em

Como identificar uma amizade falsa?

Saiba como identificar uma amizade falsa e o que fazer com um amigo da onça
amizade falsa
Crédito: Unsplash

Quer saber se aquele amigo é da onça? Veja essas 10 dicas de como identificar uma amizade falsa e ideias do que fazer a respeito.

Já aconteceu com você de acreditar que alguém realmente valia a pena para se ter uma amizade verdadeira e acabar descobrindo que é pura ilusão?

Pois veja 10 dicas para você identificar logo quando é uma amizade falsa ou verdadeira.

10 Dicas para identificar uma amizade falsa

1. Fala mal dos outros para você

Uma coisa é certa: se fala mal dos outros para você, fala de você para os outros.

Procure amizade com pessoas positivas, que vejam o lado bom e percebam que a imperfeição dos outros não vai deixá-la mais perfeita.

2. Te critica na frente de outras pessoas

Sabe aquela brincadeirinha que todo mundo riu, mas que no fundo incomodou um pouquinho? Pode ser o seu cabelo, alguma qualidade ou algo que você faz, sempre há tempo de uma piada, mesmo que você tenha dito para não fazer.

Se afaste de quem te coloca para baixo, mesmo que “brincando”. Amigos verdadeiros nunca diminuem o outro.

3. Estepe

Isso mesmo, você é o segundo plano dessa pessoa. Ou seja, se não conseguiu marcar nada com ninguém, marca com você.

Quem é amigo mesmo quer estar junto, mesmo que seja para comer pipoca com suco e assistir uma série requentada na Netflix. E você estará certamente na lista das primeiras pessoas a serem chamadas.

4. Não se importa com suas ideias e opiniões

amizade falsa como identificar
Crédito: Unsplash

O tema central de toda conversa é a própria pessoa. Se você tenta desabafar ou até mesmo contar algo interessante, logo desvia o assunto para si.

Lembre-se que seu tempo é precioso. Esteja com pessoas que queiram mais do que um ouvido para despejar seu ego. Amigos escutam e dialogam.

5. Não guarda segredo

Sabe aquelas poucas vezes que você falou alguma coisa – provavelmente confidencial – e ela prestou toda a atenção? Foi somente para espalhar depois, não é mesmo?

Falsos amigos contam seus segredos, por mais que sejam importantes para você. Por isso, limite bastante a quantidade de pessoas realmente consideradas como amigas. Tenha muitos colegas e poucas e boas amizades.

6. Não comemora suas vitória

Sabe quando você conta super feliz sobre algo que aconteceu e a pessoa nem liga? É porque não se importa (ou até está com uma pontinha de inveja).

Bons amigos comemoram juntos e crescem juntos.

7. Não fala de ideias, somente de pessoas

Essa pessoa é engraçada, extrovertida, mas é impossível ter um diálogo mais profundo com ela. O tópico é sempre outra pessoa. Se ela fala tanto dos outros, o que acha que está fazendo com você, senão coletando novos assuntos?

Abra os olhos para aquelas pessoas que não conseguem falar de ideias, projetos ou similares, somente de pessoas.

8. Não ri com você

Sabe aquela pessoa que nunca ri das suas piadas, mas sempre ri de você? Pode ser sinal de que algo está errado. Se essa pessoa te faz se sentir a pessoa mais sem graça da terra, se afaste.

Não aceite críticas destrutivas sobre o que é você, saiba que seu jeito certamente vai agradar um monte de outras pessoas.

9. É o(a) dono(a) da verdade

Essa pessoa está sempre certa e você não. Fim de conversa. Não tem argumento, discussão nem nada que possa convencer!

Uma amizade saudável envolve troca de ideias e crescimento compartilhado.

10. Manipula seus sentimentos

Você sabe que tem razão, mas acaba sempre se sentindo mal pela pessoa, pois de alguma forma ela te convence que o erro é seu. Isso é doentio! É um dos casos onde você deve se afastar imediatamente.

Então, o que fazer quando se descobre que a amizade é falsa?

Amizade falsa: o que fazer

amizade falsa o que fazer
Crédito: Unsplash

O primeiro passo é analisar friamente se vale a pena investir algum tempo para ajudar essa pessoa a melhorar ou simplesmente se afastar mesmo. Se você ainda tem esperanças, converse, fale sobre o que te magoa. Saiba que ela pode usar isso contra você, é um risco.

O segundo e mais recomendado a fazer é se afastar totalmente. Pessoas negativas e destrutivas tendem a levar todos para baixo. Busque novas amizades, pessoas que compartilhem não somente os seus gostos e aversões, mas que compartilhem seus valores.

E acima de tudo: tenha amor-prórpio! Ninguém vai te amar mais do que você mesma, cuide de você como cuidaria da sua melhor amiga (o que você é no final das contas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
senhor tricota gorrinhos para bebÊs prematuros
Senhor tricota gorrinhos para bebês prematuros nos Estados Unidos
benefícios do tomate
Benefícios do tomate para a saúde