canela nas plantas
Crédito: Pixabay
em

Canela nas plantas: conheça os benefícios e como usar

A canela elimina fungos e protege as plantas de pragas. Veja como aplicá-la em seus vasinhos ou no quintal

Além de ter um sabor e um aroma únicos, a canela também oferece muitos benefícios à saúde humana. É uma especiaria termogênica que acelera o metabolismo, melhora a circulação, a saúde do intestino, é bactericida, fungicida e muito mais. Como se não bastasse, várias dessas propriedades são benéficas também para as plantas. Então, veja por que e como usar canela nas plantas da sua casa.

Veja também: benefícios da canela para a saúde

Usar canela em pó nas plantas funciona mesmo?

Essa é uma questão pertinente que não depende, apenas, de “sim” e “não” como resposta. Veja bem. Para ser usada nas plantas, deve escolher a versão em forma de óleo essencial dessa especiaria. Esse óleo pode ser comprado ou feito em casa com aquele tipo de canela comum que vende no supermercado mesmo, seu nome científico é Cinnamomum cassia.

Dessa canela, as propriedades que fazem efeito na sua horta são o cinamaldeído e o eugenol. É importante saber essas informações, porque não basta simplesmente jogar um monte de canela em pó na sua horta esperando que ela fique maravilhosa e sem pragas para sempre, pois não é bem assim que acontece.

Porém, se fizer a aplicação equilibrada de óleo essencial de canela nas plantas, pode, sim, obter efeitos positivos. Entretanto, não há como saber qual será a reação da canela sobre cada tipo de doença ou praga a ser tratada. É uma questão de testes, pois os estudos em laboratório sobre esse tema ainda estão em andamento.

Como usar canela nas plantas e quais os benefícios

os benefícios de usar canela nas plantas
Crédito: Pixabay

Então, agora você já sabe que o uso pode funcionar, sim, dependendo do problema a ser tratado ou prevenido. Também sabe que a forma mais eficiente de uso é o óleo essencial de canela. Agora siga as instruções para obter efeitos positivos na sua horta ou jardim.

Extrato de canela para inibir doenças no alface

As propriedades ativas do óleo essencial de canela (cinamaldeído e o eugenol) possuem a capacidade de matar ou reduzir o ataque de fungos e bactérias nas plantas. Mas não há como saber, antes de testar, quais tipos de fungos e bactérias serão mesmo eliminados ou afastados.

Em um estudo realizado na Universidade Federal de São Carlos, testes comprovaram que o extrato de pau de canela foi eficaz na inibição completa do crescimento de colônias de fungos nas alfaces.

Para usar, misture 100 ml de água com 5 gramas de pau de canela, mantendo no fogo em fervura por 5 minutos. Depois filtre em um coador de café, coloque em um borrifador e borrife nas suas alfaces e outros vegetais para testar. Também pode pulverizar nas sementes de alface antes de plantar.

Eliminação de insetos

Da mesma forma que existem estudos em andamento para inibir doenças, também existem estudos que apontam bons efeitos da canela para matar certos tipos de carunchos, como os que atacam feijão, arroz e milho.

Baratas e ácaros também reagem ao efeito da canela de forma positiva para a saúde humana, mas tome cuidado, pois você só vai ver esse efeito se usar uma dose muito alta de canela, o que não é recomendado, pois pode acabar matando suas plantas.

Se usar em doses baixas que também são mais seguras, seu óleo essencial vai servir como um bom repelente de insetos. Pode usar a mesma receita da dica anterior, fervendo paus de canela em um pouco de água para borrifar nas plantas depois.

Afastar formigas

Para essa dica, sim, você pode usar a canela em pó. O efeito, nesse caso, é que as formigas não conseguem caminhar sobre a canela em pó, então você pode fazer uma barreira no chão, ao redor das plantas, evitando que as formigas cheguem até suas plantas e comam as folhas. Esse é o único efeito. Nas formigas a canela não funciona como repelente.

Agora é só fazer o seu óleo essencial de canela em casa e começar a testar. Mas lembre-se que ainda não existe uma dosagem considerada segura e eficaz para as plantas, sendo que, se usar de menos, pode não fazer efeito e, se usar em excesso, pode matar sua planta. Por isso, faça testes usando um pouco de cada vez e observe como suas plantas reagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

o que é importante limpar

O que é realmente importante limpar, segundo especialistas

sintomas de câncer de pulmão

10 Sintomas de câncer de pulmão e seus tratamentos