Menu

Barba-de-serpente: aprenda a cuidar dessa folhagem asiática

De fácil cultivo, essa planta se adapta ao litoral e às regiões mais frias

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

O nome botânico da barba-de-serpente é Ophiopogon jaburan, mas ela tem esse nome popular por causa do formato comprido e fino de suas folhagens. É uma planta de origem asiática, bastante usada como forração e bordadura nos jardins, pois cresce em touceiras baixas, com média de 20 a 40 centímetros de altura. Mas, também fica linda em vasos. Veja quais são os cuidados básicos para cultivá-la na sua casa.

Características gerais da barba-de-serpente

Essa planta possui folhas longas e estreitas, ligeiramente curvadas, que podem ter cor verde ou variegata, que é quando possuem linhas em cor creme. Suas inflorescências aparecem no verão, em espigas e com formato de sino, brancas ou arroxeadas. Mas são bem pequenas e por isso não possuem muito valor ornamental.

Luminosidade

Crédito: Faz Fácil

Tanto o sol pleno quanto a meia sombra agradam a barba-de-serpente, o que é ótimo para você escolher onde vai colocá-la, desde que escolha um local definitivo para que a planta s acostume e se desenvolva melhor.

Clima

Se você mora em uma região que faz muito frio no inverno, pode investir nessa planta, pois ela tolera geada e bastante frio. Além disso, também suporta a maresia nas regiões praianas.

Publicidade

Solo ideal para a barba-de-serpente

Crédito: Pinterest

A barba-de-serpente gosta de um solo rico em matéria orgânica, com boa capacidade de drenagem, bem leve e fértil.

Regas

As regas podem ser feitas de forma regular, quando notar que a parte superior do substrato está começando a secar.

Adubação

Para manter a planta bem bonita e saudável, a adubação pode ser feita duas vezes ao ano, usando húmus de minhoca ou esterco curtido como opções orgânicas, ou um adubo equilibrado, como NPK 10-10-10.

Reprodução da barba-de-serpente

Crédito: Pinterest

Para fazer novas mudas e aumentar a sua produção dessa planta, ou mesmo para dar de presente, a melhor forma é fazendo a divisão de touceiras. Você precisa remover a planta toda da terra, cuidando para não machucar as raízes.

Publicidade

Então, usa um facão esterilizado para cortar a parte das raízes, dividindo uma planta em algumas touceiras. Depois é só replantar cada uma delas no novo local, com uma terra bem fértil, e ir mantendo as regas de costume.

Sair da versão mobile