em

5 Benefícios do mel para o cabelo

Além de usar o mel para fazer deliciosos pratos e adoçar seu chá, veja o que ele pode fazer pelo seu cabelo
quais benefícios do mel para o cabelo
Crédito: Pixabay

O mel é amplamente utilizado em receitas, sejam doces ou salgadas. É um excelente substituto natural do açúcar e perfeito para as receitas agridoces. Por conta das suas poderosas propriedades medicinais, ele também é usado de forma tópica. Ou seja, fazendo misturas com outros ingredientes para usar como máscara facial e máscara capilar. Sendo assim, você vai conhecer a seguir os benefícios do mel para o cabelo.

Quais são os benefícios do mel para o cabelo?

cinco principais benefícios do mel para o cabelo
Crédito: Pixabay

Além dos ótimos benefícios do mel para a pele, esse ingrediente também ajuda a manter a saúde dos cabelos. Veja de que formas:

1. Nutrição dos fios

O mel possui vitamina C, B e E. Também possui cálcio, magnésio, aminoácidos e flavonoides, que são necessários para o corpo todo, inclusive para os cabelos. Então, ao aplicá-lo como máscara capilar, ele vai atuar como uma ótima fonte de nutrição para um cabelo mais saudável.

2. Promove a hidratação

O efeito do mel como hidratante está no seu poder de proteger os fios contra a perda de água, mantendo-os mais hidratados. Ele é especialmente recomendado para tratamento em cabelos danificados, porosos, quebradiços e elásticos.

3. Contribui com a restauração e cicatrização

Além dos problemas mencionados anteriormente, o mel possui efeito cicatrizante e antioxidante que ajuda na restauração de um couro cabeludo machucado. As queimaduras podem ocorrer tanto por excesso de procedimentos químicos, quanto por excesso de secador, chapinha ou sol. Então uma máscara à base de mel vai ajudar a curá-lo mais rápido.

4. Limpeza do couro cabeludo

Periodicamente é importante fazer uma esfoliação capilar para remover as células mortas do couro cabeludo. Assim, ele consegue absorver melhor os produtos utilizados como tratamento. O mel, por ser esfoliante em seu estado mais sólido, é uma boa opção para fazer parte das máscaras de esfoliação do couro cabeludo, contribuindo com essa limpeza.

5. Combate o ressecamento dos cabelos crespos

Quem tem cabelo crespo sabe que se não mantê-lo bem-cuidado vai ressecar. Então, por ser umectante, o mel é ótimo para fazer tratamentos que mantêm os fios mais hidratados, saudáveis e brilhosos, fáceis de manusear.

Como usar?

usar mel no cabelo
Crédito: Pixabay

As formas de uso para obter os benefícios do mel para o cabelo variam. Primeiro precisa separar por tipo de tratamento, ou seja, se quer fazer uma limpeza do couro cabeludo, uma hidratação ou nutrição.

Dentro dessas opções pode escolher por fazer máscaras capilares caseiras ou comprar produtos que contêm mel na composição. Há diversas opções no mercado de máscaras para hidratação capilar com mel.

Se preferir optar pelas receitas caseiras, veja essas sugestões abaixo e faça o teste até descobrir a que traz melhores resultados para o seu cabelo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

chá de sene
Benefícios e como fazer chá de sene
penteados fáceis
Penteados fáceis para fazer quando estiver com pressa