em

Por que o banho diário ajuda a combater a depressão?

A alta temperatura da água pode ser ainda mais benéfica do que o exercício físico
banho diario ajuda a combater a depressao
Crédito: Pixabay

Que um bom banho no final do dia ajuda a combater o estresse e a relaxar, isso todo mundo sabe. E, segundo uma pesquisa publicada na revista científica New Scientist, ele pode ajudar muito mais. Um banho diário ajuda a combater a depressão apresentando melhores efeitos que os exercícios físicos, por exemplo.

Entenda o estudo

Os pesquisadores da Universidade de Freiberg, na Alemanha, afirmaram que um banho de meia hora, à tarde, com temperatura de 40ºC, ajuda a combater a depressão. Essas características elevam a temperatura do corpo e restauram o ritmo circadiano (relacionado com o relógio biológico), que afeta todos os nossos órgãos, incluindo o cérebro.

O estudo foi testado em um grupo de 45 pessoas com depressão. Eles foram divididos em dois subgrupos: um deles tomou banhos diários de água quente até 30 minutos e depois permaneceram mais 20 minutos enrolados em mantas e garrafas de água quente, enquanto o outro grupo fez exercício físico duas vezes por semana, durante 45 minutos.

Depois de oito semanas, o grupo que tomou banho apresentou uma melhora de seis pontos na escala de depressão, enquanto o grupo de exercício apenas apresentou uma melhora de três pontos.

4 Dicas para tomar um bom banho

banho diario ajuda a combater a depressao quente
Crédito: Towel Warmer

A depressão, segundo estudiosos, está ligada aos níveis de serotonina no corpo. A serotonina também está ligada a regulação do humor, que pode ser alterada pela temperatura do corpo. Dito isso, veja algumas dicas que podem ajudar com seus banhos diários.

1. Escolha um horário que normalmente não tomaria um banho

Comprovando que o banho diário ajuda a combater a depressão, os especialistas acreditam que quebrar a rotina com uma ducha no meio da tarde, por exemplo, é uma forma do corpo relaxar e produzir assim produzir o “hormônio da felicidade”.

2. Adicione óleos essenciais

Os óleos essenciais, quando inalados ou aplicados à pele, apresentam vários benefícios. Eles podem ajudar desde problemas físicos, como a congestão nasal, até condições psicológicas, como a ansiedade. Para relaxar, use óleo de bergamota, lavanda, camomila, jasmim ou rosas, que tem propriedades relaxantes.

3. Tome um banho com água quente

A água quente relaxa o corpo, porque faz a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo fluir melhor o sangue e o oxigênio. Com isso, a temperatura do corpo é elevada, o que traz muitos benefícios.

4. Se possível, aqueça o banheiro

É importante lembrar que o ambiente de relaxamento deve ser cautelosamente cuidado. Antes do banho, ligue um aquecedor no seu banheiro, por exemplo, pois quando você entrar no ambiente já aquecido, provavelmente perfumado, seu relaxamento já começara nesse momento.

Fonte: New Scientist.

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
plantas medicinais
Plantas medicinais de A a Z: o guia completo e definitivo
bolacha de natal
2 Receitas de bolacha de Natal