em

AmeiAmei HahahaHahaha

Benefícios da casca de tangerina para a saúde

Deixe de jogar fora essa parte da fruta que pode fazer tão bem para sua saúde
casca de tangerina benefícios para a saúde
Crédito: Unsplash

Costuma jogar a casca de tangerina no lixo? Mude esse hábito! Afinal, esse ingrediente, embora seja desvalorizado pela sociedade, esconde diversos benefícios extremamente valiosos para o organismo. Então confira abaixo como aproveitar as vantagens desse alimento na sua casa.

Quais são os benefícios da casca de tangerina?

benefícios da casca de tangerina
Crédito: Pixabay

Como um ingrediente que sempre é jogado fora pode ser útil para o organismo? A resposta desse dilema está abaixo, com todas as explicações sobre os valiosos benefícios que a casca dessa fruta pode trazer para a saúde.

Aliada da saúde bucal

Devido ao alto teor de vitamina C, aliado à presença do cálcio e do fósforo, ela possui um papel muito útil na prevenção de cáries e na manutenção da boa saúde bucal.

Ajuda a emagrecer

É excelente para auxiliar na perda de peso. Rica em fibra, nutriente que provoca a sensação de saciedade, fazendo com que a sensação de fome seja diminuída e que auxilia na eliminação das fezes pelo trato fecal.

Além disso, suas vitaminas ajudam a inibir a produção de cortisol, hormônio do estresse, que pode influenciar no armazenamento de gorduras.

Por fim, devido ao fato de ser um alimento com baixo teor de gordura e calorias, ela é uma aliada perfeita para dietas balanceadas para perda de peso, ajudando o organismo a se adaptar melhor à nova alimentação.

Aumenta a imunidade

Por possuir altos níveis de vitamina C, a casca desse alimento é muito útil para o combate à gripe.

Para esse propósito, pode ser feito um chá com ela, consumido ainda quentinho e logo depois de ser feito, para que as propriedades não se percam com o tempo.

Fortalece os músculos

A casca dessa fruta é ideal para praticantes de esportes, fortalecendo os músculos, devido a seu alto teor de potássio, o que evita cãibra durante a atividade.

Além disso, sua vitamina C favorece a produção de colágeno, ajudando a sintetizar esse componente responsável pelo fortalecimento dos tecidos do corpo.

Como consumir

Ela não deve ser consumida pura, tendo que ser usada em outros componentes, como um chá. A opção mais popular para consumo dessa casca é fazê-la cristalizada, resultando em uma excelente e saborosa sobremesa.

Veja no vídeo como fazer essa receita:

Como fazer o chá

Embora as cascas cristalizadas sejam gostosas, elas possuem açúcar e passam por um processo que acaba desperdiçando alguns nutrientes. Desse modo, o chá é a maneira mais saudável e nutritiva de consumi-la, conservando a maioria de suas propriedades. Veja abaixo a receita de como fazer.

Ingredientes

Casca de uma tangerina;
Água:1 litro.

Modo de preparo

  1. Lave bem as cascas e leve os dois ingredientes juntos ao fogo;
  2. Assim que ferver, cozinhe por 5 minutos;
  3. Tampe e espere amornar. Coe antes de tomar.

Esse chá pode ser consumido gelado ou quente. Fica a seu gosto.

Como secar casca de tangerina

Para desidratá-las é necessário que as coloque em uma forma, deixando-as expostas ao sol por alguns dias. Depois, guarde-as em um saco bem fechado dentro da geladeira, evitando contato com o meio externo e sua umidade. Vale lembrar que se guardadas na geladeira, elas podem ser conservadas por até dois ou três meses.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

para que serve amora branca
Para que serve a amora branca?
como fazer amoeba
Como fazer amoeba em 10 receitas