pode usar aspirina nas plantas
Crédito: Freepik
em

Aspirina nas plantas: pode usar?

Se você já ouviu falar sobre o uso desse medicamento nas plantas, saiba que a verdade é inconclusiva

Se você está sempre em busca de dicas para melhorar a saúde das suas plantas e deixá-las mais bonitas, deve ter ouvido falar sobre o efeito da Aspirina nas plantas. Veja agora se pode usar, para que serve e como fazer o uso de forma segura.

Aspirina nas plantas: para que serve?

Tanto a Aspirina quanto o AAS são medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e são bastante populares. É comum ter um deles na caixinha de remédios da casa. Agora, por que será que tantas pessoas falam sobre usar a Aspirina nas plantas? Existem vários estudos sobre o assunto, mas a verdade é que a dúvida ainda fica no ar.

Hormônio vegetal

Conforme explica o professor e doutor em botânica Samuel Gonçalves, quando a Aspirina é dissolvida em água, seu composto ácido acetilsalicílico se transforma em ácido salicílico, que é um hormônio vegetal produzido por várias plantas.

Como é uma substância que as plantas já conhecem por fazer parte da sua natureza, pode ser usada como um protetor para a defesa delas, como um aumento da imunidade. Esse ácido protege as plantas contra o estresse hídrico, térmico e salino.

Germinação de sementes e enraizamento

Além da ação protetora, fortalecendo a imunidade das plantas, a Aspirina também tem a capacidade de estimular a germinação das sementes, do enraizamento de estacas e estimular o crescimento das plantas.

Aumenta a longevidade de flores cortadas

Quando você ganha um buquê de flores cortadas, ou seja, que não estão plantadas, pode adicionar ¼ de comprimido de Aspirina em 1 litro de água e colocar a planta nessa água para que ela fique viva e bonita por mais tempo.

Cuidado: há controvérsias

Embora haja diversas pesquisas que confirmem esses benefícios mencionados da Aspirina nas plantas, também existem diversos artigos que afirmam o efeito contrário. Portanto, é preciso fazer o teste com muito cuidado e saber que terá o risco de dar errado.

As pesquisas são muito variadas, com diferentes quantidades de Aspirina por litro de água e testes feitos apenas com algumas plantas específicas, o que dificulta ter uma informação segura e precisa.

Então, se você quiser fazer o teste, pode fazer, mas faça com bastante controle e comece com menos quantidade, como por exemplo ¼ de comprimido de Aspirina para cada litro de água, seja para regar o substrato ou borrifar nas folhas.

Saiba que o efeito poderá ser bom ou ruim, e há muitos aspectos a serem observados, como o clima, o tipo de solo, o tipo de planta e a adubação que ela está recebendo, por exemplo. Não há como garantir que o resultado será conforme o esperado, pois muitas pesquisas ainda precisam ser feitas para chegar a uma conclusão e uma receita segura.

como renovar banheiro sem reforma

8 Dicas de como transformar um banheiro antigo sem reforma

renovar armários de cozinha sem gastar muito

8 Ideias para reformar os armários da cozinha sem gastar muito