em

Benefícios do tamarindo: descubra o que essa fruta pode fazer por você

Apesar de não ser muito famosa no Brasil, essa fruta deve ser consumida regularmente, pois apresenta inúmeros benefícios à saúde.
benefícios do tamarindo para a pele
Crédito: Pxhere

O tamarindo não é uma fruta muito conhecida no Brasil, sendo mais comum no Nordeste brasileiro. É originária da África do Sul e da Índia, além de estar presente em países do sul da Ásia, em ilhas caribenhas e na América do Sul. Apesar de boa parte do Brasil não ter o hábito de consumir essa fruta, é importante conhecer os benefícios do tamarindo para começar a aproveitar suas propriedades nutricionais.

Para aqueles que nunca ouviram falar do tamarindo, ele é uma fruta de sabor adocicado quando amadurece. Normalmente as pessoas o comem quando está azedinho. Sua aparência lembra a de uma vagem, com uma casca marrom que protege os frutos. Por isso é muito comum confundi-lo com uma vagem ou com um parente da vagem.

Benefícios do tamarindo para a saúde

benefícios do tamarindo para a saúde
Crédito: SPDM

Como todas as demais frutas, o tamarindo possui componentes nutricionais que se destacam por fornecer muitos benefícios à saúde. Esse alimento faz parte, inclusive, da composição de variados remédios fitoterápicos. Isso porque essa é uma fruta com alta concentração de vitaminas B1, C e E. Minerais como cálcio, manganês, ferro e fósforo também estão presentes nessa fruta.

O tamarindo também tem uma boa quantidade de fibras em sua composição, o que faz esse alimento ser benéfico para questões intestinais. Por incrível que pareça, no entanto, ele é super calórico: a cada 100 gramas da fruta, há 280 calorias e 73% de carboidratos. Dessa forma, comê-la em excesso pode levar a uma rápida subida de peso. Apesar disso, ela é muito benéfica! Veja abaixo quais os benefícios do tamarindo para a saúde.

1. Regula a digestão

O tamarindo é considerado um laxante natural, o que ajuda no bom funcionamento das atividades intestinais. Dessa forma, se você consumir essa fruta, espere acabar com diarreias e com prisão de ventre. Isso se deve ao fato de que o tamarindo tem boa quantidade de fibras, que estimulam os movimentos do intestino. Elas também auxiliam na produção de suco gástrico.

Como as fibras atuam sobre a produção de bile, comer tamarindo faz com que os alimentos se dissolvam mais rápido. Por isso, diminui a quantidade das flatulências e de sensações de azia.

2. Combate anemia

A boa quantidade de ferro no tamarindo pode incluir essa fruta na alimentação de pessoas que estejam combatendo anemia. O consumo deve ser moderado, uma vez que ferro em excesso pode levar a uma doença chamada hemocromatose.

3. Melhora a circulação sanguínea

O ferro também é um mineral responsável por causar uma melhora na circulação sanguínea. Isso resulta em maior produção de glóbulos vermelhos e em maior circulação de oxigênio para todo o corpo.

4. Auxilia na saúde do sistema nervoso

A vitamina B1, também chamada de tiamina, é um dos nutrientes presentes no tamarindo. Especialistas apontam que consumir essa fruta regularmente, em pequenas porções, pode ajudar a manter a saúde do sistema nervoso. Dessa forma, combateria problemas como insônia, ansiedade, estresse e mesmo depressão.

Outros estudos apontam ainda que o tamarindo pode eliminar aqueles famosos “brancos” que costumam acontecer de vez em quando. Isso porque a fruta melhora as funções cognitivas, a aprendizagem e a memória.

5. É um protetor da saúde cardíaca

benefícios do tamarindo para o coração
Crédito: Pxhere

Todo alimento com boa concentração de vitamina C, fibras e potássio é indicado para a saúde do coração. Um dos benefícios do tamarindo é justamente proteger o coração, uma vez que pode reduzir níveis de pressão arterial e pode diminuir a taxa de colesterol ruim no sangue, o LDL. Isso previne problemas cardiovasculares como AVC, derrames, enfarto e hipertensão.

6. É anti-inflamatório

O tamarindo combate inúmeras inflamações que possam surgir em seu corpo. Essa fruta pode ser utilizada também para tratar gota, problemas reumáticos, irritações nos olhos e artrite.

7. Fortalece as defesas do organismo

A vitamina C é um nutriente com poderosa atuação antioxidante. Assim como outras frutas com essa vitamina, o tamarindo é essencial para fortalecer o sistema imunológico. Com as defesas do organismo fortalecidas, diminuem as chances de haver doenças causadas por bactérias, por infecções, por fungos e por micróbios.

8. Evita pelagra

A pelagra é uma doença causada pela deficiência de vitamina B3 no corpo, também chamada de niancina. Entre os sintomas da pelagra estão artrite, insônia, diarreia e mesmo demência. Consumir o tamarindo pode evitar ou retardar o desenvolvimento dessa doença, por ter em sua composição vitaminas do complexo B, como a B3.

