Menu

Para que serve a argila amarela?

A natureza é tão perfeita que tem todos os ingredientes para cuidar da sua saúde e beleza. Conheça o poder da argila.

Crédito: Freepik

Publicidade

A argila amarela é uma entre tantos tipos de argilas existentes nos solos do planeta. Trata-se de um composto natural derivado da decomposição de rochas, formando uma mistura rica em sais minerais e com poderosas propriedades capazes de beneficiar a saúde.

Por isso ela é amplamente utilizada em tratamento estéticos e faz parte da composição de produtos dermatológicos. Conheça os seus benefícios, como usar e veja uma receita para aplicar no seu rosto.

Benefícios da argila amarela

Os diferentes tipos de argila são utilizados há milhares de anos para tratamento medicinal. Então não é de hoje que seus efeitos benéficos são comprovados. Mas esse ingrediente está cada vez mais popular em todas as clínicas de estética, consultórios dermatológicos, farmácias e lojas especializadas. Conheça seus benefícios.

1. Incentiva a produção de colágeno

O colágeno é um tipo de proteína produzido naturalmente pelo organismo. Entre muitas funções ele promove a firmeza e a elasticidade da pele. Mas quando o corpo começa a envelhecer, a produção de colágeno reduz.

Publicidade

Nesse caso é preciso encontrar formas de fazer uma reposição ou de estimular a sua produção. Na argila, um componente chamado silício é o responsável por essa tarefa, sendo o propulsor da formação de colágeno.

2. Age como desintoxicante

Ao aplicar a pasta de argila sobre a pele, além de estimular a produção de colágeno, ela vai atuar como adstringente, promovendo a firmeza dos tecidos, e desintoxicante de metais pesados que o corpo absorve de tudo à sua volta.

Esses efeitos também são causados pelo silício. Com essa desintoxicação o organismo se purifica, as inflamações reduzem e o corpo acalma. No caso da pele, ajudando a tratar irritações provocadas por alergias ou doenças.

3. Atua como cicatrizante

Ainda sobre os efeitos da argila na pele, a presença do alumínio na sua composição faz com que ela tenha ação cicatrizante do tecido danificado. Ele inibe a proliferação de bactérias que podem se instalar na pele machucada.

Publicidade

4. Tem ação hidratante

O ferro e o potássio que também fazem parte da composição da argila vão oferecer um efeito hidratante para a pele, proporcionando a tonificação, a nutrição e aumentando sua elasticidade. O ato de hidratar também significa uma pele menos ressecada e com menos rugas.

5. Promove a limpeza do couro cabeludo

Quando aplicada nos cabelos, da forma que você vai ver no próximo tópico, a máscara de argila estimula a circulação sanguínea, equilibra a oleosidade, limpa profundamente e tudo isso acaba contribuindo para que os fios cresçam mais fortes e no seu ritmo normal.

Como usar?

A argila amarela pode ser comprada pura para que você faça sua própria máscara facial e também pode ser comprada em forma de sabonete para o corpo. O sabonete pode ser feito em casa, utilizando a argila, mel, glicerina e essência de baunilha. A receita da máscara facial você confere no próximo tópico.

Publicidade

Para tratamento facial e corporal, a máscara de argila por ser aplicada a cada 2 semanas. Já o sabonete pode usar diariamente.

Outra função da máscara é para o tratamento de problemas de saúde, como nas articulações, pulmões, vesícula, rins e coluna. Para esses casos a máscara deve ser aquecida e aplicada na pele sobre o local da dor. Já para o tratamento de problemas infecciosos, que causem dor, calor e vermelhidão, deve ser aplicada fria.

Os cabelos também podem ser beneficiados pela argila, aplicando a pasta nos fios molhados, como uma máscara capilar comum, deixando agir por 20 minutos. Depois é só enxaguar muito bem com água morna ou fria para remover todos os resíduos e finalizar com os produtos de costume.

Publicidade

Receita de máscara de argila amarela caseira

A argila amarela sozinha já é tão poderosa que só precisa de mais um ingrediente para se transformar em uma máscara facial. Confira:

Ingredientes

  • Argila amarela: 1 colher de sopa;
  • Soro fisiológico: para dar o ponto.

Modo de preparo e aplicação

1. Em um potinho, preferencialmente de barro ou madeira, coloque a argila em pó e vá misturando o soro fisiológico aos poucos, com um palito, até que fique no ponto de uma pasta.

2. Com o rosto bem limpo e seco, aplique a máscara com a ajuda de um pincel exclusivo para esse uso. Não passe muito perto dos olhos e da boca.

Publicidade

3. Depois de aplicar no rosto e no pescoço, deixe agir durante 30 minutos, com o rosto parado.

4. Por fim, enxágue com água da torneira em temperatura ambiente, seque e pode finalizar com o seu produto de costume.

Leave a Reply

Sair da versão mobile