em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Álcool de alecrim: benefícios e como fazer

Usado há muitos anos, é possível fazê-lo em casa e aproveitar suas propriedades
Álcool de alecrim
Crédito: Pixabay

Muitos sabem que o alecrim é uma planta com diversos propósitos medicinais, capaz de beneficiar diversas funções do organismo. Porém, o que muita gente não sabe é que existe um composto que contém todas essas vantagens e que é muito prático de ser feito: o álcool de alecrim. Veja abaixo quais benefícios esse ingrediente pode gerar e como fazê-lo.

Benefícios do álcool de alecrim

Ele não é muito conhecido, porém, oferece diversos benefícios para quem o usa, sendo um ingrediente muito importante para diversas funções corporais e de bem-estar.

Desenvolve a memória

Dentro desse álcool, existe um componente químico chamado 1,8 cineol, que foi comprovado como um excelente componente para auxiliar o desenvolvimento da memória. O alecrim possui um alto teor dele, fator que promove um aumento na concentração da substância no cérebro.

É importante expor que esse importante neurotransmissor está associado às tarefas de aprendizado e, principalmente, de memorização. Por isso, ele possui um papel muito importante para a assimilação de conteúdo.

Além disso, auxilia na melhora do foco e da capacidade de concentração, também ajudando a prevenir o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento, sendo excelente para pessoas com dificuldade de memorização.

Combate os radicais livres

álcool de alecrim benefícios
Crédito: Unsplash

O álcool dessa planta possui um forte teor de antioxidantes, bloqueando a atividade dos radicais livres sobre as células do corpo e protegendo os neurônios contra danos degenerativos.

Além dos neurônios, as células do corpo em geral se beneficiam dessa propriedade, pois o alecrim melhora a circulação. Essa melhora na circulação faz com que os seus compostos ativos migrem por todo o organismo, reduzindo a atividade dos radicais livres, o que reduz consideravelmente o desgaste celular provocado pelo meio externo.

Previne infecções

Tem um forte poder de combate contra infecções, porque os fitoquímicos desse álcool possuem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas, fazendo como se houvesse uma camada extra de proteção no organismo, fator que previne a entrada de agentes infecciosos no corpo.

Além disso, os antioxidantes da planta formam um tipo de proteção secundária à resposta do sistema imunológico principal. Então, caso um agente maligno consiga passar despercebido pelas células de defesa, as propriedades nutritivas do ramo, como os ácidos rosmarínico, cafeico, betulínico e o carnosol, fazem uma espécie de segunda barreira, evitando a contração de doenças.

Essa propriedade é muito importante, pois com essa segunda barreira, fica muito mais complicado para que micro-organismos infecciosos consigam entrar no corpo.

Veja também como plantar alecrim em casa.

Como fazer

Com todos esses benefícios disponíveis, é quase irresistível preparar o álcool de alecrim. Confira abaixo como fazê-lo em casa, para usufruir de todas as vantagens que ele pode trazer para a sua saúde.

Ingredientes

Ramos de alecrim;
Garrafa de vidro;
Álcool.

Modo de fazer

  1. A receita de álcool de alecrim deve ser feita com a planta recém-colhida, pois ela fresca possui mais nutrientes;
  2. Coloque alguns ramos de alecrim em uma garrafa de vidro e cubra-os com álcool 70°;
  3. Deixe descansar 15 dias em um lugar escuro;
  4. Agite o vidro todos os dias;
  5. Pode-se deixar nesse estado por 30 dias, se preferir, para obter um composto mais concentrado;
  6. Depois disso, você deve coar o álcool e colocar em um vidro bem fechado, protegendo-o da luz e do calor excessivo.

Como usar

Para usar o álcool é bem simples, mas mesmo com passos fáceis de serem seguidos, é necessário que hajam alguns cuidados na hora da aplicação.

Quando for aplicar o álcool, é necessário que se faça movimentos de massagem, friccionando bem a zona em que o produto está sendo aplicado, pois isso facilita o processo de absorção do álcool pelo organismo.

É importante que não se exceda a aplicação de 3 vezes por dia desse composto, porque assim como diversas plantas medicinais encontradas na natureza, o alecrim também possui efeitos negativos, se usado em excesso.

Saiba mais sobre o uso dessa plantinha na cozinha com o vídeo:

20 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tudo sobre chá preto
Conheça os benefícios do chá preto para a saúde
conhecer pessoas
Como conhecer pessoas novas: 10 dicas práticas