em

Aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo

Se você está preocupado com a loira gelada do final de semana, comece a fazer a sua parte. Entenda o caso
aquecimento global pode levar a falta de cerveja no mundo
Crédito: Pixabay

A cerveja do churrasco, do jogo de domingo e com os amigos depois do trabalho corre perigo. Isso porque o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo. A ação do homem no planeta tem muitas consequências, inclusive na sua gelada.

Uma pesquisa publicada pelo periódico Nature Plants, concluiu que as secas e o calor crescente causados pelo aquecimento global, interferem diretamente na produção do grão cevada. Sendo que esse grão é o ingrediente principal da cerveja.

Entenda como o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo

Para entender melhor sobre o aquecimento global, em poucas palavras, é o aumento da temperatura do planeta Terra, causado pela imensa emissão de gases. O gás carbônico é o grande vilão aqui, que é liberado por fábricas, automóveis e outros agentes poluentes.

Segundo a pesquisa, em 80 anos a produção de cevada pode chegar a cair 16% em todo mundo. Alguns países sofrerão menos, como na Austrália, onde a produção pode se beneficiar da mudança climática.

De um modo geral, haverá uma grande queda na produção, que vai fazer com que o preço da cerveja se eleve muito e a ter menos produtos nas prateleiras, e assim dificultando o consumo.

O maior problema aqui é que cerca de 80% da produção global de cevada é destinada a alimentação de gado. Somente 17% é destinada a produção da bebida. Esse fator explica ainda mais como o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo, pois essa porcentagem ficará ainda menor.

como o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo
Crédito: Freepik

Com a falta de cevada para produção da bebida alcoólica mais consumida do mundo, o preço vai dobrar e até quase quintuplicar, no caso da Polônia, por exemplo. As nações mais atingidas serão aquelas que bebem e fabricam muito dessa bebida, mas têm que importar a maioria da matéria-prima utilizada.

O estudo foi realizado em conjunto por cientistas das universidades de East Anglia, da Inglaterra, Universidade da Califórnia, Universidade Chinesa de Pequim, a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas e o Centro Internacional Mexicano para Melhorias do Milho e do Trigo. Nele é destacado que “embora esse não seja o impacto futuro mais preocupante da mudança climática, extremos climáticos relacionados a isso podem ameaçar a oferta e a acessibilidade econômica da cerveja”. Essa é uma forma de destacar a real ameaça que é o aquecimento global, e que as suas consequências interferem no cotidiano das pessoas.

Então se você está preocupado com a loira gelada do final de semana, comece a fazer a sua parte. Pequenas ações, como reduzir o consumo de energia elétrica, de carne vermelha e deixar mais o carro na garagem já ajudam. Lembre-se que quanto maior a emissão de carbono na atmosfera, maior será o preço da cerveja.

Fonte: The Guardian

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios da moringa
5 Benefícios da moringa para a saúde
bruxas alegadamente roubaram pênis
Bruxas alegadamente roubaram pênis na Idade Média