em

O segredo do pão integral! Estão escondendo algo importante de você! Saiba tudo aqui!

Neste artigo iremos partilhar com você os benefícios de incluir cereais no seu regime alimentar. Contudo, saiba que nem tudo é completamente integral. Existem produtos alterados e o pão integral é um deles. Saiba tudo aqui!

Conforme é de conhecimento geral, os cereais proporcionam alguns alimentos presentes no nosso regime alimentar, tais como a massa, o arroz ou o pão. Eles são produzidos com base no grão do cereal, daí serem integrais. Muitas vezes, estes elementos surgem associados a processos de perca de peso, contudo, têm mais benefícios para além desse.

Estudos recentes comprovam que comer cereais integrais pode evitar casos de morte prematura. Um deles, que vem na publicação British Medical Journal, refere que doenças como câncer do colón, diabetes, doenças infecciosas, cardiovasculares e respiratórias são evitadas a 17% com o consumo de cereais integrais. Um outro estudo presente na revista Circulation evidencia 18% de redução de chances de se ter problemas cardiovasculares.

  • A importância dos cereais

Saiba que realmente estes cereais são especiais. A professora universitária Laura Esquius constata que eles são 80% mais ricos em fibras, minerais, nutrientes, compostos bioativos e fotoquímicos que os cereais refinados. Sendo integral, a constituição do grão é toda aproveitada, desde o farelo ao endosperma, passando pelo germe. O farelo é rico em fibras, minerais e vitaminas, enquanto o endosperma tem muito amido e proteína. Já o gérmen é composto por minerais, proteínas, gorduras e vitaminas.

A graduada Maria Garriga afirma que, sendo a fibra de cariz insolúvel, causa um trânsito intestinal mais salutar, contribuindo para fezes mais duras e menos chances de obstipação. Os ácidos graxos ajudam também para uma regulação no trânsito intestinal. Mais, os compostos da fibra solúvel são vantajosos na diminuição do colesterol, proporcionando saúde cardiovascular. Quem faz ingestão diária de algumas porções de cereais integrais, acaba por ter menos 20% a 30% de propensão de ter doenças desse âmbito. Na verdade, as fibras têm um poder antioxidante, diminuindo os radicais livres que prejudicam as células.

  • Produtos naturais e produtos alterados

Apesar de estarem à venda produtos de cereais naturais, muitas vezes são compostos por farelos ou farinhas que não tem as boas características dos cereais em grão. Saiba que este tipo de produção é possível, mas claro que perde na parte nutricional, sobretudo porque no farelo, por exemplo, não está incluído o germe. Ora, o pão de forma integral é um desses produtos.

Por isso na hora de comprar cereais convém estar atento ao rótulo, para verificar sua composição detalhada. O arroz acaba por ser o cereal mais fácil, pois é mesmo comercializado em grão. Se a dieta for rica em frutas e vegetais, não precisa ter tanto consumo de cereais integrais. Fibra em excesso pode ser prejudicial para a absorção nutricional e funcionamento intestinal. Saiba que 25 gramas de fibra em mulheres, dos 31 aos 50 anos, e 30 gramas nos homens, com as mesmas idades, são as quantidades recomendadas diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Quer livrar-se da acne de forma natural? Siga as 10 dicas que temos para você!

Você toma café? Saiba que esta bebida tão comum pode combater o câncer!