Banho gelado
Imagem: Freepik

Banho gelado semanal faz bem à saúde, apontam especialistas

Se você mora em um estado onde faz calor o ano todo, não terá dificuldades em tomar o seu banho gelado semanal.

Publicidade

Não é de hoje que muita gente gosta de tomar banho gelado. Aliás, há quem tenham esse hábito diário, sem problema algum com a temperatura da água porque já acostumou.

Mas, se para você está faltando coragem de entrar na água fria todos os dias, saiba que um banho gelado semanal, com cerca de 11 a 15 minutos de duração, é o que basta para obter muitos benefícios à sua saúde física e mental.

Ao menos é isso que afirmam os especialistas da SHA Wellness Clinic em seu protocolo de Respiração Transformativa.

Veja também: Protetor solar: veja o tipo certo para cada pele e como usar

Publicidade

Por que tomar banho gelado semanalmente e como conseguir?

O protocolo inclui uma terapia de banho de gelo para trabalhar também a importância da respiração durante as imersões frias.

Então, não é apenas um banho gelado comum e rapidinho. A ideia é tomar entre 11 e 15 minutos por semana de banhos frios porque foi demonstrado que a exposição ao frio, praticada com frequência, fortalece o sistema imunológico e melhora a qualidade do sono e do humor.

Já são motivos o suficiente para você? Então veja como vencer a dificuldade de entrar na água fria, conforme explicaram os especialistas da clínica em uma entrevista para a revista VOGUE.

Para atingir essa média de 11 a 15 minutos semanais de água fria no chuveiro, teríamos que tentar atingir uma média de cerca de 2 minutos por dia.

Publicidade

Para quem morre de frio, é muito. Então, os especialistas dizem que, para começar, “basta determinação e preparação prévia, começando com banhos de 30 segundos por 5 dias e aumentando o tempo para um minuto nos próximos 5 dias”.

E não vale ficar só com uma parte do corpo embaixo da água. Para que seja eficaz, a água fria precisa cair por todo o corpo e produzir uma ativação total, da cabeça aos pés.

A respiração durante o banho gelado

“Visualizar a experiência nos ajudará a administrar as expectativas e ativar o sistema nervoso parassimpático. Respiração e determinação são fundamentais. Por um lado, a respiração favorecerá a inativação da resposta de fuga característica dos momentos desagradáveis”, explicam os especialistas.

Publicidade

Um bom exercício para começar é respirar pelo nariz:

“É importante estar atento a isso e perceber quando estamos respirando pela boca e corrigir isso. Para enfrentar o frio (ou qualquer situação estressante) é questão de ir andando e alongar ao máximo as inspirações para relaxar. Comece inspirando 3 segundos e expirando outros 3 e aumentando o número de segundos”, apontam.

Benefícios do banho gelado para a saúde

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Ajuda a prevenir o aparecimento de varizes e celulite;
  • Alivia a sensação de pernas cansadas e combate a retenção de líquidos;
  • Alivia a inflamação muscular após atividade física intensa;
  • Ativa a mente enquanto o corpo responde ao frio para manter a temperatura corporal;
  • Provoca uma ativação total devido ao aumento da circulação e seu suprimento de oxigênio;
  • Aumenta a energia porque as terminações nervosas da pele são ativadas em resposta ao frio;
  • É recomendado para a pele do corpo e rosto, reduzindo a inflamação e ativando a circulação, deixando a pele com um aspecto mais firme, elástico e luminoso.

Veja também: Bambuterapia: saiba o que é, vantagens e contraindicações

PODE GOSTAR TAMBÉM