em

AmeiAmei

Conheça os benefícios do azeite de oliva no cabelo e saiba como usá-lo

Trate dos seus cabelos de forma natural, saudável e econômica.
azeite de oliva no cabelo
Crédito: Pixabay

A cozinha guarda muitos produtos que poderiam ser facilmente encontrados em um salão de beleza. O uso do azeite de oliva no cabelo, por exemplo, é extremamente vantajoso e faz até mais pelos fios do que produtos cosméticos profissionais e caros.

Obtido por meio da prensagem a frio da azeitona, o azeite de oliva mais indicado para o uso capilar é o extravirgem. Assim, garante-se que todas as suas características positivas foram mantidas e que os efeitos serão realmente bem percebidos.

6 Benefícios do azeite de oliva no cabelo

O alto valor nutricional desse óleo vegetal faz com que seja benéfico tanto na sua forma pura como misturado a outros ingredientes. A maior vantagem é o fato de ser um produto 100% natural, ou seja, se usado da forma correta, existem poucas chances de danificar a fibra capilar.

Conheça melhor os principais benefícios do azeite de oliva no cabelo e explore todo o potencial regenerador daquilo que usava apenas para cozinhar.

Reduz os danos causados pelo sol

Rico em vitamina E e com propriedades antioxidantes, o azeite protege o cabelo do efeito dos radicais livres e também ameniza o estrago natural causado pelos raios solares. O seu uso proporciona uma aparência mais brilhante e saudável.

Hidrata profundamente os fios

Os ácidos gordos monoinsaturados, presentes em alta concentração no óleo, criam uma espécie de camada protetora no cabelo. Além de proteger da ação negativa de agentes externos, deixa-o bastante hidratado e é muito útil para quem sofre com ressecamento e com pontas duplas.

Ajuda a fortalecer o cabelo

As vitaminas A, K e E da fórmula ajudam a tornar os fios mais resistentes. A ação dos antioxidantes também influencia nesse aspecto, pois impedem a oxidação da proteína, fator que contribui para a queda e para a quebra dos fios.

Preserva o couro cabeludo

Com um alto teor de ácido oléico, o azeite de oliva auxilia na proteção do couro cabeludo. Isso significa mantê-lo saudável e livre do ressecamento, situação que normalmente origina as incômodas caspas.

Diminui o frizz

Não tem coisa mais irritante do que aqueles pequenos fios eriçados no cabelo que acabam por deixá-lo com uma aparência desarrumada. O uso do azeite de oliva ajuda a resolver a questão, fornecendo a hidratação necessária para manter os “rebeldes” sob controle.

Auxilia na eliminação dos piolhos

Esses parasitas muitas vezes são resistentes até aos mais avançados produtos químicos comprados nas farmácias. Mas as propriedades antibacterianas e antifúngicas do azeite de oliva serão dominantes na luta contra a infestação.

Como usar

Existem diferentes formas de usar azeite de oliva no cabelo, tudo depende de qual o resultado desejado. Dá para promover o crescimento dos fios, fazer uma umectação poderosa e até resolver algumas questões que parecem não ter solução.

Tratamento para estimular o crescimento

Se você tem a impressão de que seu cabelo não cresce, vale a pena testar essa máscara simples com apenas dois ingredientes.

Ingredientes

  • Óleo essencial de alecrim: 4 gotas;
  • Azeite de oliva extravirgem: 4 colheres.

Modo de preparo

1. Misture o óleo essencial com o azeite e leve ao fogo em banho-maria.

2. Deixe a mistura esfriar e aplique no couro cabelo fazendo movimentos circulares para estimular a circulação sanguínea.

3. Coloque uma touca e cubra a cabeça com uma toalha quente e úmida. Deixe atuar durante 45 minutos e depois lave com xampu normalmente.

Tratamento para eliminar piolhos e caspas

Azeite de oliva no cabelo, como já foi dito, é uma ótima forma de manter os fios, mas também o couro cabeludo saudável. Mantenha os parasitas longe com essa mistura.

Ingredientes

  • Azeite de oliva: 2 colheres de sopa;
  • Óleo essencial de tea tree: 15 gotas.

Modo de preparo

1. Adicione o óleo ao azeite e aplique a mistura no couro cabeludo e comprimento do cabelo.

2. Cubra a cabeça com uma touca e enrole uma toalha por uma hora.

3. Após esse tempo, penteie o cabelo com um pente fino para remover os piolhos.

4. Por fim, lave com xampu retirando o óleo.

Esse tratamento também é eficiente para caspas e, nesse caso, você pode usar outros óleos essenciais, como hortelã-pimenta.

Hidratação para pontas ressecadas

O seu maior problema é as pontas ressecadas? Resolva isso com o uso de azeite de oliva no cabelo aliado a outros produtos, como o vinagre de maçã.

Ingredientes

  • Ovo: 1 unidade;
  • Vinagre: 1 colher de sopa;
  • Azeite de oliva extra virgem: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mas não deixe ferver para não cozinhar o ovo.

2. Espere o preparado esfriar e aplique sobre as pontas duplas. Deixe atuar por 30 minutos.

3. Depois, lave o cabelo normalmente.

Umectação para cabelos ressecados

Existem cabelos com necessidades muito maiores de hidratação e que precisam ser umectados. Para isso, a única coisa que você vai precisar é do azeite de oliva puro. Basta aplicar o óleo vegetal no cabelo seco, mecha por mecha, e deixar agir por 1 hora. A seguir, é só lavar com o xampu habitual.

Veja no vídeo abaixo uma das formas de aplicar azeite de oliva no cabelo:

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Depois de ler isto nunca mais vai jogar no lixo os dentes de leite do seu filho
Policiais franceses obrigam muçulmana a tirar roupa na praia, veja as reações!