em

Amizades tóxicas: como identificar e o que fazer

A amizade deve ser uma relação que traga, na maior parte, coisas boas para sua vida
amizades tóxicas
Crédito: Freepik

Ao iniciar uma relação de amizade, as pessoas, assim como nos relacionamentos amorosos, tentam mostrar aquilo que têm de melhor. Com o tempo, acabam por descobrir outras características que nem sempre agradam. A amizade deve ser uma relação que traga coisas boas para sua vida. Quando você percebe que seu amigo ou amiga está trazendo negatividade, é hora de repensar essa relação, porque talvez ela seja uma das amizades tóxicas.

Características das amizades tóxicas

amizades toxicas como
Crédito: Pixabay

Às vezes, por gostar das pessoas à sua volta, você pode não perceber quando tem amizades tóxicas. Um relacionamento assim pode vir carregado de negatividade, abusos e muitas outras coisas que acabam por prejudicar a sua vida em muitos aspectos. Conheças suas principais características e esteja atento.

Muitas críticas

Nesse tipo de amizade, há sempre comentários como “não é legal”, falando do seu comportamento, “ridículo”, falando de um hábito seu, e por aí vai. Críticas que venham dos amigos devem ser construtivas, com o foco em ajudar e não reprimir ou ridicularizar.

Você nunca tem razão

Seu amigo está sempre certo, enquanto você está sempre errado. É comum acontecer também de não ter as suas opiniões como sendo consideradas importantes, quando são diferentes. Além de tornar-se uma relação abusiva de amizade, acaba por diminuir o afeto que você tem com essa pessoa.

Falta de elogio

Se você consegue aquela boa pontuação em uma prova, conquista algo importante para você ou é promovido no trabalho, o mínimo que você espera dos seus amigos é que vibrem com você, afinal de contas, um amigo verdadeiro fica feliz com as conquistas do outro. No entanto, amizades tóxicas tentam diminuir suas conquistas.

Culpa

É natural do ser humano cometer falhas, ainda mais quando se trata de uma relação. As falhas de comunicação são as mais comuns. Em amizades falsas, a culpa nunca é dele, é sempre sua.

O pior da situação é que as amizades tóxicas fazem questão de jogar tudo isso, todo o tempo, na sua cara, para que você se sinta culpado por algo que nem sequer fez. Em pouco tempo, é natural que você se sinta culpado por praticamente tudo, até mesmo pelos erros que não são seus.

Interesse

Aqueles amigos que só lhe procuram quando precisam de alguma roupa emprestada, dinheiro ou uma informação. Esse tipo de pessoa não é e nem pode ser considerado um amigo de verdade. Mantenha uma distância saudável e deixe seus limites claros.

Exposição ao ridículo

Não importa se é a frente de conhecidos ou desconhecidos, é comum que eles contem histórias suas embaraçosas devido a alguma situação ruim pela qual você passou. Eles também postam fotos péssimas suas em redes sociais e ainda dão um jeito de dar uma zoada na legenda ou nos comentários.

O que fazer

Se você identificar uma amizade tóxica, comece por não se sentir culpado por isso ter acontecido com você. É uma coisa que pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer tempo de amizade. É importante que você desenvolva a capacidade de auto-observação para que consiga identificar os sinais de uma amizade tóxica e saber lidar com ela.

Apesar de o fim de uma amizade conseguir partir o coração tanto quanto o fim de uma relação amorosa, a superação pode ser mais fácil. Estar com bons amigos depois de uma separação dolorosa de amizade faz com que você observe suas amizades sinceras e isso reforça a assertividade de sua decisão.

Saiba mais sobre o tema no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios da manga para a saúde e para a beleza
13 Benefícios da manga para manter a saúde em dia
sobre homeopatia
Homeopatia: o que é e para que serve