Se você gosta de vinho e de chocolate, leia isso!

Um estudo revelou que vinho e chocolate têm propriedades que retardam o envelhecimento. Gostou da notícia? Continue lendo para saber como isso acontece.

Publicidade

Um novo estudo realizado por duas universidades inglesas apontou benefícios no consumo de vinho tinto e chocolate amargo, no que diz respeito a um componente capaz de colaborar com a renovação das células do organismo.

O polifenol resveratrol é um antioxidante presente tanto na uva do vinho quanto no cacau do chocolate e que atua na reativação de células que já estavam envelhecidas, mas não eram eliminadas.

Em descobertas anteriores, foi analisada uma classe de genes chamada “fatores de empalme”, responsáveis por manter as células funcionando. Mas com o tempo, eles se desconectam e as células param de trabalhar.

A importância do resveratrol

O polifenol existente no vinho e no chocolate, por sua vez, inibe o efeito de “desligamento” dos fatores de empalme, mantendo o funcionamento das células em seu processo de divisão e crescimento, fazendo com que se rejuvenesçam. Não é incrível?!

Publicidade

A partir deste estudo, espera-se desenvolver outros no mesmo campo do rejuvenescimento celular, especialmente para beneficiar a qualidade de vida das pessoas enquanto envelhecem, evitando problemas degenerativos.

Antioxidantes contra diabetes

As propriedades antioxidantes encontradas no vinho tinto, no chocolate amargo e em outros alimentos como oleaginosas, frutos e leguminosas, também atuam no controle da diabetes.

Especialmente no caso do vinho, um estudo recente feito na França pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População, mostrou que mulheres que consomem vinho tinto moderadamente têm 27% menos chances de desenvolver diabetes.

Gostou da notícia? Com moderação e acompanhamento médico, podemos consumir de tudo e manter a saúde sempre bem. Compartilhe!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM