Benefícios espirituais da arruda
Crédito: Freepik

Benefícios espirituais da arruda e como utilizar a planta para se proteger

Acredita no poder espiritual das plantas? Então tenha sempre um pé de arruda em casa e veja como usar

Publicidade

A arruda é uma planta conhecida e usada há séculos e, por isso, é carregada de significados espirituais. Esse significados têm um certo sentido, pois quando surgiu a medicina tradicional e os estudos científicos sobre as plantas, descobriu-se que, de fato, a arruda tem propriedades benéficas para a saúde. Mas as superstições continuam vivas e quem utiliza a arruda para obter benefícios espirituais garante que funciona. Então, veja quais são esses benefícios.

Banho com arruda e sal grosso contra inveja e mau-olhado

O mais conhecido benefício espiritual da arruda é que a planta serve para afastar inveja e mau-olhado. Uma das formas mais populares de obter esse benefício é tomando um banho de arruda com sal grosso.

Para fazer o banho, você vai precisar de sal grosso, arruda fresca ou desidratada, vela branca, bacia, jarro, toalha branca e incenso de arruda.

Modo de fazer

  1. Quando for tomar um banho, leve todos os materiais para o banheiro.
  2. Coloque água morna dentro de uma bacia grande e coloque metade do sal grosso dentro para ir dissolvendo e adicione a arruda.
  3. Acenda a vela e os incensos.
  4. Tome seu banho no chuveiro, normalmente, e deixe que a fumaça dos incensos envolva seu corpo. Cuidado com a chama da vela: mantenha-a longe de qualquer coisa que possa queimar.
  5. Ao longo do banho, faça muitos pensamentos positivos sobre a sua vida e desejos de coisas boas às pessoas que o cercam.
  6. Quando terminar o banho, use o jarro para ir pegando a água com sal grosso e arruda e jogando no corpo, do pescoço para baixo.
  7. Em seguida, pegue na mão um pouco do sal grosso e arruda que sobrou e pressione contra sua nuca por alguns minutos.
  8. Jogue o sal fora pelo ralo, a arruda no lixo e seque o corpo calmamente, mantendo os bons pensamentos.

Atenção: não saia ao sol depois de usar a arruda na pele, pois ela pode causar queimaduras e manchas. Faça esse banho à noite e tome outro banho normal na manhã seguinte, antes de se expor à luz do dia.

Publicidade

Arruda para benzer

O benzimento é uma técnica muito antiga, que muitas avós e bisavós ainda praticam como forma de proteger o corpo e o espírito contra o mal, seja de encostos, pessoas invejosas ou doenças.

Para se benzer com arruda, pegue um ramo da planta, uma cadeira, um copo de água e vá para um local calmo e silencioso, onde ninguém irá interromper.

Sente-se na cadeira, respire fundo e feche os olhos. Segure o ramo de arruda e faça uma oração para se conectar com Deus e agradecer pela sua vida. Depois, recite a seguinte oração:

“Deus te fez, Deus te criou. Deus tire o mal que no teu corpo entrou. Em louvor de São Pedro e São Paulo, que tire esse mau olhado, inveja ou feitiçaria. Assim como Deus fez o mar sagrado, assim ele te tire este mau olhado ou olho grande. Assim como Nosso Senhor foi nascido em Belém, e crucificado em Jerusalém, assim se vá o mal desta criatura se por acaso o tem”.

Publicidade

Enquanto faz a oração, vá molhando o galho de arruda dentro do copo de água e fazendo um sinal de cruz da cabeça aos pés.

Quando terminar, jogue fora água e o galho de arruda, do portão para fora da casa. Repita o benzimento por três dias seguidos. No último dia, pegue a planta e enterre num jardim.

O que significa se a arruda murchar?

Diz a sabedoria popular que, quando você tem um vasinho com arruda em casa e ele murcha, as más energias estão por perto.

Publicidade

Preste atenção na planta toda vez que for receber alguém diferente em casa para ver se ela sofre alguma mudança dias depois que a pessoa foi embora.

Se notar que a planta murchou, descarte-a para fora de sua casa, pois ela está carregada das más energias que absorveu.

Cuidados no cultivo da arruda

Para manter um vasinho de arruda como proteção na sua casa, veja quais são as principais dicas de cultivo que essa planta precisa:

Publicidade
  • Regue moderadamente, quando perceber que a terra está secando;
  • Mantenha a planta em um local onde bate bastante sol, pode até ser o dia inteiro ou, no mínimo, 4 horas de sol sobre a planta por dia;
  • Plante em uma terra bem leve, com composto orgânico. Não precisa adubar, mas se quiser, ela vai agradecer por receber um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido na terra a cada 3 ou 4 meses.

Veja também: Como usar arruda para tratar da saúde

PODE GOSTAR TAMBÉM