em

Receita de bife a cavalo tradicional e com queijo muçarela

Se não tinha ideia para fazer de almoço, agora tem uma que vai lhe dar água na boca.
bife a cavalo
Crédito: Wikimedia

O bife a cavalo é um prato muito comum na mesa dos brasileiros, seja em casa ou nos restaurantes. Caso você não conheça, trata-se de um bife bovino preparado na frigideira ou na chapa e com ovos estrelados por cima. É muito famoso, assim como o filé Oswaldo Aranha, um prato típico carioca.

É muito simples, porém sacia, e pode ter vários ingredientes adicionados para acompanhar e deixar o prato ainda mais apetitoso. Veja a seguir duas receitas de bife a cavalo, quais alimentos são sugeridos para acompanhar e também conheça um pouco sobre a origem desse prato tradicional.

Aqui você encontra:

Receita de bife a cavalo

A receita do bife a cavalo simples é muito prática. É aquele prato caseiro que você faz em alguns minutos e fica saciado até o café da tarde ou jantar. Veja como fazer uma receita para quatro pessoas:

Ingredientes

  • Ovos: 4 unidades;
  • Bifes bovinos grandes: 4 unidades;
  • Manteiga: 1 colher de sopa;
  • Temperos: a gosto.

Modo de preparo

1. Tempere os bifes previamente com os temperos que mais gostar. Deixe pegar gosto por alguns minutos, se tiver tempo.

2. Em seguida, coloque a manteiga para derreter em uma frigideira e então coloque os bifes. Se forem finos, deixe dourar por cinco minutos de cada lado. O ideal é que não sejam muito grossos, para facilitar.

3. Depois que os bifes estiverem prontos, retire-os da frigideira e então frite os ovos na mesma manteiga, onde já estará o sabor do tempero dos bifes.

4. Deixe os ovos fritarem a gosto, com gema mole ou firme, e depois coloque um sobre cada bife. Se preferir, pode colocar dois ovos sobre cada bife para uma refeição mais reforçada.

5. Seu bife a cavalo está pronto para servir com os acompanhamentos que quiser.

Bife a cavalo com muçarela

Outra dica bem brasileira é incluir boas fatias de queijo no seu bife a cavalo. Essa opção vai deixar o prato um pouquinho mais calórico, mas se você não resiste a um queijo derretido, pode escolher uma opção light.

Ingredientes

  • Ovos: 4 unidades;
  • Bifes bovinos grandes: 4 unidades;
  • Queijo muçarela: 4 fatias;
  • Manteiga: 1 colher de sopa;
  • Temperos: a gosto.

Modo de preparo

1. Da mesma forma que na receita anterior, comece temperando os bifes.

2. Em seguida, coloque-os na frigideira com a manteiga já derretida para dourarem dos dois lados.

3. Retire os bifes e coloque os ovos para fritarem. Quando estiverem quase prontos, coloque uma fatia de queijo sobre cada ovo e deixe derreter um pouco.

4. Disponha os ovos com queijo sobre os bifes e está pronto para servir.

Dica: você também pode colocar presunto por cima dos ovos e então o queijo por cima, ou pode também fazer um bife acebolado e montar nessa sequência: bife, cebola, ovos e queijo. Fica uma delícia!

Acompanhamentos para a refeição

Os acompanhamentos tradicionais do bife a cavalo são arroz, batata frita e salada. É o PF clássico do brasileiro, que claro, também pede um bom feijão. Mas você pode variar conforme seu gosto.

Por exemplo, se está de dieta, o bife com ovos sem queijo continua sendo uma ótima opção, mas podem ser acompanhados por legumes refogados ou uma salada fresca variada à vontade. Com batata-doce assada ou um purê de batata-doce também é uma ótima pedida. Vale a pena experimentar.

Origem do bife a cavalo

O bife a cavalo não existe apenas no Brasil, você sabia? Diz a história que sua origem é europeia, da França. Lá ele é chamado de bifteck à cheval ou œuf à cheval (ovo a cavalo). O preparo do prato é o mesmo.

Ele também faz muito sucesso na Colômbia, onde é chamado de bisteca a caballo, e na Argentina, com nome mais parecido, bife a caballo.

A razão do nome “a cavalo” é porque a posição do ovo sobre o bife lembra uma sela de montaria. Há quem diga que o nome também significa a agilidade com que o prato pode ser feito e servido. No início era apenas um nome provisório, mas que acabou ficando até hoje.

Veja no vídeo abaixo como fazer rapidinho um bife a cavalo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sonhar com dente
O que significa sonhar com dente e como interpretar esse sonho?
contraindicações do melão-de-são-caetano
Quais são as contraindicações do melão-de-são-caetano?