em

Amaciantes industriais: 5 vantagens e 5 desvantagens do uso

Você gosta de usar amaciantes industriais? Então conheça as vantagens e desvantagens de se escolher esse produto
amaciantes industriais
Crédito: Freepik

Os amaciantes industriais de roupa são produzidos através da junção de diversos produtos químicos, alguns prejudiciais à saúde, sendo misturados com uma boa dose de fragrância, para ter um aroma bastante agradável.

Eles soltam as fibras das roupas, devendo sempre ser utilizado ao final das lavagens, para aumentar a eficácia. Ou seja, deixar as peças de roupa macias.

O problema está no fato de, na maioria das vezes, o consumidor nem sequer imaginar que os amaciantes de roupa possuem químicos que permanecem nas fibras das roupas, mesmo depois do enxágue. O que pode causar danos à saúde. Será que vale a pena? Conheça então as vantagens e desvantagens:

Vantagens dos amaciantes industriais

Veja quais são as principais vantagens em utilizar amaciantes industriais ao invés dos naturais e caseiros:

1. Praticidade

amaciantes industriais
Crédito: Mejor con Salud

Basta comprar e, na hora de usar, abrir a tampa do frasco e despejar na roupa. Quase que de forma automática, ficará macia e cheirosa! Quando utilizado na quantidade recomendada, ficando de molho (tempo da máquina) e após o enxague, sua roupa ficará cheirosa e macia.

2. Aroma

Cheirinho de roupa lavada é uma das coisas mais gostosas que existem, e essa é sem dúvidas uma grande vantagem dos amaciantes industriais, que investem pesado nas essencias e durabilidade desse cheirinho. Algumas marcas possuem, inclusive, perfumistas internacionais desenvolvendo aromas personalizados para seus produtos, vendidos a preço muito superiores ao tradicional.

Como fazer um aromatizador caseiro com amaciante

3. Eficácia

Se você comprar um amaciante de boa qualidade e usar corretamente, ele certamente irá atender o que promete, que é deixar suas roupas mais macias e cheirosas.

Mas nada de exagero! Se colocar muito produto, há chances dele ficar áspero, com restos de produto nas fibras, transformando lindas toalhas felpudas em produtos esfoliantes. Ou até mesmo com aquele aspecto gorduroso, quase como se não tivesse sido lavada!

4. Variedade

Na hora de comprar amaciantes industriais você pode escolher entre cheirinho de bebê – aquele inventado pela perfumaria, não o real, antes do bainho da tarde – lavanda, alfazema, jasmim e outros aromas tradicionais.

Existem também agora muito mais variedades, com aromas exclusivos de marcas famosas, dando à sua roupa, um delicioso aroma temporário, que traz aquela sensação de frescor.

5. Facilidade de acesso

Como a grande parte dos produtos industrializados, você terá grande facilidade de acesso a eles, mesmo que seja em sua versão mais simples e barata, em qualquer mercadinho, supermercado e relacionados.

As grandes distribuidoras que fazem parte da cadeia logística das fábricas de produtos químicos para o lar, estão distribuídas por todo o país, facilitando assim o acesso aos produtos.

Mas e quais são as desvantagens na utilização? Veja a seguir.

Desvantagens dos amaciantes industriais

Como todo produto, o amaciante possui vantagens e desvantagens, cabendo a você decidir o que fazer para ter melhores resultados para a sua família:

1. Substâncias nocivas para a saúde

amaciantes industriais
Crédito: The Spruce

Quase todos os amaciantes industriais possuem uma extensa lista de produtos tóxicos e substancias químicas, que podem penetrar o seu corpo através do contato com a pele e por inalação. As consequências podem ser intoxicação e problemas respiratórios, principalmente em bebês e crianças.

É por isso que não se utiliza amaciante de roupas para os bebês, dando preferência ao vinagre de álcool, se for o caso. Essas fragrâncias químicas são fabricadas para se fixarem no tecido, deixando um cheirinho agradável, sendo difíceis de remover.

