Menu

Artesanato de pneu: 12 Ideias para reciclar pneus usados

Além de reciclar e ajudar a preservar o meio ambiente você pode decorar a casa inteira com essas peças

Crédito: Pixabay

Publicidade

Pneus velhos não precisam ser descartados. Você pode usá-los para fazer vários tipos de artesanato de pneu. Se tiver os materiais necessários, pode até fazer mobília para a casa, como jogos de poltronas e mesinha de centro. Mas se ainda não tem prática, pode optar por peças mais simples, como caminha para o seu cão ou gato e outras ideias que vai conhecer a seguir.

Veja também: ideias de artesanato com caixa de leite

Como cortar pneu para fazer artesanato

Como esse material é bem forte, antes de tudo é necessário aprender a cortar o pneu, já que em muitas peças ele não será usado inteiro.

Cortar pneu com faca de serra e detergente

A borracha das laterais dos pneus fica muito mais fácil de cortar quando você derrama detergente sobre ela, veja no vídeo como é rápido:

Esse é o jeito mais simples de cortar pneu para artesanato, mas o tipo de corte também vai depender a peça a ser confeccionada. Então, confira outros métodos nos vídeos tutoriais a seguir.

Publicidade

Ideias de artesanatos de pneu

Móveis, brinquedos, objetos decorativos, ideias não faltam para fazer artesanato de pneu. A casa vai ficar bonita, confortável e funcional com peças residentes. Comece pelas mais fáceis e descubra um novo hobby nessa atividade de reciclagem de pneus.

1. Vaso de plantas para jardim

Em vez de apenas encher o pneu de terra e plantar as suas flores, use a criatividade para deixar o seu jardim com uma decoração especial. Veja no vídeo como fazer um vaso em formato de coração para suas flores.

2. Caminha para o pet

Essa é uma das ideias mais simples para fazer artesanato de pneu e o seu animal de estimação vai adorar. O corte do pneu é feito com a técnica da faca, nem precisa usar o detergente, caso não queira. Depois é só pintar e acolchoar por dentro.

3. Cisne de pneu

Essa peça é mais elaborada, então é necessário ter ferramentas específicas para fazer os recortes do desenho do cisne. Depois de recortado e montado é só pintar e usar para decorar o quinta de casa com vasos de flores. Veja no vídeo como fazer:

Publicidade

4. Puff de pneu com corda de sisal

Para decorar a sala de casa ou uma área de lazer, os puffs feitos com pneu e corda de sisal deixam o ambiente muito convidativo e acolhedor. Vai precisar de pneu, sisal, um círculo de MDF, cola quente, seladora e pincel. Confira o passo a passo:

5. Mesinha de centro

Da mesma forma que é possível aplicar o artesanato de pneu para fazer puffs, também é uma ótima ideia fazer uma mesinha de centro. Essa ideia fica mais interessante quando você usa um pneu grande para a mesinha ficar mais alta. Mesmo assim, veja no vídeo como colocar os pés e o tampo da mesinha:

6. Gangorra para as crianças

Tem crianças em casa? Aprenda a como montar um verdadeiro parque de diversão para elas no seu quintal usando como base o artesanato de pneu e madeira. Uma sugestão de brinquedo é uma mini gangorra para uma criança brincar sozinha.

Publicidade

7. Vaso para horta vertical

Existem diversos materiais que podem ser reciclados para fazer uma horta vertical, um deles é o pneu. Nesse vídeo você vai ver como fazer o corte para formar uma meia lua com o pneu e ter espaço suficiente para a terra e as plantas dentro dele.

8. Balanço

Outra ideia bem legal é usar pneus para fazer balanços para as crianças. Essa peça é mais fácil de fazer porque não precisa cortar, apenas pintar e pendurar em uma árvore forte com uma corda residente.

9. Decoração de banheiro

Quer decorar um banheiro temático? Os pneus podem ser usados como estrutura para a bancada e também como moldura para espelhos, nesse caso usando pneus de bicicleta.

Publicidade

10. Bonecos decorativos

Com o artesanato de pneu você pode criar bonecos para decorar o seu jardim. Esse modelo com bonecos de neve é um exemplo fácil de executar porque também é feito com pneus inteiros, sem necessidade de corte.

11. Suporte para guarda-chuvas

Com um pneu mais largo e inteiro, só precisa fazer aberturas na parte superior ou na peça toda com um anel de metal no acabamento e usar como um suporte para guarda-chuvas. É uma ótima ideia para quem tem comércio.

12. Revisteiro

Usando uma ideia bem parecida com a do vaso para horta vertical, se colocar pés de ferro no pneu cortado, ele se transforma em um revisteiro para colocar na sala ou no banheiro.

Publicidade

Crédito das imagens: Viva Decora

Leave a Reply

Sair da versão mobile