A cerveja do churrasco, do jogo de domingo e com os amigos depois do trabalho corre perigo. Isso porque o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo. A ação do homem no planeta tem muitas consequências, inclusive na sua gelada.
Uma pesquisa publicada pelo periódico Nature Plants, concluiu que as secas e o calor crescente causados pelo aquecimento global, interferem diretamente na produção do grão cevada. Sendo que esse grão é o ingrediente principal da cerveja.
Entenda como o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo
Para entender melhor sobre o aquecimento global, em poucas palavras, é o aumento da temperatura do planeta Terra, causado pela imensa emissão de gases. O gás carbônico é o grande vilão aqui, que é liberado por fábricas, automóveis e outros agentes poluentes.
Segundo a pesquisa, em 80 anos a produção de cevada pode chegar a cair 16% em todo mundo. Alguns países sofrerão menos, como na Austrália, onde a produção pode se beneficiar da mudança climática.
O maior problema aqui é que cerca de 80% da produção global de cevada é destinada a alimentação de gado. Somente 17% é destinada a produção da bebida. Esse fator explica ainda mais como o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo, pois essa porcentagem ficará ainda menor.

O estudo foi realizado em conjunto por cientistas das universidades de East Anglia, da Inglaterra, Universidade da Califórnia, Universidade Chinesa de Pequim, a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas e o Centro Internacional Mexicano para Melhorias do Milho e do Trigo. Nele é destacado que “embora esse não seja o impacto futuro mais preocupante da mudança climática, extremos climáticos relacionados a isso podem ameaçar a oferta e a acessibilidade econômica da cerveja”. Essa é uma forma de destacar a real ameaça que é o aquecimento global, e que as suas consequências interferem no cotidiano das pessoas.
Então se você está preocupado com a loira gelada do final de semana, comece a fazer a sua parte. Pequenas ações, como reduzir o consumo de energia elétrica, de carne vermelha e deixar mais o carro na garagem já ajudam. Lembre-se que quanto maior a emissão de carbono na atmosfera, maior será o preço da cerveja.
Fonte: The Guardian