Esse fenômeno é chamado de “substantividade da fragrância” que, basicamente, é o tempo que uma fragrância dura nos tecidos. Geralmente, esta fase de atuação é influenciada por variados fatores, nomeadamente a temperatura ambiente e a umidade, por exemplo.

2. Acetato de benzila

Trata-se de uma substância tóxica que pode entrar em contato com o organismo por pelo do contato (pele) e inalação (respirar). Nestes casos, a reação comum são as irritação das vias respiratórias e dos olhos. Daí surge aquela dúvida, será que secar roupa dentro de casa faz mal para a saúde?

3. Contém Alfa-terpineol

Esse produto químico pode provocar, em pessoas sensíveis a esse composto, tontura, dor de cabeça, perda de memória, dormência do rosto e dores no pescoço e coluna vertebral.

Por isso, evite inalar ou tocar no amaciante industrial enquanto está higienizando as suas roupas, evitando o acúmulo da substância no seu organismo. E na hora de lavar as roupas, repita o processo de enxágue (duas vezes).

4. Clorofórmio ou triclorometano

Trata-se de um composto químico presente nos amaciantes industriais que, ao ser exposto em grandes quantidades e por períodos prolongados, torna-se uma neurotoxina cancerígena. Além de favorecer o desenvolvimento do câncer, ele pode dar efeitos mais imediatos como a perda de consciência, dores de cabeça, náuseas, tontura, vômito e sonolência.

5. Álcool benzílico e Linalol

O álcool benzílico pode causar dor de cabeça, distúrbios do sistema nervoso central, vômitos, quebras abruptas de pressão arterial e tonturas. Já o linalol é reconhecido por causar problemas respiratórios e perda de coordenação a nível muscular.

Tenha atenção que, apesar dos riscos associados ao uso de amaciantes industriais, as quantidades presentes são pequenas. O que não significa que existam riscos. É preciso ter cuidado à exposição excessiva (principalmente pessoas que trabalham profissionalmente com esses produtos).

Lembre-se de usar luvas ou ter o cuidado de não manusear esse tipo de produto. Assim como realizar o enxágue duas vezes das peças, garantindo que, depois da sua função (amaciar), seja removido dos tecidos, minimizando os riscos de alergias, irritações e contaminações.

Receita de amaciante natural

amaciantes industriais
Crédito: Casa umCOMO

Já pensou no que está usando para amaciar sua roupa? Que tal passar a utilizar produtos naturais com o mesmo efeito? Há várias e boas receitas de amaciantes caseiros e uma delas pode conferir aqui.

Além de amaciar sua roupa, vai deixar com um aroma delicioso, combater fungos, clarear a peça branca e realçar as cores das demais! Perfeito, concorda? Veja como fazer:

Ingredientes

Água quente: 200 ml;
Vinagre de álcool: 800 ml;
Óleo essencial: 40 gotas (da sua preferência);
Garrafa pet 1 litro: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Comece por colocar a água e o vinagre de álcool no recipiente de plástico, misturando bem;
  2. Adicione as 40 gotas de óleo essencial e feche, para não perder o cheirinho.

É importante que guarde o seu amaciante num lugar fresco e que agite ele sempre antes de utilizar. Bastam 4 colheres de sopa desse amaciante, mas o ideal é ajustar a quantidade amaciante de acordo com a quantidade de roupas a lavar. Aprenda outras receitas para fazer o seu próprio amaciante caseiro.

Agora é só usar o seu amaciante caseiro da mesma forma que você utiliza os outros amaciantes convencionais.

Com esse produto, você vai dar uma nova vida às suas roupas, que vão manter um cheiro agradável mesmo depois de secas, e não sofrerá mais com as substâncias tóxicas.

Se você tiver alergia a aromas, pode usar o vinagre de álcool puro, na mesma quantidade que usaria o amaciante. Ele terá o mesmo efeito e não ficará o cheiro do vinagre.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dicas para escolher colchão
Como escolher o colchão ideal
como limpar rejunte
Como limpar rejunte com soluções caseiras