5 alternativas a naftalina para eliminar as traças
Crédito: Pxhere
em

5 Alternativas à naftalina para eliminar traça: o que fazer?

Não precisa colocar produto químico pela casa para se ver livre das traças. Conheça opções naturais e cuidados.

A naftalina é um produto químico em forma sólida, mas que vai evaporando em contato com o ar do ambiente e se transformando em um gás tóxico. Por isso, mesmo que você esteja acostumado a usá-la nos cômodos da casa para afastar as traças, o ideal é dar preferência a outras opções menos nocivas à saúde como alternativas à naftalina.

5 Alternativas à naftalina para acabar com as traças

É verdade que a naftalina repele as traças que acabam com os tecidos, papéis e alimentos, pois a sua composição tem propriedade repelente que é liberada em forma de gás. Por isso ela foi usada durante anos nos ambientes domésticos e comerciais, mas sem o devido cuidado, ou seja, em quantidade excessiva e sem a proteção da embalagem fechada.

O fato é que, assim como a naftalina afasta as traças por ser tóxica, seu gás também pode intoxicar humanos, especialmente crianças, idosos e pessoas com organismo mais sensível.

A intoxicação pode causar náuseas, vômito, irritação na pele, nos olhos e nos órgãos internos, tontura e até confusão mental, conforme a quantidade inalada e a sensibilidade da pessoa. Então, obviamente, é um produto perigoso.

Sendo assim, a forma mais segura de afastar esse bichinhos indesejados é utilizando alternativas à naftalina que não ofereçam o mesmo risco. Veja quais são:

1. Mantenha os ambientes secos e arejados

A primeira das alternativas à naftalina é o cuidado com os cômodos da casa. As traças gostam de locais úmidos e escuros. Por isso acabe com as infiltrações e, sempre que possível, abra as portas e gavetas de cômodas e de armários para arejar.

Não guarde roupas usadas ou úmidas, e guarde em sacos plásticos e caixas bem fechadas as roupas fora da estação que não estiverem sendo usadas. Mesmo assim, quando der um dia de sol forte, coloque as peças para fora e depois torne a guardar bem fechadas.

Na cozinha também é importante retirar os alimentos das embalagens de plástico ou de papel e guardar em potes de vidro, bem fechados, pois assim as traças não entram em contato com a comida. Lembre-se, ainda, de conferir a data de validade dos alimentos.

2. Faça do aspirador de pó um aliado

Além de manter a casa seca e arejada, precisa também mantê-la bem limpa. Se as traças já estiverem nos ambientes, aspire-as para eliminá-las de vez e jogue a sujeira fora imediatamente. Observe os tapetes, as frestas, rodapés e todos os cantinhos.

3. Utilize óleo essencial de lavanda

O óleo de lavanda é um dos repelentes naturais das traças e não causa malefícios à saúde. Você pode diluir algumas gotas de óleo em água, colocar em um borrifador e aplicar sobre as peças de roupa antes de passá-las.

Outra opção é colher raminhos de lavanda, deixar secar e fazer trouxinhas com tule para armazenar nos armários e gavetas pela casa.

4. Aposte no cravo-da-Índia

O cravo não tem só uso culinário e medicinal. Ele também é um bom repelente de insetos. Assim como a dica anterior, faça trouxinhas em tule ou EM outro pano poroso e coloque alguns cravinhos dentro. Pode até misturar a lavanda com cravos e espalhar essas trouxinhas pelos cômodos.

5. Use capim-limão

Mais uma das alternativas à naftalina é usar folhas de capim-limão, pois esse cheiro que é delicioso para humanos é terrível para as traças. Colha as folhas, pique em pedacinhos menores e coloque em cantinhos dos armários, das gavetas e de outros pontos em que achar necessário. A casa vai ficar perfumada e as traças serão repelidas. Troque a cada duas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pano branco

Pano branco: o que é, causas e tratamento desse problema de pele

sonhar com jacaré

O que significa sonhar com jacaré? Conheça 5 interpretações