em

8 Benefícios da jurubeba para a saúde

Já conhecia a jurubeba? Talvez ela esteja no seu quintal, esperando para fazer bem à sua saúde.
benefícios da jurubeba
Crédito: Wikimedia

Se você não conhecia essa planta, vamos lhe mostrar o quanto ela pode trazer benefícios para a saúde. A jurubeba pode estar no seu quintal sem que você saiba reconhecê-la, então descubra agora se tem um remédio caseiro plantado e comece a usufruir dos benefícios da jurubeba.

O que é a jurubeba e para que serve?

A jurubeba é uma planta medicinal muito comum no brasil. Ela é comestível (a raiz e o fruto) e também serve para fazer chá e compressa.

Pode ser que você encontre uma jurubeba sem frutos, então quer dizer que é uma planta macho. Apenas a jurubeba fêmea dá frutos e também cresce um pouco mais em estatura e no tamanho das folhas.

Existem vária espécies de jurubeba, algumas tóxicas, então tome cuidado ao escolher. A planta boa para consumo possui espinhos e folhas em formato de coração, com frutos redondos em cachos, que ficam amarelos depois de maduros.

8 Benefícios da jurubeba

Escolhendo a planta certa e consumindo sem exagero, a jurubeba é ótima aliada a vários tratamento de saúde. Selecionamos 8 benefícios da jurubeba para você conhecer.

1. Anti-inflamatório

Inflamações na pele podem ser tratadas com a compressa de jurubeba, feita da mesma forma que um chá, mas embebendo um pano limpo no líquido e colocando sobre a pele.

2. Estimulante

A jurubeba também é uma planta estimulante que ajuda a acelerar o metabolismo, trazer energia e promover o emagrecimento.

3. Diurético

Por ser uma planta de efeito diurético a jurubeba é aliada no tratamento de cistite e infecção urinária, além de estimular o trabalho dos rins.

4. Controla a diabetes

Pessoas que têm diabetes ou pré-diabetes podem falar com seu médico sobre o uso da jurubeba no controle da doença, junto de uma dieta balanceada.

5. Digestivo

Problemas de estômago também podem ser tratados com a jurubeba, que também promove mais saúde para o trato gastrointestinal.

6. Descongestionante

Rinite, gripe, resfriado, problemas respiratórios… Tudo isso pode ser aliviado com a jurubeba, junto ao tratamento prescrito pelo médico.

7. Febrífugo

A febre é um sinal que organismo envia quando o corpo está doente, então não deve ser ignorada. Mas depois do diagnóstico feito pelo médico, a jurubeba pode ajudar a baixar a frebre.

8. Laxante

Quando tiver prisão de ventre por um período maior que o normal, o chá de jurubeba é um laxativo eficiente, mas tome cuidado para não ingerir em excesso.

Contraindicação

Mesmo a espécie de jurubeba que não é tóxica deve ser consumida com cuidado. Não deve-se fazer uso contínuo por mais de uma semana ou haverá risco de intoxicação, que causa náuseas, vômito, diarreia, dor de estômago e tontura.

Como fazer conserva de jurubeba?

Uma das formas de consumir a jurubeba é fazer uma conserva salgada com seu frutos. Apanhe os cachos da planta ainda verdes e veja no vídeo abaixo como é o passo a passo:

As dicas desse artigo não substituem uma consulta ao médico. Antes de iniciar um tratamento com essa planta, faça um teste para prevenir reações alérgicas. Não faça a automedicação sem um diagnóstico e recomendação de um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

plantas que afastam insetos
As 10 melhores plantas que afastam insetos de casa
como limpar tela de celular corretamente
Dicas de como limpar tela de celular e evitar germes e bactérias