em

Como amadurecer caqui rapidamente

Confira 5 formas de atingir o ponto ideal da fruta.
amadurecer caqui
Créditos: Pixabay

Caqui é uma fruta com origem chinesa e é muito cultivada no interior de São Paulo. O clima mais frio da região permite que o caqui seja muito mais saboroso. Essa fruta é rica em nutrientes e você pode amadurecer caqui mais rapidamente com algumas dicas muito simples.

O caqui é rico em vitaminas A, C e K, além ser uma boa fonte de fósforo e fibras alimentares. A fruta contém muitos benefícios para a saúde, ajudando a regular o organismo como a pressão arterial, por exemplo.

5 Dicas para amadurecer caqui rapidamente

amadurecer caqui como
Créditos: Perdendo Barriga

Para amadurecer o caqui, você pode seguir algumas dicas muito simples sem que os nutrientes da fruta sejam perdidos. Experimente algumas dessas dicas e escolha a sua forma preferida!

1. Embrulhar em jornal

A dica mais comum é embrulhar em jornal. Não é a opção mais higiênica, mas funciona muito bem. Enrole a fruta com folhas de jornal e reserve. Dessa forma, o caqui isolado cria um gás natural, o etileno, que o ajuda a amadurecer com maior velocidade.

2.Embrulhar em papel

Assim como o jornal, é só embrulhar o caqui e esperar alguns dias. De uma forma mais higiênica, o papel auxilia na produção do gás etileno e a amadurecer a fruta mais rápido.

3. Saco plástico

Para amadurecer caqui com um saco plástico, basta colocá-lo dentro do saco, fazer alguns furos com palitos de dente ou garfo e aguardar.

4. Vinagre

Pode parecer estranho, mas amadurecer caqui com vinagre é muito eficiente. Leva 3 dias até estar em bom estado para consumo. Basta fazer um pequeno furo entre as folhas e a fruta com uma faca e colocar uma gota de vinagre. O recomendável é colocá-los em uma caixa de papelão ou saco de papel por 3 dias. Só depois pode ser colocado na geladeira.

O mais curioso é que o vinagre não altera o sabor do caqui.

5. Algodão

Para ajudar a amadurecer caqui, uma opção é fazer “toucas” de algodão. O truque é molhar o algodão em vinagre e colocar por cima das folhas do caqui. É importante deixá-los em um ambiente arejado, assim não apodrecem por causa da concentração do vinagre. Este método demora até 5 dias, o que pode variar de acordo com o estado em que a fruta foi colhida.

Você pode utilizar as folhas do caqui para preparar chás. O chá das folhas de caqui tem grande capacidade diurética, o que ajuda a eliminar líquidos retidos no organismo.

Dicas e curiosidades

  • Nunca comer caqui de estômago vazio. Isso pode lhe causar diarreia;
  • Não consumir em grandes quantidades. O caqui tem um índice de açúcar alto e pode alterar os níveis do seu corpo;
  • Evite comprar caqui com rachaduras ou cortes. Normalmente isso faz com que apodreça muito rápido;
  • O caqui ideal tem a pele lisa, brilhante e é gordo;
  • Lave o caqui apenas quando for comer. Lavá-lo antes pode fazer apodrecer mesmo na geladeira.
Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

amadurecer mamão
Como amadurecer mamão corretamente?
economizar em casa
5 Dicas para economizar em casa