Crédito: Freepik
em

Aprenda a fazer desumidificador caseiro: 3 Ideias muito fáceis

Se não puder investir em um desumidificador mais caro, veja ideias criativas para fazer com o que já tem em casa

Publicidade

Quando o ar fica muito úmido (superior a 65% de umidade), a sensação é desagradável. Fica pesado para respirar, a casa começa a ter pontos de mofo, os ambientes acumulam mais ácaros e bactérias, levando a alergias respiratórias, doenças de pele e danificando equipamentos na casa. Se a sua casa está assim, seja pelo local onde está construída por causa da época do ano, aprenda a fazer um desumidificador caseiro.

1. Desumidificador com sal e arroz

Você já deve ter visto por aí dicas com sal e arroz cru para tirar mofo de armário ou evitar que certos alimentos absorvam muita umidade. Sim, o sal e o arroz absorvem a umidade, então são esses dois ingredientes que você vai usar para fazer essa primeira dica de desumidificador caseiro.

Materiais

  • Pote com tampa (terá que furar a tampa, pegue uma velha);
  • Arroz cru;
  • Sal de cozinha;
  • Faca ou chave Philips pra furar a tampa do pote.

Modo de fazer

Publicidade

Comece fazendo furos em toda a tampa de plástico. Pode usar uma faca com ponta, uma chave Philips pequena ou mesmo um prego, como preferir. Reserve a tampa depois de furá-la.

Dentro do recipiente que você escolheu, misture a mesma quantidade de arroz cru e sal. A quantidade de ambos fica por sua conta, mas não precisa encher muito, pois terá que trocar quando começar a ficar úmido.

Misture bem o arroz e o sal, tampe o pote usando a tampa furada e coloque-o nos cômodos mais úmidos da casa.

Publicidade

De vez em quando abra o pote e confira se o arroz e o sal estão úmidos. Quando já estiverem bem molhadinhos, troque por novos, secos. Quer dizer que está funcionando!

2. Desumidificador com sal grosso

Se não quiser usar o sal de cozinha e o arroz cru, pode usar somente sal grosso nessa opção. A dica é basicamente a mesma da anterior, mas aqui você vai colocar somente sal grosso dentro do recipiente com a tampa furada.

O mais interessante dessa dica é que, quando o sal grosso estiver bem úmido, basta espalhá-lo em uma forma e colocar para secar no forno em temperatura bem baixa. Enquanto isso, lave bem e seque o pote, e depois pode reutilizar o sal.

Publicidade

3. Desumidificador com carvão vegetal

O carvão vegetal é uma boa alternativa para absorver a umidade e também os maus odores nos ambientes, inclusive o cheiro de mofo. A ideia continua sendo a mesma da primeira dica. O que muda é o conteúdo do pote, que agora é o carvão vegetal.

Depois de fazer os furos na tampa de plástico, coloque uns 2 pedaços de carvão vegetal dentro do pote e disponha no local que desejar. Troque os carvões por novos todos os meses ou quando estiverem muito úmidos.

Veja também: Como fazer um umidificador de ar caseiro

Publicidade

9 Sinais de que alguém está realmente apaixonado por você

Dor na região do útero

Dor na região do útero: o que pode ser?