em

Para que serve a argila vermelha e seus benefícios

Esse poderoso composto natural reserva uma riqueza mineral capaz de provocar ótimos efeitos na pele e nos cabelos.
argila vermelha
Crédito: Freepik

Utilizar a argila para tratar da saúde é uma prática muito antiga e que realmente funciona. Isso porque, assim como os alimentos, a argila possui os mesmos componentes que formam a vida. Então, ela é capaz de repor e reequilibrar os nutrientes do corpo humano. Entre os diferentes tipos desse composto está a argila vermelha, atualmente muito utilizada para tratamentos estéticos.

De modo geral, todos os tipos de argila promovem benefícios à saúde, pois são compostas por uma riqueza de minerais e sua ação ocorre através de trocas energéticas provocadas pelos elétrons que compõem esses minerais. É uma reação totalmente natural e benéfica.

O que difere uma argila da outra, além da cor, é a concentração de cada mineral que a compõe. Essa concentração vai variar de acordo com o ambiente em que a argila de formou, após anos e anos de vida de algum tipo de rocha.

Então, veja agora quais são os benefícios promovidos ao organismo por meio da composição da argila vermelha. Saiba também como usar esse ingrediente e aprenda uma receita de máscara facial para fazer em casa.

Benefícios da argila vermelha para a pele

Entre os minerais que compõem a argila em maior proporção estão o cobre e o óxido de ferro. Mas também contém cálcio, alumínio, zinco, magnésio, níquel, sódio, lítio e manganês. Todas essas substâncias fazem parte da estrutura humana e é por isso que vão provocar reações no organismo, de acordo com o tratamento aplicado.

1. Promove a hidratação da pele

Um dos benefícios da argila é permitir a hidratação da pele quando fica em contato direto transmitindo suas propriedades que estimulam essa hidratação. Assim, ela contribui com o rejuvenescimento dos tecidos, pois as células hidratadas e saudáveis conseguem se regenerar e manter a jovialidade.

Esse processo ocorre por dentro do corpo, mas se reflete na aparência e na saúde.

2. Aumenta a produção de colágeno

É o colágeno que faz a pele se manter firme e lisa, com aparência jovem. Mas quando o corpo vai atingindo uma idade avançada, essa proteína começa a ser produzida em menor quantidade. É no aumento dessa produção que a argila vai atuar, promovendo maior oxigenação das células.

Com a produção de colágeno a todo vapor, aliado a um estilo de vida saudável, as rugas e linhas de expressão reduzem, as manchas também e a pele fica em constate processo de rejuvenescimento.

3. Realiza uma limpeza profunda na pele

As impurezas que deixam o corpo doente e envelhecido são captadas de todos os lados. Estão na comida, nos objetos e no ar que todos respiram e que é muito poluído. Com isso, o organismo vai ficando sobrecarregado com metais pesados. Quando os órgãos não dão mais conta de eliminar esses metais, o corpo começa a adoecer.

Nesse sentido, o papel da argila sobre a pele é absorver o excesso de metais pesados e outras impurezas das camadas mais superficiais da pele, normalizando a produção do óleo natural que protege o tecido. Assim, evita o excesso de oleosidade e aumenta a maciez.

4. Faz bem para os cabelos

Da mesma forma que a argila atua na limpeza profunda da pele e na oxigenação da células, ela vai atuar no couro cabeludo. Ao estimular o fluxo sanguíneo, logo a limpeza começa a acontecer. Os poros vão respirar com mais facilidade, permitindo que os cabelos cresçam com mais saúde, brilho e maciez, assim como eram na infância, antes de passarem por tantos processos químicos e terem contato com a vários produtos e a poluição.

Como usar?

A argila vermelha, assim como outros tipos de argila, pode ser usada para tratamentos faciais e corporais, contribuindo ao mesmo tempo para uma melhora geral da saúde. Ao melhorar a oxigenação das células, não é apenas a pele que vai rejuvenescer, mas sim todos os sistemas do corpo vão começar a trabalhar melhor.

As formas de uso podem ser como sabonete terapêutico e como uma pasta para aplicar no rosto ou no corpo. Os métodos mais técnicos de aplicação, como para drenagem linfática, são feitos por profissionais.

Você pode comprar argila em pó e fazer uma mistura para aplicar uma máscara facial, corporal ou capilar em casa e obter muitos dos benefícios desse poderoso ingredientes natural. Veja no próximo tópico uma receita caseira e como utilizar.

Receita de máscara de argila vermelha caseira

Você vai encontrar argila em pó para vender em farmácias especializadas ou lojas de produtos cosméticos e de medicinal alternativa. Escolha uma argila própria para aplicação no corpo e no rosto.

Ingredientes

  • Argila vermelha: 10 gramas;
  • Água mineral: 1 colher de sopa.

Modo de preparo e aplicação

1. Para fazer a mistura da argila com a água, utilize um potinho de barro, cerâmica ou madeira para não haver reações adversas entre as propriedades da argila e do recipiente.

2. Misture bem os dois ingredientes com uma colher de pau até que fique com a consistência de uma pasta.

3. A aplicação pode ser feita no rosto e pescoço, em alguma parte do corpo ou no couro cabeludo. Para todos os casos a pele precisa estar bem limpa e seca.

4. Depois que fizer a aplicação, deixe que a argila atue durante 20 minutos. Enquanto isso procure fazer poucos movimentos, pois ela vai endurecer. O ideal é que aproveite esse momento para relaxar e meditar.

5. Por fim é só remover com água pura, em temperatura ambiente, e finalizar o tratamento com os produtos que já costuma usar e que são próprios para o seu tipo de pele ou cabelo. A aplicação pode ser feita uma vez por semana. Mais do que isso, apenas com a recomendação de um médico dermatologista.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
tirar mancha de esmalte da roupa
Como tirar mancha de esmalte da roupa?
jabuticaba
6 Benefícios da jabuticaba para a saúde