beneficios da betula
Crédito: Freepik

Bétula: benefícios, contraindicações e como usar

Conheça as incríveis propriedades medicinais da bétula, a planta de onde vem o adoçante natural xylitol

Publicidade

Originária da Europa e bastante comum em Portugal, a bétula é uma árvore que pode chegar a 20 metros de altura, com a madeira mais clara e um revestimento esbranquiçado, muito utilizado em diversos setores.

Já foi utilizada pra fazer papel e ainda hoje sua madeira é usada pra fazer carvão para desenho e móveis, sua resina e folhas também são muito aproveitados, tanto na alimentação quanto na medicina natural para tratar diversas doenças.

Ela não produz frutos comestíveis, mas quando novas, suas folhas ficam excelentes em saladas, sopas ou chás. Seu uso mais conhecido talvez seja como adoçante natural de baixa caloria, o xylitol, tão apreciado por quem pratica a alimentação low carb. Veja quais são os principais benefícios da bétula para você.

Benefícios da bétula

A folha de bétula contém vitamina C, ácidos fenóis, canferol, catequina, entre outros nutrientes. Ela ajuda a limpar o organismo, desinfetar e cicatrizar ferimentos e reduz a gordura da pele. Além disso, é um diurético e laxante natural e um ótimo tônico. Veja quais são seus principais benefícios, de acordo com esse estudo.

Publicidade

1. Diurética

O consumo do chá ou das folhas cruas pode ajudar bastante quem sofre com problemas nos rins, pois age como um excelente diurético. Isso faz com que o trabalho do sistema urinário seja otimizado, tendo uma melhora na eliminação dos resíduos.

Para os pesquisadores, “as plantas da família Betulaceae têm a capacidade de eliminar os líquidos retidos no organismo (edemas) especialmente no caso de insuficiência renal ou cardíaca, devido às folhas e gemas do vidoeiro conterem flavonoides que lhe conferem um notável efeito diurético”.

2. Boa para os rins

Além de ser diurético, tem ação anti-inflamatória e depurativa. Também faz com que não se acumulem cristais de cálcio e outros minerais nos rins, reduzindo as chances de se desenvolver doenças ou as temidas pedras nos rins.

No estudo, observou-se que o consumo do chá ajuda a desinflamar e regenerar “os rins, facilitando a eliminação da albumina com a urina nos casos de nefrose e insuficiência renal. Facilita ainda a eliminação de areias da urina e impede a formação de cálculos renais, podendo dissolvê-los”.

Publicidade

3. Depurativa

Os benefícios do chá de bétula vão além dos rins, ajudando na limpeza de todo o organismo. Ele tem forte efeito depurativo, eliminando as toxinas do sangue, fazendo assim com que o corpo funcione melhor. Tem efeitos inclusive sobre a imunidade, evitando doenças oportunistas.

Para os autores, a bétula “tem propriedades depurativas sobre as substâncias tóxicas que sobrecarregam o sangue, como o ácido úrico, sendo por isso benéfico em situações de gota e artritismo”.

4. Rica em antioxidantes

Como foi dito no estudo, “o consumo de alimentos ricos em polifenóis e bebidas está associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certas formas” de câncer.

Publicidade

Além disso, previne o envelhecimento precoce, deixando tanto as células mais saudáveis isoladamente, mas também em conjunto, como os órgãos. Quer saber algo fantástico? A pele está nessa lista, ficando jovem por mais tempo.

5. Boa contra inflamações

O chá de bétula é excelente para combater inflamações no corpo, seja por dentro ou por fora. Dessa forma, é excelente para combater a artrite e outras “ites”, bem como a gota e psoríase.
O óleo e o banho também podem ser usados de forma tópica – ou seja, sobre a pele. Ele desinfeta as feridas e ajuda na cicatrização, evitando que inflamem ou se agravem.

Contraindicações e cuidados a ter

Você deve usar essa planta apenas sob orientação médica, pois pode comprometer o funcionamento de outros medicamentos, além de causar problemas em algumas pessoas. Por exemplo, ela tem forte efeito anticoagulante, então quem já faz uso de medicamentos com esse objetivo, deve ficar longe.

Publicidade

Tanto a resina quanto o óleo puro podem causar irritações e até queimaduras na pele, principalmente se a pessoa for sensível. Dessa forma, se seu dermatologista indicou o uso da planta, faça exatamente conforme foi orientado, evitando assim o desenvolvimento de problemas futuros.

Como utilizar

Esta planta pode ser utilizada de várias formas, como chá, banho, óleo ou até mesmo, na salada. Seu adoçante é grande conhecido e está ficando cada dia mais acessível no país. Também se utiliza sua madeira em forma de carvão para desenho, ou para fazer fogueiras repelentes.

Para a usar no banho é só fazer o mesmo que no procedimento para o chá, porém com maior concentração da planta. Depois de desligar o fogo deve tampar e deixar esfriar, para depois enxaguar a região que quer tratar.

Publicidade

O óleo pode ser usado na aromaterapia para tratamentos de doenças na pele, suavizar celulites ou fazer massagens que estimulem a circulação do sangue. Nunca deve ser aplicado puro, pois é muito forte. O ideal é diluir uma parte do óleo em outra quantidade igual de azeite de oliva ou óleo de coco.

No Brasil vai ser difícil de encontrar as folhas frescas para consumir como salada, restando então a opção do chá. Veja como preparar corretamente e aproveitar os benefícios.

Como fazer chá o chá de bétula

Para preparar o chá de bétula é bastante simples, devendo utilizar as folhas já desidratadas, compradas de um local de confiança, pois são mais raras de se encontrar em feiras livres. Veja como o preparo é diferente e interessante:

Publicidade

Ingredientes

Folha de bétula desidratada: 5g ou ½ colher (sopa);
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Coloque a água em uma panela e deixe que ferva;
  2. Quando estiver com pequenas bolhas na lateral, despeje em uma chaleira já com as folhas;
  3. Tampe e espere amornar;
  4. Coe e beba sem adoçar.

PODE GOSTAR TAMBÉM