9. Regula os níveis de glicose no sangue

benefícios do tamarindo para o controle da diabetes
Crédito: Freepik

Mesmo que tenha alta taxa de carboidratos em sua composição, o tamarindo pode justamente limitar a absorção de carboidratos de alimentos que podem se transformar em açúcar e gordura. Dessa forma, essa fruta evita um possível descontrole dos níveis de glicose no sangue. Comer tamarindo, portanto, serve como prevenção da diabetes e como controle da doença.

10. Protege a saúde renal

O potássio presente no tamarindo ajuda a eliminar toxinas presentes nos rins. Ele inclusive pode prevenir problemas como o conhecido cálculo renal.

11. Auxilia no desenvolvimento do feto na gravidez

A vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico, é indispensável na alimentação diária de mulheres grávidas. O ácido fólico estimula uma boa divisão celular do feto, bem como seu bom desenvolvimento durante a gestação e após o nascimento. A deficiência nesse nutriente pode resultar em bebês com pouco peso e com problemas cerebrais.

12. Elimina a gordura do fígado

Poucas pessoas sabem, mas o tamarindo combate a gordura que se deposita no fígado. Uma vez que ele reduz os níveis de colesterol, vai limpando a gordura que se acumula ao redor desse órgão. Estudos apontam que uma infusão de tamarindo é a melhor forma de aproveitar esse benefício da fruta.

Benefícios para a pele

benefícios do tamarindo para a pele
Crédito: Nappy

Além dos benefícios do tamarindo para a saúde, você pode encontrar efeitos benéficos dessa fruta também para a pele e para o cabelo. Por suas propriedades anti-inflamatórias, ajuda a eliminar irritações e inflamações na pele. O consumo do tamarindo ainda suaviza a pele e pode tratar problemas como a celulite.

A saúde capilar também pode ser melhorada com a ingestão de tamarindo. Ele fortalece os fios do cabelo e previne sua queda devido a mudanças hormonais e mesmo devido à velhice.

Tamarindo emagrece?

Assim como o abacate, o tamarindo é uma fruta calórica. As 280 calorias por 100 gramas dessa fruta assustam, principalmente se você estiver pensando em emagrecer ou está nesse processo. Em um primeiro momento, as fibras são as grandes aliadas nessa tarefa, já que são eficientes ao promoverem a sensação de saciedade, o que controla o apetite. Isso pode evitar aquela ingestão de calorias extras.

O tamarindo possui, ainda, o ácido hidroxicítrico, o HCA. Estudos científicos apontam que o HCA inibe uma enzima responsável por armazenar gordura no corpo. Portanto, consumir essa fruta regularmente e em pequenas quantidades pode ser bastante benéfico para quem quer perder peso. Lembre-se de praticar exercícios físicos e de cuidar de toda sua alimentação nesse processo.

Como usar?

As pessoas que gostam de frutas azedas, ácidas e cítricas, com certeza não vão achar um problema comer o tamarindo in natura. Para aqueles que preferem um sabor mais adocicado, é possível transformar a fruta em sucos, molhos, compotas, geleias, licores e xaropes. Ela fica excelente como tempero de carnes.

Veja abaixo, portanto, uma receita para fazer um molho de tamarindo.

Receita de molho de tamarindo

benefícios do tamarindo e como usar
Crédito: Pinterest

O molho de tamarindo é muito saboroso e fica delicioso por cima de carnes. Você pode inclui-lo em receitas que envolvam costelinhas de porco, por exemplo, pois dão um sabor super diferenciado e único a esse prato. Se quiser, pode misturar molho barbecue e molho de tamarindo, o que resulta em uma combinação deliciosa.

Ingredientes

  • Tamarindo: 150 gramas;
  • Água: 1 xícara;
  • Vinagre: 1 quarto de xícara;
  • Cebola picada: 1 xícara;
  • Coentro picado: meia xícara;
  • Azeite de oliva: 1 xícara;
  • Folha de louro: 1 unidade;
  • Salsa: meia xícara;
  • Sal e pimenta do reino: a gosto.

Modo de preparo

1. Coloque todos os frutos de tamarindo em uma panela. Adicione água. Deixe ferver até que polpa e semente se soltem. Não é necessário mexer.

2. Quando o ponto do tamarindo estiver mole, transfira todo o conteúdo da panela (inclusive a água) para uma peneira. Você deve passar pela peneira o máximo que conseguir da polpa da fruta.

3. Em um liquidificador, coloque a polpa peneirada da fruta e os demais ingredientes. Bata tudo por pelo menos dois minutos a fim de garantir uma mistura homogênea.

4. Devolva a mistura à panela e deixe ferver. Mexa para que não grude.

5. Agora é só servir.

Os benefícios do tamarindo podem ser aproveitados das mais diversas maneiras. O molho, portanto, é só uma das muitas formas de adicionar essa fruta a sua vida alimentar. O importante é que você consuma não só essa fruta, mas todas as outras, uma vez que cada uma fornece benefícios próprios.

Quer mais uma forma de usufruir dos benefícios do tamarindo? Veja no vídeo abaixo uma receita de geleia da fruta:

Fonte: Research Gate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Conheça os tipos de pão e faça as escolhas melhores para a sua saúde!
Desconfia de uma gravidez? Saiba quais os sintomas iniciais mais comuns!