostar de misturar esse queijo em uma receita doce. Nesse bolo, a camada de baixo é uma massa fofinha, mas não muito alta, e por cima vai uma camada de creme de requeijão.

20. Bolo de maçã com fubá

receita bolo de fubá maçã
Crédito: Tudo Gostoso

Mais uma fruta que pode ser usada para fazer esse bolo à base de fubá é a maçã. Ela vai misturada na massa, adicionando seu sabor e consistência. Para harmonizar com perfeição, ao final do bolo já pronto, polvilhe açúcar com canela por cima.

21. Bolo formigueiro de fubá com calda de chocolate

receita bolo de fubá formigueiro
Crédito: Guia da Cozinha

Voltando para uma versão mais açucarada, esse é o bolo para os amantes das calda de chocolate. O bolo formigueiro é aquele que fica com o interior mesclado com pontinhos de chocolate granulado derretido.

22. Com recheio e cobertura de chocolate branco

receita bolo de fubá recheado
Crédito: Vovó Palmirinha

Esse é um verdadeiro bolo de festa. O recheio é feito com ganache de chocolate preto e creme de leite. A cobertura também é de ganache, mas com chocolate branco. A massa leva leite de coco e os demais ingredientes são os tradicionais.

23. Bolo mármore com chocolate e cobertura de brigadeiro

receita bolo de fubá mármore
Crédito: Guia da Cozinha

O bolo mármore é bem popular e fácil de fazer. Só precisa dividir a massa crua em duas partes, misturar chocolate em pó em uma delas e depois mesclar quando colocar na forma. Depois de pronto, faça um delicioso brigadeiro mole para a cobertura e finalize com chocolate granulado.

24. Com cobertura de brigadeiro de milho

receita bolo de fubá com milho
Crédito: Chef Thomazzoni

Agora, uma versão inusitada, mas que combina perfeitamente com o bolo feito de fubá. A receita da massa é a tradicional e o segredo especial está na cobertura. O brigadeiro de milho é feito com leite condensado, uma lata de milho verde triturado e creme de leite.

25. Fubá com hortelã

receita bolo de fubá hortelã
Crédito: Henrique e Helena

E por fim, um bolinho verde com o sabor da hortelã. A receita leva ovos, açúcar, fubá, trigo, folhas de hortelã, leite, óleo, fermento e coco ralado. Fica bonito, aromático e muito gostoso, além de ser uma opção diferente para servir à mesa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
benefícios suco de cupuaçu
Suco de cupuaçu: benefícios e como fazer em casa
melhores vitaminas para o cabelo
8 Melhores vitaminas para o cabelo