como cuidar da begonia maculata
Crédito: Wikimedia Commons
em

Begônia maculata: conheça a planta que todo mundo deseja!

Se você virou um cultivador de plantas dentro de casa e está sempre em busca de novas espécies, vai querer uma dessas

Nos últimos meses, a onda da “urban jungle”, ou “floresta urbana”, tem tomado conta da vida de muitas pessoas, especialmente por causa da quarentena. Esse novo hobby está aumentando demais a procura por plantas de várias espécies para decorar a casa e trazer um ambiente aconchegante, próximo da natureza, mesmo vivendo cercado por concreto. Uma das plantas mais desejadas é a begônia maculata por causa das suas maravilhosas folhas verdes com bolinhas prateadas. Conheça mais sobre ela para saber como cultivar quando conseguir a sua.

Características gerais da begônia maculata

O nome científico da begônia maculata é Begonia maculata cv. ‘Wightii’. Ela faz parte do gênero Begonia e da família Begoniaceae, nativa de várias partes do mundo, como Américas, Ásia e África. São mais 1.500 espécies para conhecer e se apaixonar, sendo cerca de 215 nativas do Brasil.

No caso específico da begônia maculata, ela só existe naturalmente no Brasil, nos estados de Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Na frente da folha ela é verde com bolinhas prateadas, e no verso é um verde prateado.

Se você vir uma que tem o verso rosado e a frente com diferentes tons de verde e bolinhas mais brancas, também é uma maculata, mas de um cultivar alterado geneticamente.

Umidade do solo

cuidados com a begonia maculata
Crédito: Casa

Para um bom cultivo da sua begônia maculata (e outras begônias), é importante manter o solo sempre úmido, pois essas plantas são de regiões tropicais e subtropicais, que são ambientes ricos em umidade. Você pode, inclusive, borrifar água nas folhas delas de vez em quando, durante as estações mais quentes. Antes de regar, deixe que a camada superficial do substrato fique seca.

Iluminação

Também por causa do gosto por ambientes úmidos, essas plantas não são chegadas no sol forte direito em suas folhas. Preferem ambientes com ótima luminosidade e ficam bem se forem cultivadas na sombra, sempre em ambientes com claridade.

Substrato

Para plantar a begônia maculata é importante escolher um solo fértil e fibroso, misturando, por exemplo, esterco curtido ou húmus de minhoca com turfa, esfagno, casca de pinus ou fibra de coco, que são opções fibrosas.

Reprodução da begônia maculata

fazendo plantio da begonia maculata
Crédito: Bramble and Moss

É provável que você vá querer reproduzir sua begônia para ter mais plantas lindas como ela em casa. A reprodução é fácil de fazer. Nos caules delas têm nós de onde saem as novas folhas. Pegue um desses caules, conte umas 4 folhas e faça um corte abaixo.

Coloque esse galho para enraizar dentro de um pote com água ou direto no substrato, mantendo-o sempre úmido. Depois de enraizada, se estiver na água, é só plantar.

Veja também: 7 plantas que vivem bem no ar-condicionado

xanadu planta como cuidar

Xanadu: decore a sua casa com essa planta brasileira

folhas secas para painel

Já pensou em fazer um painel de folhas secas para decorar sua casa?