bicarbonato para azia
Crédito: Freepik
em

Bicarbonato para azia é bom? Saiba se é seguro e veja como usar

A azia pode surgir por causa dos seus hábitos alimentares, então veja também em quais alimentos deve ficar de olho para evitar

O bicarbonato de sódio é um ingrediente que vale a pena ter em casa. Além de ser usado em diversas receitas, especialmente de massas, ele também serve para potencializar a limpeza da casa e das roupas, além de poder usar para lavar o cabelo. Como se não bastasse, é útil para tratamentos de saúde. Mas será que bicarbonato para azia é bom? Descubra agora.

Veja também: receitas de chás para aliviar a azia

Bicarbonato de sódio para azia funciona?

Sim, o bicarbonato para azia funciona e pode ser usado de vez em quando. Ao ser diluído em água e bebido, ele oferece um efeito alcalinizante ao tubo digestivo, o que faz reduzir a acidez estomacal e, assim, aliviar a azia.

Mas lembre-se que se a azia for recorrente, deve procurar um médico para descobrir a verdadeira causa do problema e tratar de uma vez por todas antes que se torne crônica. Agora, aprenda a fazer uso dessa receitinha caseira.

Como usar bicarbonato para azia

bicarbonato para azia é bom ou não
Crédito: Freepik

A forma de usar bicarbonato de sódio para aliviar a queimação da azia é muito simples. Veja o que vai precisar e como fazer.

Ingredientes

Para essa receita você só vai precisar de 1 colher de café de bicarbonato de sódio e 100 mililitros de água. Mais nada.

Modo de preparo e uso

Misture os dois ingredientes em um copo e vá tomando, em seguida, aos gole pequenos. Então é só aguardar fazer efeito. Nesse tempo, não coma nem beba nada para que o bicarbonato possa cumprir com sua função no sistema digestivo.

Se a azia não passar, evite fazer mais uma receita, pois o excesso nunca é bom. Nesse caso, veja outros tratamentos caseiros para azia que são mais suaves e podem ajudar.

Cuidados a ter ao usar bicarbonato para azia

Como já mencionado, usar o bicarbonato para tratar da azia não faz mal à saúde, desde que você não exagere. Não importa qual seja a receita caseira, qualquer coisa em excesso pode fazer mal, então é melhor evitar.

Além disso, se você sentir que a azia é frequente, surgindo todos os dias, o melhor a fazer é ir ao gastroenterologista para descobrir o que está causando essa queimação. Pode ser que esteja com algum problema estomacal que necessite de tratamento adequado antes que se torne um problema maior e até crônico.

Alimentos que causam azia

O tratamento com bicarbonato é apenas paliativo e não substitui a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Se você não costuma ter azia e ela surgiu de forma incomum e repentina, veja alguns exemplos de alimentos que podem ter sido a causa do problema:

  • Cebola em excesso;
  • Alimentos ácidos, como frutas cítricas;
  • Frituras, salgadinhos industrializados e excesso de gorduras;
  • Excesso de alimentos com menta;
  • Chocolate, em especial branco e ao leite;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Café e outras bebidas com cafeína.

Ao sentir a azia, tente se lembrar do que comeu e bebeu para saber se a causa pode estar na sua alimentação. Assim, fica mais fácil evitar a queimação das próximas vezes em que se alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
máscara de alho

Máscara de alho para rosto e cabelo funciona? Veja como usar

leite de magnésia para axilas

Leite de magnésia para axilas: será um bom desodorante caseiro?