inglês
Crédito: Fran Machoski

Idoso oferece aulas de inglês grátis a quem quiser aprender

Ele vai onde seus alunos estiverem (em Curitiba) e ensina com uma didática que ele chama de dom

Publicidade

Muita gente não aprende a falar inglês porque precisa de aulas, mas não pode pagar um curso. Que bom seria se todas as pessoas com fluência no idioma pudessem transferir esse conhecimento sem cobrar nada.

Para um senhor de 88 anos, conhecido em Curitiba/PR como Seu Henrique, ensinar inglês de graça é um prazer. Ele explica que ensinar é um dom que nasceu com ele, por isso gosta tanto de o fazer.

O professor nasceu em Bagdá e estudou Filosofia na Itália. Em entrevista para a Ecoa, ele contou que essa experiência no país europeu enriqueceu seus conhecimentos sobre idiomas e o ajudou a desenvolver a fluência em outras línguas.

Veja também: Durante pandemia, sobrinha ensina tio a ler e escrever

Publicidade

Seu Henrique ensina inglês de graça em Curitiba

De acordo com o idoso, que na certidão de nascimento se chama Hikmat Daoud Hanna, o hábito de ler, escrever e ensinar o acompanham por toda a vida.

“Gosto muito de ler e escrever. Fui aprendendo idiomas aos poucos. Morei muito tempo em Roma. Naquela época, a Filosofia era ensinada em latim. E o latim é a base de muitos idiomas: italiano, espanhol, português e até um pouco de inglês. Isso me ajudou a aprender com uma relativa facilidade”, explicou.

Seu Henrique também já ensinou inglês de graça em uma associação de moradores e sente que precisa continuar compartilhando o seu dom.

“Esse dom está armazenado em minha mente. Se eu morrer, o dom vai embora comigo. Então, por que não repassar o conhecimento?”, questionou.

Publicidade

Aproveite e veja: Professor arrecadou e distribuiu TVs para alunos conseguirem assistir aulas

Ele vai onde os alunos estiverem

Seu Henrique é um senhor que vive sozinho. Não teve esposa nem filhos. Então, seus alunos são também seus amigos, e conviver com eles é um excelente exercício de saúde mental. Como ele não tem uma sala de aula, vai onde seus alunos estiverem, e não cobra o deslocamento.

“Vou de ônibus. É uma aula de uma hora de duração, uma vez por semana. É o bastante para aprender inglês segundo meu método muito simplificado. Não cobro pelas aulas porque tem muita gente que quer, mas não pode pagar. Mas quem quer contribuir, com algo simbólico, eu aceito”, disse.

Publicidade

Veja também: Alunos pelo Brasil estão fazendo uma surpresa aos professores nas aulas online

As aulas de inglês do idoso viralizaram

Seu Henrique viralizou nas redes sociais por meio de um post da fotógrafa Fran Machoski. Ela conheceu o professor quando gravava vídeos para um de seus perfis. Ao vê-lo parado na rua, com uma placa oferecendo aulas de inglês gratuitas, ela quis conhecê-lo.

“Vi aquela placa e fui conversar com ele. Seu Henrique estava em pé segurando a placa, no Largo da Ordem. Na conversa, logo de cara percebi que era um grande ser humano. Pedi autorização e postei no Instagram. Eu tive a sensação de que aquela história não poderia ficar só comigo. Realmente senti que tinha que divulgar, que nosso país merecia saber, merecia conhecê-lo”, contou a fotógrafa a Ecoa.

Publicidade

Veja também: Menino de 9 anos assiste as aulas enquanto cuida do irmão mais novo

Os alunos adoram as aulas de inglês

O professor Henrique marca a vida de todos que o conhecem. Seus alunos que o digam. O enfermeiro aposentado Hudson Franklin Novak é um dos alunos encantados pela habilidade do professor em ensinar inglês e ser uma pessoa tão agradável.

“Ter aula com ele foi um achado. É uma pessoa que não só distribui conhecimento, mas tem uma palavra bonita, te alegra o coração. Bater um papo, ouvir as histórias dele… é tudo muito enriquecedor”, destacou.

Publicidade

Veja também: Aos 61 anos, Ademir faz sucesso nas redes ensinando a cuidar de plantas

Fonte: UOL Ecoa

PODE GOSTAR TAMBÉM