beneficios de tirar cochilo
Crédito: Freepik
em

Benefícios de tirar cochilos durante o dia (e quanto tempo ele deve durar!)

Tirar uma soneca depois do almoço pode ajudar a se sentir com mais disposição e ficar mais produtivo

Além de ter noites com sono profundo e tranquilo, tirar cochilos durante o dia faz bem para a saúde. Ao longo do dia, o corpo e a mente vão se cansando, e tirar cochilos rápidos ajuda a trazer mais atenção, melhora a capacidade motora, é bom para a memória e para a percepção do que está acontecendo em volta.

Benefícios do cochilo

Quando você tira um cochilo de alguns minutos depois do almoço, que é na metade da sua jornada de trabalho ou de outras atividades, os benefícios são bem variados, ajudando o corpo todo e a mente:

  • Melhora da concentração;
  • Melhora da produtividade;
  • Melhora da disposição;
  • Melhora do humor;
  • Melhora da memória e agilidade mental;
  • Redução do estresse.

Quanto tempo deve durar um cochilo?

O ideal é que a soneca seja de 20 a 25 minutos. É tempo o suficiente para descansar e acordar com mais energia. Se deixar passar de 30 minutos, o efeito poderá ser o contrário: cansaço, preguiça e até mais dificuldade para dormir à noite. Claro, esse efeito varia de pessoa para pessoa, mas de modo geral é isso.

Quando o cochilo é recomendado?

Nem todo mundo sente necessidade de tirar um cochilo durante o dia. Algumas pessoas se sentem com bastante energia o dia todo, então não precisam dormir para se sentirem melhor. Não é uma obrigação para melhorar a saúde.

Porém, o cochilo depois do almoço ou no meio da tarde é uma prática recomendada para pessoas que se sentem muito sonolentas depois de algumas horas trabalhando e quando sabem que vão estender a jornada de trabalho até a noite.

Cuidado com o sono excessivo

Agora, se a vontade de dormir surgir várias vezes durante o dia, é um sinal de alerta. Não é normal sentir sono o dia todo, e isso pode ser indício de algum problema de saúde ou desequilíbrio que deve ser investigado por um especialista. Então, o ideal é consultar um médico e também dar uma reorganizada na rotina, caso esteja trabalhando exaustivamente, pois essa pode ser a causa.

Aproveite e veja quais são as principais doenças do sono

ensaio gêmeas 98 anos

Gêmeas comemoraram 98 anos — e contaram o segredo da longevidade

comidas das festas antigamente

Todas as festas dos anos 80 e 90 tinham essas comidas