em

Como amadurecer mamão corretamente?

Descubra truques para deixar a fruta no ponto certo.
amadurecer mamão
Créditos: Pixnio

As frutas são alimentos essenciais em uma dieta saudável. São cheias de vitaminas, fibras e nutrientes que ajudam o organismo a se manter mais equilibrado. O mamão é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, porém algumas vezes você se dá conta de que ele ainda não está suficientemente maduro. E sabia que você pode amadurecer mamão ainda mais rápido segundo algumas dicas?

4 Dicas para amadurecer mamão rapidamente

amadurecer mamao como
Créditos: Humid Garden

Encontrar frutas como o mamão ainda verdes é comum nos supermercados e feiras. O processo de amadurecimento natural das frutas é feita pela produção do gás etileno, que é conhecido como “hormônio do amadurecimento”. Porém muitas frutas não continuam a produzir esse gás depois de colhidas, assim não conseguem amadurecer.

Algumas das frutas que continuam a produzir o etileno são bananas, mamão, goiaba, manga, caqui, melancia e tomate.

1. Embrulhar em jornal

Uma das formas mais comuns de amadurecer mamão é embrulhando-o em jornal. Apesar de não ser a opção mais higiênica, funciona muito bem e você pode facilmente lavá-lo em seguida. Basicamente, ao embrulhar o mamão, o ambiente escuro auxilia a produção do gás natural da fruta, o qual faz o mamão amadurecer mais rápido.

2. Embrulhar em papel

Assim como o jornal, o processo é embrulhar o mamão. De uma forma mais higiênica, o papel auxilia a produção do gás e a amadurecer mamão mais rápido.

3. Saco plástico

Apesar de não ser a melhor opção, ainda assim é válida! Para amadurecer o mamão, basta colocá-lo dentro do saco, fazer alguns furos com palitos de dente ou garfo, assim o mamão ainda pode ter contato com ar novo e produzir o etileno para continuar a amadurecer.

4. Recipientes e vasos

O ideal para que o mamão continue a amadurecer, caso seja guardado em um recipiente de plástico ou vidro é que tenha alguma abertura. A abertura vai ajudar o mamão a “respirar” e amadurecer mais rápido. Caso não tenha abertura, o mamão pode fermentar e apodrecer.

Dicas e curiosidades

Você ainda pode evitar alguns erros comuns ao amadurecer mamão experimentando algumas dessas dicas:

  • Um erro comum é fazer riscos na casca a fim de amadurecer essa fruta. Ao fazer isso, são retirados nutrientes da fruta;
  • Os dias mais quentes são mais propícios para ajudar o mamão e outras frutas a amadurecerem mais rapidamente;
  • Colocar um mamão maduro junto com os que ainda estão verdes ajuda a acelerar o amadurecimento dos demais. Tenha atenção para aquele que está maduro não apodreça;
  • Para fazer o mamão já maduro durar ainda mais tempo, realize o processo contrário. Coloque-o na geladeira ou em ambientes bem arejados, que não tenham incidência de luz solar. A baixa temperatura produzirá menos etileno e, assim, amadurecerá mais lentamente.
Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

congelar couve
Como congelar couve de forma correta
amadurecer caqui
Como amadurecer caqui rapidamente