benefícios da chaya
Crédito: Wikimedia Commons
em

Benefícios da chaya

Conheça os benefícios dessa planta, também conhecida como árvore de espinafre e que é utilizada há muito tempo na medicina natural

As plantas medicinais estão sendo muito procuradas por grande parte das pessoas devido à facilidade na preparação e acessibilidade. Utilizadas desde as primeiras civilizações, os benefícios da chaya são reconhecidos pela cultura popular.

A Cnidoscolus chayamansa é originária da Península de Yucatán, no México, onde era utilizada para diversos preparados medicinais. É interessante saber que a folha, se consumida crua, é extremamente tóxica. Ela só pode ser consumida depois de cozinhar por 15 minutos.

Benefícios da chaya

chaya benefícios para a saúde
Crédito: Wikimedia Commons

Preparado de forma simples, seu chá, segundo populares, promete regular os níveis de colesterol e ácido úrico, ajudar no combate ao câncer, melhorar as condições do fígado, do sistema metabólico, da função cerebral e da visão.

1. Diabetes

Um estudo comprovou a eficácia do uso da planta para combater o diabetes. De acordo com os resultados, ela não interfere na produção ou controle da insulina. Porém tem forte atuação na absorção da glicose, tendo uma atuação também diurética e desintoxicante no organismo.

2. Massa magra

Sua folha é riquíssima em proteínas vegetais, comparada ao feijão, sendo assim excelente para quem está buscando desenvolver a massa magra. Além disso, é pobre em calorias, fazendo com que a energia necessária para as atividades seja proveniente de melhores fontes, como a gordura corporal.

3. Nutritiva

Além de ser rica em fibras, nada de gordura e baixo carboidrato, a folha contém uma boa quantidade de vitamina C.

Como já foi dito, ela possui um alto teor de proteína, sendo rica em cálcio, fósforo, ferro, tiamina, riboflavina e niacina. Contém também retinol, betacaroteno, potássio, magnésio, zinco, cobre, alanina, arginina, lisina e muitos outros aminoácidos.

4. Antioxidante

Além de ser diurética e desintoxicante, atua com um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres com eficácia. Isso previne a degeneração macular, envelhecimento precoce e outras doenças relacionadas, além de proteger as células e o sistema cardiovascular.

5. Ajuda a combater o câncer

De acordo com um estudo realizado com ratos de laboratório, a folha tem capacidade anticancerígena e antimutagênica. A administração da planta fez com que 72% das cobaias sobrevivessem, porém ainda não foi testado em humanos, sendo assim uma possibilidade em aberto.

Emagrece?

chaya emagrece
Crédito: Wikimedia Commons

Por ter ação diurética, ajuda a eliminar o inchaço do corpo, eliminando o líquido retido. Ajuda também no processamento do açúcar, facilitando sua eliminação, além de ajudar a formar massa magra.

Dessa forma, é possível que, se aliada a uma alimentação e atividades físicas balanceadas, seu uso possa sim ajudar a emagrecer.

Como fazer o chá de chaya

Lembre-se de que suas folhas, quando cruas, possuem cianogênicas que produzem cianeto de hidrogênio – ou seja, são venenosas!

Para fazer o chá, certifique-se de que a procedência das folhas é boa. Diversas folhas similares são venenosas, inclusive quando cozidas. Um bom exemplo é a mandioca brava, que não deve ser ingerida e tem folhas muito similares, por pertencerem à mesma família.

Ingredientes

Água: 2 copos;
Chaya: 3 folhas.

Modo de preparação

  1. Em uma panela, ferva a água com as folhas por 15 minutos;
  2. Desligue o fogo e tampe a panela até que o chá esfrie um pouco. Está pronto para bebê-lo.

Consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer remédio natural, pois cada organismo reage de forma diferente.

Onde comprar

Você pode encontrar as folhas já secas em casas especializadas em produtos naturais ou na internet. Feiras semanais também costumam ter a folha, a depender da localidade. O melhor é colher do pé, certificando-se de que é a planta correta.

Receita de arroz com chaya e pimenta rosa

chaya receitas
Crédito: Wikimedia Commons

Ingredientes

Arroz: 500 gramas;
Azeite de oliva: 1 fio;
Alho: 2 dentes;
Cebola: 1 unidade pequena;
Chaya: 10 folhas;
Pimenta rosa: 1 colher (sobremesa);
Água: o suficiente para cozinhar;
Tempero pronto: a gosto.

Modo de preparo

  1. Pique a cebola, o alho e as folhas;
  2. Refogue a cebola até dourar e acrescente o alho;
  3. Junte o arroz e refogue bem;
  4. Coloque as folhas, a pimenta e o tempero pronto;
  5. Coloque água já fervendo e deixe cozinhar até dar o ponto.

O que você achou dessa planta? Você comeria? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Inteligencia Artifical pode prever quais pacientes precisam de tratamento de emergencia

Inteligência artificial pode prever quem precisa de tratamento de emergência

plantas que dão azar

5 Plantas que dão azar