em

Um aviso para os atletas de fim de semana

Se você é daqueles que só se exercita uma vez na semana, atenção: se esforçar mais em curtos períodos pode fazer mais mal do que bem

aviso para atletas de fim de semana
Crédito: Freepik

Muitas pessoas só têm o fim de semana para praticar esportes. O problema é que, por mais que as atividades físicas sejam ótimas para a saúde, os atletas de final de semana se esforçam muito em um curto período de tempo e isso pode fazer mais mal do que bem. É isso que afirma um estudo realizado em Londres, na Inglaterra.

Entenda o estudo

aviso para atletas de fim de semana entenda
Crédito: Freepik

O estudo foi realizado por especialistas da universidade King’s College, de Londres, e publicado no International Journal of Sports Medicine. Os pesquisadores observaram nove ciclistas profissionais e amadores. O objetivo do estudo era verificar o impacto físico realizado pelo exercício nos atletas de fim de semana, em específico os ciclistas.

Durante o estudo, os especialistas descobriram que essas pessoas que só pedalavam aos finais de semana tentam pedalar tão rápido quanto um ciclista profissional. E isso coloca o corpo sob estresse: a frequência cardíaca aumenta 15%, deixando os músculos sem o oxigênio necessário e se cansando mais rapidamente.

No decorrer do estudo, foi pedido para que os nove participantes pedalassem em uma bicicleta com sensores nos pedais, enquanto era medida a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio. Os participantes pedalaram entre 40 e 90 rotações por minuto.

aviso para atletas de fim de semana saiba
Crédito: Freepik

Quando os amadores aumentaram a velocidade, passando de 40 para 90 rotações por minuto, os sensores detectaram que a pedalada estava 45% mais fraca, a frequência cardíaca havia subido 15% e mais oxigênio estava sendo consumido. Ao mesmo tempo, os ciclistas profissionais não tiveram problemas em aumentar as pedaladas para 90 rotações por minuto.

A grande diferença entre os ciclistas profissionais e os atletas de fim de semana é que os mais experientes podem lidar com a rotação rápida dos pedais, pois eles possuem treinamento. Então seus corpos estão preparados para usar os seus músculos com mais eficiência. Já os amadores acabam utilizando músculos extras e desnecessários, que, além de ser ineficiente e gerar mais cansaço, dificulta a oxigenação correta dos músculos.

aviso para atletas de fim de semana pesquisa
Crédito: Freepik

Para o médico que liderou o estudo, Federico Formenti, a principal mensagem do estudo é um aviso para que os atletas de fim de semana não se forcem, as pessoas devem respeitar os seus limites e não ir além do que seja natural. Ou seja: vá com calma nos finais de semana para evitar lesões e danos à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

quindão

12 receitas de quindão deliciosas para experimentar

alimentos ricos em proteína

Alimentos ricos em proteína