em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como arear panela e deixá-la brilhando como nova

Ter panela sempre limpa é uma questão de capricho e de higiene. Veja como fazer a limpeza pesada desse utensílio

arear panela
Crédito: Pxhere

As panelas são itens necessários em qualquer cozinha, por mais simples que seja. Afinal, qualquer tipo de alimento que precise ser levado ao fogo necessita de uma panela para ser preparado. Mas, com o passar do tempo, elas vão ficando com aquela sujeira mais difícil de tirar e que a máquina de lavar louças não remove, então, o jeito é saber como arear panela para deixá-la como nova. Assim, além de ter suas panelas sempre brilhando, aquela sujeira grossa encrustada não vai interferir no preparo nem no sabor das suas refeições.

Veja também: dicas para limpar geladeira de inox

Como dar brilho nas panelas com 5 dicas simples

cinco dicas para arear panela
Crédito: Construvenda

Arear panela é diferente de apenas fazer uma limpeza comum usando só detergente. Ao pé da letra, arear vem de “passar areia”, ou seja, esfregar uma superfície com algo mais agressivo.

A ideia é aplicar nas panelas algo que vá remover aquela sujeira que a esponjinha comum e o detergente não tiram de jeito nenhum. Mas não quer dizer que precise usar esponja de aço.

Então, como você não vai passar areia nem esponja de aço nas suas panelas, veja quais produtos são recomendados para essa tarefa pesada.

1. Vinagre de álcool e sal

No lugar da areia, o sal cumpre com um papel bem semelhante, pois ele também é granulado e vai ajudar a soltar a sujeira da panela. A função do vinagre é desinfetar e também clarear o utensílio, deixando-a no maior brilho. Para isso, prefira o vinagre de álcool que é mais eficiente.

Depois de lavar a panela normalmente com esponja e detergente, despeje uma camada de sal sobre as áreas a serem areadas. Depois coloque um pouco de vinagre por cima e use a esponja para esfregar até que toda a sujeira seja removida.

2. Vinagre de álcool e bicarbonato de sódio

Se não quiser usar o sal, pode também usar bicarbonato de sódio que vai ajudar muito. Essa solução pode ser usada até nas panelas de cerâmica, só não pode usar nas antiaderentes de teflon para não estragar. Para essas, siga a próxima dica.

A misturinha de limpeza com vinagre de álcool e bicarbonato é bem simples, assim como a anterior que leva sal. Depois de lavar a panela normalmente, aplique um pouco de bicarbonato e, em seguida, um pouco de vinagre sobre a superfície a ser limpa. Depois esfregue com a esponjinha e pronto. Enxágue e seque bem para lustrar e ter um resultado ainda melhor.

3. Limão e água morna

Para as panelas antiaderentes de teflon, tenha muito cuidado com os materiais abrasivos, pois podem arrancar a camada antiaderente e estragar sua panela.

Para começar, se a comida grudou muito nesse tipo de panela, é possível que você esteja usando-a sem o cuidado ideal. Então, nunca use talheres pontiagudos para mexer os alimentos dentro da panela e não deixe-a aquecer demais sem comida dentro.

Sabendo desses cuidados, na hora de arear panela desse tipo de material, use apenas o lado amarelo (não abrasivo) da esponjinha e limpe com suco de limão misturado em um pouco de água morna. Vai ajudar a soltar a sujeira e a clarear a panela.

4. Água fervente com vinagre ou limão

Outra dica muito boa para utilizar nas panelas mais frágeis, aquelas que você tem medo de riscar, é colocá-las no fogo com um pouco de água e misturar um pouco de vinagre ou suco de limão espremido na hora. Deixe ferver por alguns minutos e depois volte a lavar com esponjinha e detergente neutro desengordurante. Para as panelas de inox ou de vidro essa é uma boa solução.

5. De molho no bicarbonato

Se as panelas estiverem muito sujas por fora, nunca use a palha de aço, pois além de riscar, terá que usar sempre. Então, a dica é cobrir a panela com bicarbonato de sódio, passar bem pouca água só para umedecer e deixar descansando por 2 horas, pelo menos. Assim não vai precisar arear panela com força, pois a sujeira deverá sair com facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolo de chocolate com morango

Bolo de chocolate com morango: 10 receitas simplesmente maravilhosas

receitas de fungicida caseiro

Como fazer fungicida caseiro para as plantas