em

Atleta de final de semana: 5 cuidados que deve tomar

Você só consegue praticar exercício uma vez por semana? Tudo bem, o importante é ter esses cuidados que verá a seguir.
atleta de final de semana
Designed by Freepik

Você já ouviu falar na expressão: “atleta de final de semana”? É o nome que se dá às pessoas que só se exercitam de vez em quando, geralmente uma vez só a cada 7 dias. Por questão de motivação, vamos concordar que praticar exercício só uma vez por semana é melhor do que nada, não é verdade?!

Mas se esse for o seu caso, lembre-se que o seu corpo passa a maior parte dos dias da semana parado (sem os movimentos mais pesados do exercício). Por isso, você precisa ter cuidados extras antes de praticar seu exercício semanal, a fim de evitar uma lesão ou artrose.

5 Cuidados com o corpo para atleta de final de semana

Todos os atletas, mesmo os que se exercitam pesado todo dia, precisam ter cuidados básicos antes, durante e depois da prática do exercício físico.

São cuidados fundamentais para evitar que sofram um contusão, ruptura de tendão, distensão muscular e outros problemas relacionados à atividade física. Então, valem para você também, o atleta de final de semana!

1. Alongamento e postura

O alongamento serve para preparar os músculos, tendões e ligamentos para movimentos mais intensos. Você deve alongar o corpo todo, desde os pés até as mãos. Estique cada parte com cuidado e respeitando seus limites.

Em cada movimento do alongamento e também depois, durante o exercício, deve ser feito com a postura correta. Isso faz toda diferença para evitar uma lesão.

2. Aquecimento

Depois de alongar é hora de preparar todo o organismo para uma aceleração. O coração vai bater mais rápido, o sangue vai circular mais rápido, e você vai avisar o corpo sobre isso.

Então, comece seu exercício de leve, com uma caminhada antes da corrida ou uma pedalada menos intensa, mas contínua, por alguns minutos antes de acelerar por longa distância.

3. Conheça seu ritmo

Quando você não pratica atividade física todos os dias, seu corpo sofre altos e baixos e a sua resistência pode mudar bastante de uma semana para a outra.

Então, não quer dizer que se você conseguiu correr 10 quilômetros semana passada você vá conseguir correr 15 quilômetros nessa. Vá com calma, respeite seus limites, e poderá se exercitar sem medo.

4. Escolha os alimentos certos

Antes de praticar um exercício é bom fornecer uma dose de energia e proteína para o corpo. Assim ele vai ter o que gastar e os músculos vão estar mais resistentes. Faça um lanche leve cerca de meia hora antes de se exercitar.

A energia você consegue em uma fonte de carboidrato, que pode ser arroz, aveia, pão integral, batata-doce ou inhame. Para as proteínas coma uma porção de oleaginosas ou meio abacate ou ainda, ovos.

5. Invista nos equipamentos certos

Não é porque você só usa o tênis de corrida uma vez por semana que ele não precise ser bom. Pelo contrário, já que o seu corpo não tem o mesmo preparo que teria se praticasse atividade com mais frequência, corre um risco maior de sofrer com um tênis que não serve para corrida.

Seja o tênis, a bicicleta, o capacete, os óculos ou as roupas que você usa para sua prática esportiva, todos precisam ter boa qualidade para oferecer mais segurança e conforto para você.

Como respirar certo para se exercitar?

Mesmo alongado e aquecido, você precisa tomar o cuidado de respirar da maneira correta durante o seu exercício para não sentir muito cansaço logo no início. Acompanhe as dicas do profissional:

Para obter os resultados desejados é muito importante aliar a uma alimentação saudável, equilibrada, com acompanhamento médico e profissional, além da realização de atividades físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

pelo encravado na barba
Pelo encravado na barba: Saiba como cuidar e como evitar?
homens precisam tomar mais água
Homens precisam tomar mais água que as mulheres: será verdade?